Recent Submissions
Abstração reflexionante com uso de material dourado mediada pela engenharia didática
Este trabalho visa avaliar o uso do material dourado com foco na abstração reflexionante, aplicando a Engenharia Didática no ensino de Matemática a estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino, localizada na Zona Sul de Manaus. A investigação parte do questionamento de que sequências didáticas voltadas para o ensino da matemática que propõem o uso do material dourado, têm potencial para desenvolver a abstração reflexi...
Desempenho de suínos alimentados com farinha de resíduos de tambaqui (Colossoma macropomum)
Os resíduos da filetagem de tambaquis (Colossoma macropomum) podem chegar a 67% de seu peso. Esses resíduos apresentam uma composição rica em compostos orgânicos e inorgânicos, com potencial para gerar impactos ambientais negativos quando dispostos diretamente no ambiente. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade da inclusão de farinha de resíduos de tambaqui , na alimentação de leitões, de forma a reutilizar matéria orgânica descartada pelo homem e diminuir os impactos ...
Estimativa do conforto térmico humano a partir do transecto móvel no município de Humaitá-AM
O ambiente urbano tem sido modificado por ações antrópicas que causam deterioração do ambiente, resultando em diminuição de áreas verdes, gerando ilhas de calor urbano, resultando em desconforto térmico. Levando-se em conta a necessidade de um olhar mais sustentável para o sul do Amazonas, o objetivo deste trabalho foi analisar a estimativa do conforto térmico por meio do transecto móvel, a partir das variáveis termo higrométricas existentes entre diversos pontos e diferentes horários do muni...
A promoção e retenção no curso técnico integrado em agropecuária do IFAM-CMZL numa perspectiva de Edgar Morin
Esta pesquisa acadêmica traz como temática central a problemática da retenção e promoção na educação profissional e tecnológica. A retenção apresenta-se como um elemento multifacetado, que não mantém suas origens e razões em um único fator ou depositando sua culpa sob entes isolados e específicos, mas em um conjunto de elementos. Essa mesma razão aplica-se ao resultado escolar na promoção, quando há o êxito do estudante, o mesmo entende-se como oriundo de um conjunto de fatores que assoc...
Análise das práticas pedagógicas de educação integral no Centro Municipal De Educação Infantil Hermann Gmeiner em Manaus-Amazonas
Os documentos orientadores da Educação Infantil enfatizam a importância das práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo as dimensões física, emocional, social e cognitiva. Isso leva à concepção da Educação Integral, que busca valorizar todas as dimensões do sujeito no processo educativo, não se restringindo apenas à dimensão cognitiva. Com o intuito de compreender o cotidiano de uma instituição que estava nos espaços das Aldeias Infantis SO...
O efeito dos gradientes ambientais em assembleias de peixes de igarapés da BR-319, sudoeste da Amazônia.
A bacia hidrográfica Amazônica é a maior do mundo, estendendo-se por aproximadamente 6,7 milhões de Km2, sendo considerada o maior compartimento de água doce superficial do planeta e abrigando mais de um terço da ictiofauna conhecida para a região Neotropical. As hidrografias da área do interflúvio Purus-Madeira possui aproximadamente 300.000 km2 estando delimitado entre os rios Madeira e Purus que correm paralelamente dentro do Brasil, fazendo parte os estados do Acre, Amazonas e Rondônia, e...
Sustentabilidade Socioambiental na APA Caverna do Maroaga: A Viabilidade de Integração dos Sistemas Agroflorestais do Pau-rosa (Aniba Rosaeodora Ducke) como Catalisadores do Desenvolvimento Regional Local
O pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke) está entre as espécies oleaginosas da flora amazônica com potencial econômico. A exploração não racional de árvores silvestres, em toda região amazônica ao longo das décadas passadas, favoreceu o perigo de extinção dessa espécie, deste modo o objetivo principal visa analisar a importância da integração dos Sistemas Agroflorestais com manejo florestal sustentável do pau-rosa na APA Caverna do Maroaga, destacando, como essa integração poderá contribuir para o...
O ensino remoto no contexto pandêmico: um olhar sobre uma escola pública estadual em Humaitá-AM
Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a utilização do Ensino remoto em uma escola da rede pública estadual de Humaitá, no contexto da pandemia do coronavírus (COVID-19) período 2020-2021, e tenta buscar um nexo entre o que é teorizado para esta modalidade de ensino e a realidade prática no ambiente da sala de aula. Sobre as estratégias utilizadas pelos professores para fazer a mediação do conhecimento junto aos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Também buscou conhecer se...
As toadas dos bois-bumbás de Parintins como proposta de prática pedagógica interdisciplinar no ensino de artes nos 4º e 5º anos do ensino fundamental no Amazonas.
O ensino de Artes tem passado por inúmeras modificações com o decorrer do tempo, dentre elas, está principalmente a identificação de novas possibilidades de abordagem em sala de aula que tenham como o propósito alcançar uma educação crítico-transformadora que esteja associada com a realidade dos alunos. Compreender a importância da disciplina de Artes nos processos de desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes da Educação Básica é fundamental para propor novas discussões a res...
As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM
A presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Campo no Brasil, contextualizar a Educação do Campo no Município de Parintins-AM, identificar os desafios dos docentes em incorporarem o trabalho como princípio educativo em suas práticas pedagógicas....
