???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3232
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins
???metadata.dc.creator???: Souza, José Camilo Ramos de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Amélia Regina Batista
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo de Geografia permite fazer uma leitura de mundo, para tanto necessita de um currículo que mostre o mundo para a criança compreendê-lo e situar-se nele como cidadão conhecedor e leitor de sua realidade. Esta dissertação procura analisar currículo da escola de várzea e o ensino de Geografia, na tentativa de proporcionar aos sujeitos da pesquisa, os leigos e profissionais da Geografia uma discussão sobre o currículo existente (oficial) e o que poderia existir (ideal) na condução do ensino na escola de várzea. Para tanto, abre a discussão partindo dos elementos teóricos fundamentais: breve histórico sobre currículo e suas teorias; conceito de escola e as mudanças sócio-espaciais; a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a proposta curricular adotada na escola de várzea, para em seguida contextualizar o objeto de pesquisa descrevendo os elementos físicos, sociais e econômicos geográficos do município de Parintins, como possibilidade de conteúdo curricular, além de apontar também a escola como espaço a ser percebido, concebido já que é vivido, permitindo aos estudantes a compreensão do significado do ensino de Geografia. Nesta perspectiva é dada a oportunidade aos sujeitos da pesquisa falar, sendo a primeira voz da Secretaria Municipal de Educação, a qual demonstra as mudanças a serem feitas no currículo, para que tanto o professor quanto o estudante conheçam o lugar em que vivem e assim poderem verificar como está sendo ensinada e o que está sendo ensinado em Geografia, a partir dos resultados das atividades desenvolvidas com os alunos de 5ª série da Escola Municipal Pedro Reis Ferreira do Município de Parintins. Dessa forma, há necessidade de mudança da proposta curricular para uma que oportunize o fortalecimento do sentimento de identidade do estudante da escola de várzea a partir da compreensão do seu lugar de vida.
Abstract: The study of Geography allows to make a world reading, but for this it needs a curriculum that shows the world to the child understand it and to place itself in it as an expert and reader citizen of its reality. This dissertation looks for to analyze the curriculum of the fertile valley school and the education of Geography, in the attempt to provide to the subjects of the research, the laypeople and professionals of Geography a discussion on the existing resume (official) and what it could exist (ideal) in the conduction of education in the fertile valley school. For in such a way, it opens the discussion starting from the basic theoretical fundamental elements: a small historical about the resume and its theories; the school concept and the socialspace changes; the proposal of the National Curricular Parameters and the curricular proposal adopted in the fertile valley school for after that contextualizes the research object describing the physics, social and economic geographic elements of Parintins city, as a possibility of curricular content beyond also pointing the school as a space to be perceived, conceived since it is lived allowing to the students the understanding of the meaning of the education of Geography. In this perspective, it s given to the subjects of the research the chance to speak being the first voice of the City department of Education which demonstrates the changes to be done in the curriculum so that the teacher as the pupil know the place where thus live and to be able to verify how and what is being taught about Geography and from the results of the developed activities with the pupils of fifth degree of the Municipal School Peter Reis Ferreira of Parintins city. This way, there s necessity of change of the curricular proposal for that opportune the strengthening of the student identity feeling of the fertile valley school and also the part of the understanding of its place of life.
Keywords: Currículo
Escola
Ensino
Geografia
Curriculum
School
Teaching
Geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SOUZA, José Camilo Ramos de. O currículo da escola de Várzea e o ensino de geografia no município de Parintins. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3232
Issue Date: 22-Sep-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jose camilo ramos de souza.pdf5.41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.