???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5267
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio
???metadata.dc.creator???: Pessoa, Ubiratan Nogueira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Prata, Roberto Antonio Cordeiro
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve por objetivo apresentar um Estudo de Análise Combinatória-Permutação Caótica por meio da Modelagem Matemática como uma estratégia no resgate de um ensino significativo de Matemática no Ensino Médio. Para tanto, apresentamos Permutação Caótica como uma situação-problema modelada no que diz respeito à análise de tendências e previsão de resultados de um experimento. Deste modo elaboramos uma proposta de 10 aulas para os alunos de Ensino Básico e Médio nas quais realizam-se atividades de modo que o estudante conheça a Permutação Caótica, aprenda a utilizá-la e aplique-a nos mais diversos tipos de situações-problemas, envolvendo por exemplo outras disciplinas como, Biologia, Química e Língua Portuguesa . Os principais objetivos dessas aulas, o material e o tempo necessários, bem como os pré-requisitos para o sucesso da mesma também serão detalhados nesse trabalho.
Abstract: This study aims to present an analysis of Study Combinatorial - permutation Chaotic through mathematical modeling as a strategy in the rescue of a significant teaching mathematics in high school . Therefore, we present permutation Chaotic as a problem situation modeled with regard to trend analysis and forecasting of results of an experiment . Thus prepared a proposal of class for students of basic and secondary education in which are carried out activities so that students know permutation Chaotic , learn to use it and apply it in various types of problem situations involving a other disciplines such as Biology, Chemical and Portuguese. The main objectives of this class , the material and the time needed and the prerequisites for its success will also be detailed in this work .
Keywords: Permutação Caótica
Análise Combinatória
Modelagem Matemática
Ensino- Aprendizagem - Matemática
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citation: PESSOA, Ubiratan Nogueira. Análise Combinatória: estudo de Permutação Caótica no Ensino Médio. 2016. 41 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5267
Issue Date: 16-Jun-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Ubiratan N. Pessoa.pdf865.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.