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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4805
Tipo do documento: Dissertação
Título: Política de educação do Surdo: problematizando a inclusão bilíngue em escolas da Rede Municipal de Ensino de Benjamin Constant-AM
Autor: Souza, Maria Francisca Nunes de 
Primeiro orientador: Matos, Maria Almerinda de Souza
Primeiro membro da banca: Matos, Maria Almerinda de Souza
Segundo membro da banca: Barros, João Luiz da Costa
Terceiro membro da banca: Justamand, Michel
Resumo: O estudo investigativo corresponde à dissertação de Mestrado em Educação do PPGE/UFAM. A pesquisa aborda o tema: Política de educação do surdo: Problematizando a inclusão bilíngue em escolas da rede municipal de Benjamin Constant- AM. O mesmo tem como objetivo geral analisar o projeto político-pedagógico escolar a fim de verificar sua consonância com as políticas educacionais voltadas para a implementação da educação Bilíngue de surdos no município de Benjamin Constant. Como objetivos específicos propõe: 1) descrever a história da educação Bilíngue para os surdos na constituição da cidadania; 2) conhecer o uso das bases legais da política educacional nacional para a educação bilíngue dos educandos surdos no município de Benjamin Constant; 3) verificar no Projeto Político-Pedagógico a oferta de Educação Bilíngue aos alunos surdos em duas escolas de ensino fundamental no município de Benjamin Constant. Como aporte teórico utilizamos os autores: Quadros (2006), Skliar (1999,2006), Goldifeld (2002), Lima (2004, 2011), Nídia Sá (2002, 2011),Sacks (2010), Carvalho (2013), VEIGA (1995, 2013), entre outros. Dessa forma, é necessária uma abordagem qualitativa sobre as políticas educacionais para a educação dos surdos numa visão bilíngue a nível internacional, nacional, municipal, de modo que possibilite problematizar a operacionalização destas políticas no Projeto Político da escola que é quem regulamenta e organiza a vida escolar para os educandos surdos. Para tanto, foi feita uma pesquisa documental em duas escolas da rede municipal de Benjamin Constant. Como abordagem filosófica, foi adotado a Fenomenologia Hermenêutica, a fim de melhor elucidar o estudo na busca de compreender e interpretar o escrito nos textos existentes sobre o tema; foi aplicado como procedimento metodológico a análise documental e bibliográfica. Para a análise dos dados obtidos nos documentos internacionais, nacionais, regionais, local e no Projeto Político- Pedagógico da escola foi utilizada a Análise textual discursiva (ATD) que é uma técnica que circula entre análise dos conteúdos e análise do discurso. Com o estudo do Projeto Político-Pedagógico e a pesquisa documental obtive como resultado que as escolas investigadas asseguram a entrada do discente surdo conforme a legislação, embora não defina neste documento ações, estratégias fundamentais para atender às diferenças de aprendizagem dos surdos no processo educativo como: a inserção da LIBRAS como componente curricular da escola, a contratação de outros profissionais da educação como: professor surdo, intérprete de LIBRAS/Português, instrutor de Libras e professor de Língua portuguesa para surdos. Também detectamos a ausência da sala de recurso bilíngue para surdos e um dos impedimentos cruciais, no ensino, é a falta da adoção da LIBRAS na matriz curricular e de profissionais da educação bilíngue. Diante disso, a comunicação é um elemento que dificulta a inclusão dos surdos pela falta de formação do educador. Enfim, inclusão educacional não é garantir a matrícula, mas reorganizar a escola para atender às reais necessidades básicas do ensino que permita ao discente surdo ter acesso aos conteúdos escolares, e que ele sinta vontade de permanecer e continuar na escola para assim construir sua identidade cultural e uma formação cidadã.
Abstract: The investigative study corresponds to PPGE / UFAM Education Master’s thesis. The research deals with the theme: “Education Policies of the deaf: Questioning the Bilingual inclusion in municipal schools of Benjamin Constant- AM”. The same aims to examine the school pedagogical political project in order to verify their line with focused educational policies to the implementation of Bilingual education of the deaf in the municipality of Benjamin Constant. It proposes as specific objectives: 1) to describe the history of Bilingual education of the deaf in the constitution of citizenship; 2) To know the use of the legal bases of national education policy for bilingual education of deaf students in the municipality of Benjamin; 3) Check in the Pedagogical Political Project the supply of Bilingual Education for deaf students in two elementary schools in the municipality of Benjamin Constant. As a theoreticalsupportthefollowingauthorswereused: Quadros (2006); Skliar (1999,2006); Goldifeld (2002); Lima (2004, 2011); Nídia Sá (2002, 2011); Sacks (2010), Carvalho (2013), VEIGA (1995, 2013) amongothers. Thus, a qualitative approach to educational policies for the education of the deaf in a bilingual vision in international, national, and municipal levels, so that allows discussing the implementation of these policies in the school Political Project that is what regulates and organizes school life for deaf students. To do so, a documentary research was done in two municipal schools of Benjamin Constant. As a philosophical approach was adoptedHermeneutical Phenomenology in order to further elucidate the study in the search for understanding and interpreting the writing on existing texts on the subject, it was used as a methodological procedure document and literature review. For the analysis of data obtained in international documents, national, regional, local, and in the school Pedagogical Political Project was used discursive textual analysis (DTA) which is a technique that runs between analysis of the content and discourse analysis. To the study of the Pedagogical Political Project, documentary research got the result that the investigated schools ensure the deaf student input according to the law, though not set in this document actions, key strategies to meet the deaf learning differences in the educational process as: integration of LBS as a curricular component of the school, hiring other education professionals as deaf teacher, interpreter of Libras / Portuguese, Libras instructor and teacher of Portuguese language for the deaf. We also detected a lack of bilingual resource room for the deaf and one of the key impediments in education is the lack of adoption of LBS in the curriculum, professional bilingual education. Therefore, communication is an element that hinders the inclusion of the deaf by the lack of teacher training. Anyway, educational inclusion is not guarantee enrollment, but rearrange the school to meet the real basic needs of education which will enable him to have access to school content, feel desire to remain and continue in school so as to build their cultural identity and civic education.
Palavras-chave: Políticas Educacionais
Educação Bilíngue
Surdez
Projeto Político-Pedagógico
LIBRAS
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: SOUZA, Maria Francisca Nunes de. Política de educação do surdo: problematizando a inclusão Bilíngue em escolas da Rede Municipal de Ensino de Benjamin Constant-AM. 2015. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4805
Data de defesa: 11-Dec-2015
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