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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6502
Tipo do documento: Tese
Título: Educação Inclusiva no campo: realidades e desafios no contexto escolar em Presidente Figueiredo no Amazonas
Autor: Almeida, Luis Sergio Castro de 
Primeiro orientador: Matos, Maria Almerinda de Souza
Resumo: A tese sobre a Educação Inclusiva no Campo no Amazonas investigou a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, em Escolas no Campo de comunidades situadas nas estradas e florestas, e às margens de um rio em Presidente Figueiredo no Amazonas. Escolheu-se três escolas, pela matrícula na sala comum, de crianças com deficiências, o que se construiu lá foram as referências. O objeto do estudo compreendeu as Escolas no Campo (ARROYO. 2012; BRASIL. 2002, 2013; CALDARTE. PISTRAK. 1981. FREIRE 2005), este relacionado com a Educação Inclusiva, mediada pelo discurso sobre as políticas de Educação Especial. Numa metodologia compreendida pela dialógica e a hermenêutica crítica (RICOEUR, P. 2000, 1994), o estudo se constituiu em meio a uma abordagem teórico-epistemológica, que se relaciona com o paradigma sistêmico (VASCONCELLOS, Ma. J. E de. 2013; AUN, J.G.; VASCONCELLOS, M. J. E. de; COELHO, S. V. 2005; JAPIASSU. 2005; MATURANA. 2001a, 2001b), daí o próprio envolvimento do pesquisador com o processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, o problema da pesquisa está relacionado a Escola no Campo enquanto atendimento aos estudantes com deficiências, no que diz respeito ao que legisla a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O objetivo consiste em analisar a Educação Inclusiva nas Escolas no Campo, na efetivação de suas ações político-pedagógicas e no que diz respeito a Política Nacional de Inclusão Educacional (BRASIL. 2008, 2005, 2006, 2007, 2004, 2001a, 2001b, 2001c, 2001d,1998, 1994, 1990a, 1990b; GIL. 2005; MANTOAN, 2011; SASSAKI, R.K. 2010; STAINBACK, S.& STAINBACK, W. 1999). Propôs-se analisar a ação humana e o contexto político-histórico-social, na valorização do indivíduo, suas crenças, cultura e sua experiência de vida, mediado pelo processo educativo, de uma Educação verdadeira para todos e todas. A trajetória de vida do pesquisador se relaciona com o objeto da pesquisa, se referindo às dimensões do vivido pelo sujeito, a partir da experiência enquanto processo existencial na apropriação do mundo pelo conhecimento. O estudo leva em consideração a Educação Inclusiva no Campo, as crianças especiais pelos caminhos da floresta, das margens do rio e das estradas, numa demarcação do complexo (MORIN. 2002a, 2002b, 2003, 1996) do transdisciplinar (NICOLESCU. 2014a, 2014b, 2014c, 2015, 2005, 2000, 1999) e as possibilidades do incluir o outro, num contexto que se configura numa transrealidade (LEVINAS. 1993). A inclusão educacional é uma ação educativa, que, embora encontre extremos desafios em incluir tais pessoas, e isso esteja na legislação, não se constitui e não se efetiva somente por determinação da política nacional de inclusão educacional. Destaca-se que, existe uma ação política-altruísta e permeada por um sentido humanizador, que lá na escola, às margens do rio e em uma das comunidades da estrada se realiza. São aspectos que dizem respeito às relações do fazer da escola com as determinações legisladas pelas políticas públicas educacionais inclusivas, no estabelecimento de uma rede complexa de realidades, o que elas tecem e quais fios deixam soltos, no aproximar-se de um horizonte de incertezas, subjetividades e objetivações.
Abstract: La thèse sur l'éducation inclusive dans le domaine en Amazonas a étudié l'inclusion des personnes handicapées, des troubles du développement global, des compétences élevées ou doué, dans les écoles dans le champ des communautés situées sur les routes et forêts, et sur les rives d'une rivière à Presidente Figueiredo – Amazonas. Trois écoles ont été choisies, par l'inscription dans la salle commune, d'enfants handicapés, ce qui a été construit là étaient les références. L'objet de l'étude comprenait les Écoles sur le Terrain (ARROYO. 2012; BRASIL. 2002, 2013; CALDARTE. PISTRAK. 1981. FREIRE 2005), celle-ci ayant trait à l'éducation inclusive, médiatisée par le discours sur les politiques d'éducation spéciale. Dans une méthodologie comprise par l'herméneutique dialogique et critique, l'étude s'est constituée au milieu d'une approche théorico-épistémologique liée au paradigme systémique (VASCONCELLOS, Ma. J. E de. 2013; AUN, J.G.; VASCONCELLOS, M. J. E. de; COELHO, S. V. 2005; JAPIASSU. 2005; MATURANA. 2001a, 2001b), d'où l'implication du chercheur dans le processus de construction du savoir. Dans ce contexte, le problème de la recherche est lié à l'école sur le terrain tout en s'occupant des étudiants handicapés, en ce qui concerne ce qui légifère la politique nationale de l'éducation spéciale dans la perspective de l'éducation inclusive. L'objectif est d'analyser l'éducation inclusive dans les écoles sur le terrain dans l'accomplissement de leurs actions politico-pédagogiques, en ce qui concerne la politique nationale d'inclusion éducative (BRASIL. 2008, 2005, 2006, 2007, 2004, 2001a, 2001b, 2001c, 2001d,1998, 1994, 1990a, 1990b; GIL. 2005; MANTOAN, 2011; SASSAKI, R.K. 2010; STAINBACK, S.; STAINBACK, W. 1999). Il a été proposé d'analyser l'action humaine et le contexte politico-historique-social, en valorisant l'individu, ses croyances, sa culture et son expérience de vie, médiatisés par le processus éducatif, une véritable Education pour tous. La trajectoire de vie du chercheur est liée à l'objet de la recherche, en référence aux dimensions du vécu par le sujet, à partir de l'expérience en tant que processus existentiel dans l'appropriation du monde par la connaissance. Sur la base de cette politique nationale, l'étude prend en compte l'éducation inclusive sur le terrain, les enfants spéciaux sur les chemins de la forêt, les berges et les routes, dans une démarcation du complexe (MORIN. 2002a, 2002b, 2003, 1996) do transdisciplinar (NICOLESCU. 2014a, 2014b, 2014c, 2015, 2005, 2000, 1999), transdisciplinaire et les possibilités d'inclure l'autre, dans un contexte qui est défini dans une transréalitée (LEVINAS. 1993). L'inclusion éducative est une action éducative qui, bien qu'elle trouve des défis extrêmes dans l'inclusion de ces personnes, et cela est dans la législation, n'est pas constituée et n'est pas efficace seulement en déterminant la politique nationale d'inclusion éducative. Il ressort qu'il y a une action politico-altruiste et imprégnée d'un sens humanisant, que se réalise dans l'école, sur les rives de la rivière et dans une des communautés de la route. Ce sont des aspects liés aux relations de l'école avec les déterminations imposées par les politiques éducatives publiques inclusives, à l'établissement d'un réseau complexe de réalités, à ce qu'elles tissent et aux fils qu'elles lâchent, en approchant un horizon d'incertitudes, subjectivités et objectivations.
Palavras-chave: Política Nacional de Inclusão Educacional
Educação Inclusiva no Campo
Pessoas com Deficiências
Transdisciplinaridade
Transrealidade
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: ALMEIDA, Luis Sergio Castro de. Educação Inclusiva no campo: realidades e desafios no contexto escolar em Presidente Figueiredo no Amazonas. 2018. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6502
Data de defesa: 26-Apr-2018
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