Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6443
Tipo do documento: Dissertação
Título: Método de apoio ao ensino de técnica cirúrgica e cirurgia experimental para estudantes de Medicina
Autor: Figueiras, Ricardo Góes 
Primeiro orientador: Costa e Silva, Ivan Tramujas da
Resumo: Justificativa: O aprendizado assessorado por tecnologias para profissionais de saúde tem sido extremamente explorado nos países ocidentais que o consideram ferramenta eficaz e útil. Na formação de estudantes de Medicina, o ensino de técnicas cirúrgicas básicas vem necessitando ajustes ao longo do tempo, que atendam às exigências do aprendizado efetivo, éticas e legais estabelecidas por órgãos normativos. Para apoiar a qualificação dos profissionais de saúde, o uso da computação móvel ganha destaque como uma revolução tecnológica de grande impacto e pode ser empregada na disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental (TOCE), no ensinamento de procedimentos básicos, tais como traqueostomia, drenagem fechada de tórax e flebotomia, importantes para a formação médica. O emprego de software educacional como apoio ao ensino pode potenciar a acelerar o aprendizado em forma de sala de aula invertida. Objetivo: Criar um método complementar de aprendizado baseado em software (aplicativo). Métodos: Empreendeu-se a procura por plataforma acessível pela web que permitisse criar aplicativo para fins educacionais que compreendesse o emprego de textos, imagens e som, que permitisse a montagem de um ambiente virtual para demonstrar os fundamentos e execução de procedimentos básicos de técnica operatória e cirurgia experimental. A plataforma deveria possuir as seguintes características: facilidade de construção do aplicativo de forma gráfica e sem necessidade de conhecimento de programação de computador, custo reduzido, facilidade de publicação em lojas de aplicativos e facilidade de acesso aos estudantes e de forma gratuita. Resultados: Optou-se pela plataforma Appmkr® de construção de aplicativo, sendo criado ambiente virtual de estudo em formato de guia eletrônico com inclusão de aulas da disciplina TOCE e vídeos de procedimentos cirúrgicos como traqueostomia, dissecção venosa e drenagem fechada de tórax produzidos exclusivamente para a ferramenta. O aplicativo foi publicado na loja GooglePlay para sistemas android e em formato html5. Conclusão: A ferramenta educacional concebida na forma de guia eletrônico para computadores móveis possui potencial para complementar aulas tradicionais da disciplina, podendo ser utilizada em atividades de aprendizado sob a forma de Sala de Aula Invertida, mediante recursos de educação a distância por alunos de Medicina que possuam acesso a redes e internet.
Abstract: Background: Technology-assisted learning for health professionals has been extremely explored in Western countries as an effective and useful tool. In the training of medical students, teaching basic surgical techniques has been requiring adjustments over time that meet the requirements of effective, ethical and legal learning established by normative rules. To give support to the qualification of health professionals, the use of mobile computing stands as a technological revolution of great impact and can be employed in the discipline of Operative Technique and Experimental Surgery (TOCE) in the teaching of basic procedures such as tracheostomy, chest tube insertion and phlebotomy, important for medical training. The employment of educational software as a teaching supportive tool may help to optimize learning in a flipped classroom scenario. Objective: To create a complementary learning method based on software (application - app). Methods: A search for a platform accessible through the web was undertaken so that it allowed to create an application for educational purposes that included the use of texts, images, and sound. The (app) should enable the assembly of a virtual environment to demonstrate the fundamentals and execution of basic procedures of operative technique and experimental surgery. The platform should have the following features: allow the application to be easily built graphically, no need for computer programming skills required, it should be inexpensive, it should allow easy publishing in application stores, it should be easily accessed by students and be free of charges for them. Results: The Appmkr® platform for application construction was chosen and a virtual learning environment in the form of an electronic guide was created, including TOCE’s instructional texts and videos of surgical procedures such as tracheostomy, venous cutdown and chest tube insertion produced exclusively for the tool. The application was published in the GooglePlay store in android and html5 formats. Conclusion: This educational tool developed in the form of an electronic guide for mobile computers has the potential to complement traditional classes of the discipline and can be used in learning activities of the flipped classroom format applied to medical students using distance education resources with access to networks and the internet.
Palavras-chave: Telefone celular
Computação móvel
Materiais de ensino
Sala de Aula Invertida
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA: CIRURGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-graduação em Cirurgia
Citação: FIGUEIRAS, Ricardo Góes. Método de apoio ao ensino de técnica cirúrgica e cirurgia experimental para estudantes de Medicina. 2018. 57 f. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6443
Data de defesa: 20-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Cirurgia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reprodução Não Autorizada.pdf46,6 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons