Recent Submissions
Percepção ambiental sobre a gestão dos resíduos sólidos no município de Itaituba - PA: área urbana e área rural
Atualmente um dos grandes problemas que temos é a geração dos resíduos sólidos domésticos. A maioria dos municípios brasileiros ainda destinam seus resíduos para lixões. Nas áreas rurais a disposição dos resíduos sólidos é um problema que precisa ser discutido, já que muitas vezes o município não realiza a coleta de lixo frequente, devido ao distanciamento dos centros urbanos. A gestão inadequada dos resíduos sólidos, tanto em áreas rurais como urbanas, gera impactos imediatos no ambiente e n...
A Educação Ambiental e a Economia Verde na percepção de professores, no município de Humaitá, Amazonas, Brasil /
longos dos anos, principalmente em razão do cenário de degradação ambiental, onde o solo, água, ar e as árvores são corrompidos, motivando alertas a nível global, visto que essas ações que em grande parte são de origem antrópicas vem se intensificando cada vez mais, sobretudo em países em desenvolvimento como, por exemplo, o Brasil e regiões ricas em recursos naturais como é o caso da Amazônia, onde a economia gira em volta de apropriação e exploração natural. Tendo em vista que a Educação Am...
Análise espaço-temporal da variação dos pulsos de inundação na região do interflúvio Purus-Madeira no sudoeste da Amazônia
Na região Amazônica, os pulsos de inundação ocorrem em decorrência dos altos volumes de precipitações observadas e distribuídas entre períodos seco e chuvoso. A região das sub-bacias do médio Purus e médio rio Madeira se encontram em um cenário de desenvolvimento e modificação no uso e cobertura da terra em decorrência da implantação das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, da reestruturação de estradas, da exploração mineral e vegetal, da agropecuária e da urbanização. Com isso, o ...
A leitura de textos em inglês na formação inicial de professores do curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Pará
A importância da língua inglesa na atualidade se faz sentir em vários setores e a aprendizagem do idioma é uma exigência constante no prisma de formação perante o processo de internacionalização, requerendo que as instituições de ensino respondam a essa demanda cada vez mais vigente no mercado e nos diversos contextos sociais. Com isso, foi-se em busca de resposta para o problema da pesquisa: de que forma os estudantes produzem significado dos textos em inglês para o cumprimento de suas ...
Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM
Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas com professores do ensino médio. Com o firme propósito de desvendar a inquietação que impulsionou esta pesquisa, surgiu o seguinte problema. Quais as percepções de professores de Filosofia e Sociologia em relação ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto instituído em consequência d...
O direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea-AM
A presente dissertação aborda o direito à educação e o trabalho de professores da Rede Municipal de Ensino de Lábrea - AM, no período da pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, e apresenta como temática o direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea - AM. Traz como objetivo geral, analisar as condições do trabalho docente na rede municipal de Lábrea - AM, durante o ensino remoto, como contribuição para a garantia d...
Avaliação de desempenho do estudante - ADE: uma análise da alfabetização da rede pública municipal de ensino de Manaus-Amazonas
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), no ano de 2016, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), apresentou um resultado com mais de 50% não satisfatório. Uma problemática que gerou um alerta à sociedade e aos educadores de como as crianças estavam sendo alfabetizadas nas escolas públicas do Brasil. Esse resultado, nos conduziu a questionar qual a contribuição das avaliações externas da alfabetização para a melhoria da educação básica na rede públi...
Gamificação no ensino de ciências : perspectivas e desafios para os professores do ensino fundamental II em escolas públicas no município de Manaus-Am
Na contemporaneidade, o envolvimento com jogos, sejam eles de tabuleiro, cartas, consoles ou digitais, é comum entre as crianças, os jovens e os adultos. A gamificação, que incorpora elementos atrativos dos jogos, tem se destacado na educação. No âmbito escolar, desafios são lançados aos professores para criarem estruturas de jogos em suas metodologias de ensino, estimulando o interesse e o engajamento dos estudantes. No ensino de Ciências, a gamificação oferece uma abordagem enriqu...
A politica educacional da educação infantil na base nacional comum curricular sob a ótica filosófica de Antonio Gramsci
A pesquisa intitulada “A Política Educacional da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular sob a Ótica Filosófica de Antonio Gramsci”, traz uma abordagem sobre política e educação, com ênfase a partir de dois focos: a educação infantil na BNCC e o enfoque gramsciano dos conteúdos estudados. Na perspectiva de Gramsci, se apresenta um modelo de educação, desde a fase inicial, tendo o foco a formação humanitária e social, compreendendo que existem direitos e deveres, sendo responsabili...
Projeto Pirayawara e a educação na floresta: formação de professores indígenas no município de Beruri-Am
O presente texto trata da Educação Escolar Indígena (EEI) no município de Beruri, interior do Amazonas. O estudo se debruçou especificamente sobre a formação de professores indígenas pelo Projeto Pirayawara, oriundo de ações da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas para formação de professores. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: o Projeto Pirayawara, como proposta de política pública para a EEI, tem contribuído para a melhoria da qualidade de ensino nas comunidades indígenas...
