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dc.creatorNogueira, Jocélia Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0459825752592236por
dc.contributor.advisor1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379por
dc.date.issued2017-09-04-
dc.identifier.citationNOGUEIRA. Jocélia Barbosa. Trabalho e educação: precarização da formação e profissão do pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. 2017. 329 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6095-
dc.description.resumoA tese “Trabalho e Educação: precarização da formação e profissão do pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas” assumiu como fundamentos teóricos as contribuições de Marx (1997),Gramsci (1980), Leher e Lopes (2008), Kuenzer (2011), Gatti, Barreto e André (2011) e Antunes (2011). O corpus foi constituído por 16 docentes e 6 egressos da FACED/UFAM. A pesquisa parte da análise documental do PPPC da FACED/UFAM como política de formação do pedagogo que se articula ou não à profissão e da pesquisa de campo realizada em escolas da rede municipal de ensino. O método de abordagem deste estudo sustentou-se nas concepções do Materialismo Histórico e Dialético e nas categorias emergentes, elaboradas a partir da Análise Discursiva Textual (ATD), de Moraes e Galiazzi (2011). Trabalho, educação, formação e profissão foram as categorias que nortearam esta tese. Os egressos declararam que há lacunas de formação prática para o enfrentamento do cotidiano escolar e confirmam que a teoria trabalhada na graduação para o ensino fundamental não atende as necessidades da sala de aula. Das falas dos egressos emergiram termos como “sobrevivência” para a concepção do trabalho e, para profissão, “exercício” e “atribuição de função”, termos que limitam e precarizam as relações de trabalho. Os docentes revelaram, em sua maioria, que suas concepções fazem retomadas ao PPPC, que as categorias estão interligadas teoricamente, mas desarticuladas na prática. Para 77% destes, a reforma do curso de Pedagogia emerge de ajustes neoliberais, 72% defenderam que há precarização das condições do trabalho e desvalorização do pedagogo, 38% afirmaram que a articulação da formação com a profissão não ocorre, 61% afirmaram que as dimensões pedagógicas não se efetivam na formação e 68% declararam que o perfil do curso é a docência; também destacaram: a) fragilidades pela falta de articulação e ausência de políticas claras de sociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; b) necessidade de reformulação do curso; c) falhas no atendimento às necessidades educacionais; d) ausência de concepção emancipatória no PPPC; e) ênfase na visão de ensino mercadológico. As DCNs endossam a precarização da formação e da profissão do pedagogo ao legitimar vários campos de atuação. “Os professores da FACED/UFAM têm negatividade frente à precarização das condições de trabalho no curso da Pedagogia e, mesmo que os egressos indiquem satisfação com a formação teórica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, revelam fragilidades para o exercício da profissão no ensino fundamental”. A tese promove a discussão, confirma a precarização da profissão do pedagogo e sugere proposta curricular para o Curso de Pedagogia da FACED/UFAM, com o intuito de contribuir para uma formação que supere a fragmentação entre teoria e prática, sustentada numa concepção emancipatória frente à lógica neoliberal predominante no curso.por
dc.description.abstractThe present thesis is entitled "Work and Education: the precariousness of the education and profession of the pedagogue in the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas", whose theoretical foundations had the contribution of Marx (1997), Gramsci (1980), Leher e Lopes (2008), Kuenzer (2011) Gatti, Barreto and André (2011), and Antunes (2011). The corpus was constituted by 16 teachers and 6 graduates of Faced / Ufam. The research starts from the documentary analysis of the CPP of Faced / UFAM as a policy of training the pedagogue that joins or not the profession and the field research carried out in municipal schools. The method of approach of this study was based on the concepts of Historical and Dialectical Materialism and on the emergent categories, elaborated from the Textual Discursive Analysis (ATD), by Moraes and Galiazzi. Work, education, training and profession were the categories that guided the thesis. The graduates stated that there are practical training gaps to confront daily school life and confirm that the theory worked in undergraduation for elementary school does not meet the needs of the classroom. From terms of the egresses emerged terms as "survival" for the conception of work and, for profession, "exercise" and "attribution of function", terms that limit and, before the course, precarious labor relations. The majority of professors have revealed that their conceptions retake the PPPC, that the categories are interconnected theoretically, but, disjointed in practice. Of the 77% of these, the reform of the Pedagogy course emerged from neoliberal adjustments, 72% argued that there is a precariousness of working conditions and a devaluation of the pedagogue, 38% stated that the articulation of training with the profession does not occur, 61% Pedagogical dimensions are not effective in the training and 68% stated that the profile of the course is teaching; Also highlighted: a) weaknesses due to lack of articulation and lack of clear policies of sociability between teaching, research and extension; B) need to reformulate the course; C) failure to meet educational needs; D) lack of emancipatory conception in PPC; E) emphasis on the vision of market education. The DCNs endorse the precariousness of the formation and profession of the pedagogue by legitimizing various fields of action. "Faced / UFAM teachers are negatively concerned about the precariousness of working conditions in the course of Pedagogy, and even if the graduates indicate satisfaction with the theoretical training of the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas, they reveal weaknesses in the practice of the profession in elementary School". The thesis promotes discussion, confirms the precariousness of the pedagogue's profession and suggests a curricular proposal for the Faced / UFAM Pedagogy Course, with the aim of contributing to the differentiated training that addresses the gaps in elementary education.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/19543/Tese%20-%20Joc%c3%a9lia%20Barbosa%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectPrecarização do Ensinopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectPedagogopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleTrabalho e educação: precarização da formação e profissão do pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonaspor
dc.typeTesepor
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