???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4248
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Diferenças culturais: um estudo dos significados atribuídos por docentes de uma escola urbana.
???metadata.dc.creator???: Gomes, Fábio Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Martins, Ana Cristina Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Borges, Lívia Freitas Fonseca
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a construção dos significados atribuídos por docentes de uma escola urbana acerca das diferenças culturais. Verificaram-se também os sentidos atribuídos pelos docentes às diferenças culturais, identificando de que maneira os significados atribuído interferem ou não, na organização do trabalho pedagógico e, analisando os reflexos das relações interculturais na escola pesquisada, considerando a dimensão cultural como aspecto fundamental do desenvolvimento humano. Propõe uma reflexão contextualizada desse fenômeno, buscando, através de uma análise crítica, aproximações teórico-metodológicas comprometidas com a emancipação e inserção das minorias, apontando aspectos históricos e ideológicos que envolvem o tema diferenças culturais. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa de inspiração etnográfica e bibliográfica de abordagem qualitativa. Contudo, não se esgotou a discussão nesta pesquisa, pelo contrário, os dados revelados pela empiria, convencem-nos da relevância de pesquisas dentro da temática da diversidade em escolas para orientar políticas públicas efetivamente inclusivas. Portanto, o presente estudo alçou seus objetivos ao considerar a construção dos significados dos docentes sobre o tema, como um ponto de partida importante para compreensão da dinâmica dos processos interculturais na escola. Conclui-se que o desafio a ser alcançado pelas minorias é a vivência, no cotidiano das escolas, de um currículo que favoreça o fortalecimento das identidades e o respeito às diferenças.
Abstract: The present study aimed to investigate the construction of meanings for an urban school teachers about the cultural differences. There is also the meanings attributed by teachers to cultural differences, identifying how the meanings attributed to cultural differences or not interfere in the organization of educational work and analyzing the reflections of intercultural relations at school studied considering the cultural dimension as a fundamental aspect human development. It proposes a reflection of this phenomenon contextualized searching through a critical analysis, theoretical-methodological approaches committed to the empowerment and inclusion of minorities, pointing ideological and historical aspects surrounding the topic of cultural differences. Methodologically, we chose to search for inspiration ethnographic literature and qualitative approach. However, not exhausted the discussion on this research, however, revealed by empirical data convince us of the importance of research into the topic of diversity in schools to guide public policies effectively inclusive. Therefore, this study lifted their goals by considering the construction of meanings of teachers on the topic as an important starting point for understanding the dynamics of intercultural processes in school. We conclude that the challenge to be achieved by minorities is the experience in the daily life of schools, a curriculum that encourages the strengthening of respect for differences and identities.
Keywords: Construção de significados
Diferenças Culturais
Educação Escolar e Cultura
Construction of meaning
Cultural Differences
Schooling and Culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: GOMES, Fábio Alves. Diferenças culturais: um estudo dos significados atribuídos por docentes de uma escola urbana. 2013. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4248
Issue Date: 4-Jan-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Fábio Alves Gomes.pdf920.57 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.