Mobilização de conceitos de análise combinatória à luz da Teoria das Situações Didáticas
A Análise Combinatória desempenha papel significativo na matemática e, apesar de repleta de problemas capazes de motivar os alunos, é considerada uma disciplina complicada, na qual os alunos têm dificuldades de encontrar o caminho correto para a resolução de cada problema. Os alunos sentem dificuldades em identificar corretamente a contagem de possibilidades em um problema de combinatória. Isso pode resultar em respostas incorretas e frustração por parte dos alunos. A Teoria das Situações Did...
A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas
Esta pesquisa, que tem como objeto a leitura e a escrita, foi em busca de respostas para o seguinte problema: Qual a percepção que professores universitários têm de si em relação à leitura e escrita em suas trajetórias formativas? Que foi seguido do objetivo geral de analisar a percepção que os professores têm de si com relação à leitura e a escrita no percurso formativo e as implicações em suas práticas pedagógicas no curso de Letras da UFAM/IEAA. A pesquisa foi delineada pela abordagem qual...
Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional
Esta dissertação, intitulada Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional, apresenta uma pesquisa em que se investigou a representação das mulheres negras no referido livro, o qual foi ofertado aos estudantes das três séries do Ensino Médio e o mais requisitado pelas escolas brasileiras. A pesquisa se fundamentou na Teoria Interseccional - fruto do esforço teórico das feministas negras -, que considera as diversas nuances de opressõ...
Alfabetização visual no ensino de arte: uma possibilidade para a educação integral
A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender em que medida a alfabetização visual vem sendo desenvolvida na prática pedagógica de professoras da disciplina de Arte no Ensino Fundamental II da rede estadual do município de Humaitá-Amazonas. A alfabetização visual é importante para a formação integral do aluno/sujeito, devendo ser estimulada desde a Educação Infantil. Compreendemos que o processo de alfabetização visual, desde os anos iniciais escolares, contribui para o desenvo...
Análise da ausência de componentes curriculares associados à história regional e local em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Humaitá, Amazonas, Brasil
Esta pesquisa no domínio científico do ensino escolar, analisa a representação da história regional e local nos currículos escolares e livros didáticos de duas escolas públicas em Humaitá, Amazonas, Brasil. Teve como objetivo principal examinar a ausência de componentes curriculares relacionados à história regional e local em livros didáticos utilizados nas escolas públicas do Amazonas, com um foco específico em Humaitá e avaliar os possíveis impactos dessa ausência na consciência sócio-histó...
Uso e conhecimento tradicional de plantas medicinais utilizadas pelos moradores da Comunidade Praia do Gado, Lábrea-AM
As plantas medicinais são utilizadas desde os primórdios da humanidade e atuam no processo de prevenção e cura de enfermidades. O estudo da Etnobotânica procura estudar as conexões e interatividades que o homem dispõe sobre o uso das plantas. É por meio dela que se estuda o perfil de uma determinada comunidade, bem como seus hábitos e individualidades. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo etnobotânico na comunidade Praia do Gado no município de Lábrea-AM. A pesquisa foi realiza...
A gamificação no ensino de Química em escolas públicas no município de Humaitá-AM
A utilização de novas estratégias metodológicas como instrumento para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem aos assuntos da disciplina de Química está sendo encarado como um método importante e vantajoso. Assim, a incorporação das tecnologias desempenha um papel significativo no contexto educacional, influenciando o processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização de recursos e ferramentas que propiciam atividades educativas gamificadas alinhadas com a realidade em qu...
Estágio Supervisionado na formação inicial de professores: Percepções de professores iniciantes, egressos do Curso de Letras do IEAA.
Esta pesquisa teve como o objetivo analisar a percepção de professores iniciantes, egressos do curso de Letras do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre o Estágio Supervisionado na formação de professores. Na busca de alcançar este objetivo os específicos o complementam, como: a) identificar a percepção dada ao Estágio Supervisionado pelos egressos para formação inicial dos professores; b) descrever as experiências significat...
Levantamento das plantas medicinais utilizadas pelas pescadoras em uma comunidade ribeirinha no sudoeste da Amazônia
A utilização de plantas medicinais é uma prática comum entre as populações tradicionais, e a Etnobotânica é a Ciência que sintetiza algumas informações sobre o conhecimento botânico tradicional. A dissertação teve como objetivo analisar como as plantas medicinais são utilizadas por pescadoras da comunidade Praia de Lábrea no município de Lábrea no estado do Amazonas. Dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro relacionado a aspectos conceituais da Etnobotânica no Brasil; o segundo ao...
Narrativas de professoras alfabetizadoras sobre as práticas de alfabetização produzidas no 1º ciclo do Ensino Fundamental I em Coari-AM
O presente texto de dissertação de mestrado está vinculado à linha de pesquisa I: Perspectivas teórico-metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo geral visa compreender os movimentos que envolvem a produção da identidade dos (as) professores (as) alfabetizadores (as) no contexto da alfabetização no 1º c...
- 150 UFAM
- 149 Dissertação
- 1 Tese
- 3 2999