???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Denize Piccolotto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127068615637198por
dc.contributor.advisor1Garrett, Mirian Trindade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0792355490631253por
dc.date.issued1997-09-10-
dc.identifier.citationCARVALHO, Denize Piccolotto. Desenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educador. 1997. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 1997.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5839-
dc.description.resumoA educação atual encontra-se num crescente processo de desenvolvimento de pesquisas e estudos universitários no campo do ensino e aprendizagem de Artes. Em decorrência, propõe-se este estudo no intuito de demonstrar que o desenho pode interferir de maneira decisiva na construção do conhecimento na criança e que o Arte-educador é imprescindível para propiciar esta aprendizagem por meio da instrução. Para tanto baseia-se em pressupostos filosóficos e psicopedagógicos que discutem intensivamente a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento intelectual da criança. O estudo limita-se em discutir apenas o desenho, pois mostra desde os primórdios sua estreita relação com o homem sendo, sem dúvida. um dos elementos básicos da sua formação e também por não ser possível abranger, em um só estudo, este universo grandioso que é a Arte. Este estudo demonstra que a criança em contato continuado com o desenho, no decorrer de sua aprendizagem, tem mais facilidade em se expressar, comunicar e portanto em aprender, sendo este processo melhor desenvolvido com o auxilio do Arte-educador.por
dc.description.abstractModern education is in an increasing process of development, research and university studies in the field of teaching and learning of Arts. As a consequence we propose this study with the purpose of demonstrating that drawing can in a very decisive way interfere in the construction of the child's knowledge and that the Art-Educator is necessary to provide such a learning through instruction. In doing so, we have based our proposal on philosophical and psychopedagogical assumptions which intensively discuss child acquisition of knowledge and its intellectual development. We have limited our study to the analysis of drawing and its strict relationship with man since the beginning of his evolution, since drawing is, no doubt, one of the basic elements for this development. This study demonstrates that the child in close contact with drawing throughout its learning-process, has facility in expresing itself in communicating and, therefore, in learning. This process is best developed with the help of an Art-educator.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/17828/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Denize%20P.%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArte-Educadorpor
dc.subjectArtes - Ensino Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.titleDesenho: a construção do conhecimento na criança e a prática pedagógica do Arte-Educadorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Denize P. Carvalho.pdf23.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons