???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4250
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico
???metadata.dc.creator???: Mendes, Luiz Carlos Conrado 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Prata, Roberto Antonio Cordeiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Prata, Roberto Antonio Cordeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Nilomar Vieira de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Sousa, Jeanne Moreira de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar a alunos e professores de matemática do ensino básico algumas resoluções de problemas no campo da aritmética que pode beneficiar o processo ensino-aprendizagem. Serão abordados inicialmente a divisibilidade, com suas propriedades e seus critérios, após apresentação da divisão euclidiana e suas aplicações no ensino básico. Além disso, será apresentado um breve embasamento teórico, pautado no conceito e nas propriedades operacionais da congruência modular com suas classes residuais, seguido de suas aplicações. No final, será feito um breve histórico dos números nos calendários.
Abstract: This paper aims to introduce students and teachers of basic mathematical education some resolutions of problems in the field of arithmetic which can benefit the teachinglearning process. Initially, it will be addressed the divisibility with their properties and criteria. This is done after a presentation of Euclidean division and its applications in basic education. Moreover, it will be presented a brief theoretical background based on the concept and the operational properties of modular congruence with their residue classes, followed by their applications. Finally, it will be presented a brief history of the numbers in the calendars.
Keywords: Matemática - Aplicações
Congruência Modular
Ensino aprendizagem - Matemática
Teaching Basic Arithmetic
Congruence Modular
Teaching and Learning
Euclidean Division
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citation: MENDES, Luiz Carlos Conrado. Os números no nosso dia a dia e algumas de suas aplicações no ensino básico. 2015. 52 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4250
Issue Date: 4-Feb-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Luiz Carlos Conrado Mendes.pdfDissertação - Luiz Carlos Conrado Mendes.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.