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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6429
Tipo do documento: Dissertação
Título: Prevalência de crianças com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: um saber necessário para inclusão educacional no contexto amazônico
Autor: Cabral, Glória Cristina Fialho 
Primeiro orientador: Ferreira, Lúcio Fernandes
Primeiro membro da banca: Santos, João Libardoni dos
Segundo membro da banca: Souza, José Cleverton Farias de
Resumo: A educação inclusiva tem como princípio básico assegurar a educação para todos, por essa razão, todos os indivíduos e, em especial, aqueles com necessidades educacionais especiais, (NEE) têm o direito à educação garantida pela Constituição brasileira (BRASIL, 1988). Neste cenário, temos as crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). O TDC é caracterizado por atraso no desenvolvimento da coordenação motora que interfere, significativamente, nas atividades da vida diária (AVD) e nas atividades da vida escolar (AVE). A prevalência estimada na população infantil é de 6%, o que o torna um dos transtornos desenvolvimentais mais frequentes. Os estudos de prevalência são considerados os primeiros passos na identificação dessas crianças, principalmente, no contexto amazônico. Nosso objetivo foi estimar a prevalência de crianças com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação nos primeiros anos do ensino fundamental. A amostra foi composta por 200 crianças de 7 a 10 anos de idade de ambos os sexos, matriculadas regularmente em escolas públicas do sistema municipal de educação da cidade de Manaus-AM. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças (MABC 2). A análise dos dados foi descritiva, envolveu a média, como medida de tendência central, e o desvio padrão, como medida de dispersão. Também utilizamos a frequência e a porcentagem de casos. Os resultados indicaram prevalência geral, de 30,5% (61) de crianças com pTDC, sendo que 15,5% (31) apresentaram pTDCs e 15% (30) pTDCm. Assim, concluímos que a prevalência de pTDC, no contexto amazônico, é muito superior à indicada pela literatura internacional. As idades de 7, 8 e 10 anos apresentaram prevalências altas e, com relação ao sexo, os meninos apresentaram prevalência maior em relação às meninas. Dessa forma, a identificação de crianças com pTDC é imprescindível, uma vez que se provê informações fundamentais para orientações pedagógicas para professores e pais, para condução e planejamento de atividades escolares, bem como elaborar e/ou indicar programas de intervenção que minimizem as interferências negativas ao curso desenvolvimental. Participar do processo de inclusão é estar predisposto a respeitar as diversidades. É fulcral, portanto, que a escola proporcione um ambiente voltado para a perspectiva de inclusão educacional, onde venha agregar às diversidades, ou seja, uma escola aberta para todos. E aqui, reafirmamos a importância de perspectivar a inclusão da criança com pTDC no contexto amazônico.
Abstract: The inclusive education, as a basic principle, ensures education for all, for that reason, all individuals - and especially those with special educational needs (SEN) - have their right to education guaranteed by the Brazilian Constitution (BRAZIL, 1988). Within this scenario, there are children with Developmental Coordination Disorder (DCD). The DCD is characterized by a delay in the development of motor coordination that meanly interferes not only in theirs activities of daily life (ADL) but also in their activities of school life (ASL). The estimated prevalence in the child population is 6%, which makes it one of the most frequent developmental disorders. The prevalence studies are considered the first steps in the identification of these children, mainly in the Amazon context. Our goal was to estimate the prevalence of children in probable Coordination Developmental Disorder during the elementary school. The sample was composed of 200 children from 7 to 10 years of age, from both genders, enrolled regularly and attending the public schools from municipal education system in Manaus-AM. The tools used for data collection was the Movement Assessment Battery for Childrens (MABC 2). The analysis of data was descriptive, involving the average as a measure of central tendency, the standard deviation as the measure of dispersion. Withal we have used the frequency and percentage of cases. The results indicated a general prevalence of 30.5% (61) of children with pDCD, others 15.5% (31) presenting pDCDs and at last 15% (30) pDCDm. Therefore we conclude that the prevalence of pDCD in the Amazon context is much higher than that indicated by the international literature. The children as seven, eight and ten-years-old presented high prevalence and in regards to gender, boys had a higher prevalence in comparision to girls. Thereby, the identification of children with pDCD is essential, since this provides basic information aiming at the pedagogic orientations for teachers and parents, moreover for conducting and planning school activities, as well as elaborating and/or indicating some intervention programs that turn down the negative interference in relation to the developmental course. To participate in the inclusion process is to be predisposed to respect the diversity. Thus, it is relevant that the school provides an environment focused on the perspective of educational inclusion in order to achieve unity with diversity, that is, a school open to all. And hence we reaffirm the importance of considering the inclusion of the child with pDCD in the Amazon context.
Palavras-chave: Educação Inclusiva - Prevalência
Transtorno das Habilidades Motoras
Desenvolvimento Infantil
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: CABRAL, Glória Cristina Fialho. Prevalência de crianças com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: um saber necessário para inclusão educacional no contexto amazônico. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6429
Data de defesa: 20-Apr-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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