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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contextualização e abordagem de conceitos químicos por meio da química forense: uma sequência didática para o Ensino Médio no Ensino da Química
Autor: Nunes, Pamela Pereira 
Primeiro orientador: Souza, Renato Henriques de
Primeiro membro da banca: Oda, Welton Yudi
Segundo membro da banca: Bentes, Karime Rita de Souza
Resumo: Apesar dos avanços na Educação, comumente as aulas de Ensino Médio são conduzidas com um excesso de memorização e falta de significado, além do potencial didático dos experimentos ser deficientemente explorados. A inserção de conceitos químicos por meio de abordagens contextualizadas motivou a realização deste trabalho, que levou em consideração a seguinte questão: Como abordar conhecimento científico e significativo no Ensino Médio utilizando a Química Forense de maneira contextualizada? Neste sentido, o estudo apresenta uma proposta de aprendizagem por meio da química forense ligada ao cotidiano do aluno. No formato de minicurso, buscamos investigar a aprendizagem de conceitos químicos por meio dos experimentos forenses em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa, conduzida em uma abordagem qualitativa, foi aplicada no SESC José Roberto Tadros, Zona Oeste, Manaus-AM. Os participantes foram alunos do terceiro ano do Ensino Médio e um professor de química, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi organizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados evidenciaram que os alunos têm dificuldades na aprendizagem de conceitos, e que, por meio de aulas contextualizadas, houve maior assimilação de conceitos químicos por eles. Acreditamos que trabalhando conceitos químicos em paralelo com a execução de experimentos temáticos é possível promover uma Aprendizagem Significativa, tendo em vista que todos os experimentos avaliados estão perfeitamente consonantes com o conteúdo de Ensino Médio. Portanto, com este estudo, espera-se promover a aprendizagem de conceitos dos alunos por meio de atividades temáticas, tais como Química Forense, além de enriquecer o aprendizado da Química.
Abstract: Despite advances in education, middle school classes, usually, are conducted with an excess of memorization and lack of meaning, in addition to the didactic potential of the experiments being poorly explored. The insertion of chemical concepts through contextualized approaches motivated the accomplishment of this work, which took into consideration the following question: How to approach scientific and meaningful knowledge in High School, using Forensic Chemistry in a contextualized way? In this sense, the study presents a proposal of learning through the forensic chemistry linked to the daily life of the student. In the mini-course format, we seek to investigate the learning of chemical concepts through forensic experiments in a third year high school class. The research conducted in a qualitative approach, was applied in the SESC José Roberto Tadros, western zone of Manaus-AM (Brazil). The participants were third year high school students and a chemistry teacher, having as instruments of data collection questionnaires and semi-structured interview. The analysis of the data was organized under the light of the Discursive Textual Analysis (DTA), proposed by Moraes and Galiazzi (2007). The results showed that students have difficulty in learning concepts, and that, through contextualized classes, there was more assimilation of chemical concepts by them. We believe that, by working with chemical concepts in parallel with the execution of thematic experiments, it is possible to promote Significant Learning, considering that all the experiments evaluated are perfectly consonant with the contents of High School. Therefore, with this study, it is hoped to promote the learning of students' concepts through thematic activities, such as Forensic Chemistry, in addition to enriching the learning of Chemistry.
Palavras-chave: Ensino de Química
Química Forense
Chemistry Teaching
Forensic Chemistry
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: NUNES, Pamela Pereira. Contextualização e abordagem de conceitos químicos por meio da química forense: uma sequência didática para o Ensino Médio no Ensino da Química. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6388
Data de defesa: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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