Educação especial na perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas
A inclusão de estudantes com deficiência educacionais tem sido motivo de preocupação cada vez mais para alguns professores que atuam em sala regular de ensino. O presente trabalho tem como objetivo levantar aspectos relevantes para Educação Especial numa perspectiva inclusiva: formação de professores em uma escola no município de Humaitá-Amazonas, que atuam na sala regular com estudantes com deficiência. Para tanto, utilizaremos como ponto de partidas: legislação nacional como Constituição Na...
Escolas do Campo e formação nos assentamentos de Reforma Agrária no contexto Amazônico: uma análise do acesso à educação no projeto Canoas e Rio Pardo em Presidente Figueiredo, no Amazonas
Este trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida no curso de mestrado de Ensino de Ciências e Humanidades, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Recebendo o título “Escolas do campo e formação nos assentamentos de reforma agrária no contexto Amazônico: uma análise do acesso à educação no projeto Canoas e Rio Pardo em Presidente Figueiredo – AM”, o estudo buscou discutir sobre duas políticas públicas, o projeto de assentamentos agrários visando o acesso a moradia e recursos de assist...
O uso da Realidade Virtual no ensino de Geografia: a docência diante as novas tecnologias da informação
As tecnologias da informação fazem parte do cotidiano da sociedade, e os educadores de Geografia estão inseridos nessa dinâmica digital. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da interação de realidade virtual no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de geografia, suas possibilidades e desafios diante da realidade amazônica. Para tal, foi aplicado um questionário de maneira quantitativa, para professores de Geografia que já atuam ou já atuaram lecionan...
Educação Física escolar: desafios e possibilidades do uso das TDICS no ensino remoto em tempos de pandemia da Covid-19
A pandemia ficará para a história, porque milhões de pessoas em todo o mundo foram isoladas das salas de aula devido às medidas de confinamento para conter a propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Para dar continuidade aos processos de formação, de ensino e de aprendizagem, órgãos de saúde e os governos recomendaram o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como principal ferramenta para o desenvolvimento do trabalho educativo em todos os níve...
Ensino remoto no ensino médio na zona leste de Manaus : análise sobre as metodologias aplicadas ao ensino de matemática no recorte 2020 – 2021
Diante dos efeitos relacionados às medidas de combate e controle da emergência sanitária de COVID - 19, a educação ficou muito prejudicada nos diferentes níveis de ensino em no nosso País. Tal situação motivou a proposição dessa pesquisa com o objetivo de analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-estudo-aprendizagem dos conteúdos de matemática, considerando-se o contexto de emergência sanitária, ocorrido entre 2020 e 2021. Espera-se que tais informaçõ...
Práticas pedagógicas no contexto multisseriado da Educação Infantil em escolas do campo: Vila Pereira no Município de Barreirinha – Amazonas
O estudo intitulado Práticas pedagógicas no contexto multisseriado da Educação Infantil em escolas do campo: Vila Pereira no município de Barreirinha – Amazonas, está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GPEDIN) do Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa buscou “analisar as práticas pedagógicas em classes multisseriadas na Educação Infantil em escolas do campo do município de Barreirinha -...
Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas
Como a perspectiva da Etnomatemática pode colaborar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas dos professores de Matemática da Educação do Campo do Município de Humaitá, Amazonas por meio da formação continuada de professores? Esta é a questão que direciona a presente pesquisa, a qual possui como objetivo geral compreender as práticas pedagógicas dos professores de matemática da Educação do Campo a partir da etnomatemática. Tal objetivo se desdobra em objetivos específicos, os quai...
A utilização nutricional do Açaí (Euterpe oleracea MART.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-Am
A Química é comumente vista pelos estudantes como uma disciplina cheia de cálculos e fórmulas que não está presente no cotidiano dos mesmos. Por essa razão, este trabalho teve como objetivo fazer uso de espaços não formais de ensino aliados a utilização nutricional do açaí (Euterpe oleracea Mart.) para contextualizar conceitos de Química orgânica, buscando melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, foram realizadas ações pedagógicas como: aulas teóricas vinculadas a...
Estudo sazonal de parâmetros físico-químicos em lagos na região sul do Amazonas
O recurso hídrico superficial natural requer um melhor entendimento das águas dos lagos. Dessa maneira, buscamos por meio deste estudo evidenciar a sazonalidade dos parâmetros físico-químicos em seis lagos que estão localizados na região sul do Amazonas, sendo eles, lago Pupunha, lago Puruzinho, lago Crato, lago Buiuçu, lago Segundo, lago Banheiro. O estudo ocorreu durante o período chuvoso, iniciando em (novembro 2021), sendo concluída no período seco, em outubro 2022. Nas águas dos lagos fo...
Etnobotânica e a biodiversidade de macrófitas aquáticas em comunidades no Alto Solimões, Amazonas, Brasil
As macrófitas aquáticas são plantas vasculares, cujas partes fotossintetizantes ativas são permanentemente ou por alguns meses do ano total, parcialmente submersas ou, ainda, flutuantes, podendo ainda ocupar desde áreas encharcadas até aquelas completamente alagadas. Em vista dos diversos benefícios apresentados por elas, nota-se que pesquisas referentes a estes vegetais estão sendo realizadas em todas as regiões do país, sendo alguns deles direcionados para levantamentos florísticos, outros ...
- 125 UFAM
- 124 Dissertação
- 1 Tese
- 1 2999