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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Feira do Peixe e as estratégias de trabalho
???metadata.dc.creator???: Pinheiro, Josilane Amaro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Schropfer, Edivânia dos Santos
First advisor-co: Noda, Sandra do Nascimento
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho foi pautado com objetivo geral de produzir material didático para a educação básica, sobre a percepção dos trabalhadores da feira do peixe, acerca das estratégias de comercialização e, para atingir este objetivo caracterizou-se a Feira do Peixe em Tabatinga, tendo como ponto de partida o período de defeso para entender as modificações em seu aspectos sociais, econômicos e ambientais nas formas de comercialização durante este período e, assim, também identificar os processos de trabalho e as estratégias de comercialização do peixe a partir da percepção dos trabalhadores; e descrever as estratégias de comercialização dos trabalhadores da feira do peixe no período do defeso e gerar um produto didático pedagógico sobre o tema proposto. A presente pesquisa se deu a partir das estratégias metodológicas: (1) área de estudo: feira do peixe em Tabatinga-Am; (2) se caracterizou pelo pressuposto teórico: da complexidade sistêmica, baseado em Morin, (2014); (3) teve como abordagem metodológica: o estudo de caso, baseado por Yin (2015) e (4) a operacionalização do trabalho de campo que se subdividiu em três etapas: levantamento de dados bibliográficos, dados históricos e documentais; levantamento dados histórico e documentais a qual foi chamada de Pesquisa exploratória que teve como público alvo: os trabalhadores da feira do peixe identificados como primeiro grupo e representações civis, aqui denominados segundo grupo; A pesquisa de campo que se deu a partir das coletas de dados tiveram como objetivo obter informações, versões e impressões por meio das visitas semanais, desta maneira observou-se que os recursos pesqueiros são gerenciados por várias medidas apresentadas ao longo do trabalho que, historicamente, vem sendo implementadas sem nenhuma avaliação oficial dos órgãos competentes, como: o cumprimento da legislação de não comercialização de peixe na Feira no período de defeso, pode-se identificar que há uma gestão compartilhada integrando os órgãos responsáveis pelos recursos pesqueiros, os trabalhadores da Feira e a sociedade em geral.
Abstract: The present work was based on a general objective of producing didactic material for basic education, about the perception of the workers of the fish fair, about the marketing strategies and, to achieve this objective the Fish Fair in Tabatinga was characterized, with point of departure the period of closure to understand the changes in its social, economic and environmental aspects in the forms of marketing during this period and thus also identify the work processes and marketing strategies of the fish from the perception of the workers; and describe the marketing strategies of the workers of the fish fair in the closed period and generate a pedagogical didactic product on the proposed theme. The present research was based on methodological strategies: (1) area of study: fish fair in Tabatinga-Am; (2) was characterized by the theoretical assumption: of systemic complexity, based on Morin, (2014); (3) had as a methodological approach: the case study, based on Yin (2015) and (4) the operationalization of the field work that was subdivided into three stages: collection of bibliographic data, historical and documentary data; a survey of historical data and documentaries, which was called Exploratory research, which had as its target audience: the fish fair workers identified as the first group and civil representations, here called the second group; The field research that took place from the data collections had as objective to obtain information, versions and impressions through the weekly visits, in this way it was observed that the fishing resources are managed by several measures presented throughout the work that, historically , have been implemented without any official evaluation of the competent bodies, such as: compliance with the legislation of non-commercialization of fish at the Fair during the period of closure, it can be identified that there is shared management integrating the bodies responsible for fishery resources, Fair and society in general.
Keywords: Feira do peixe em Tabatinga
Ensino básico
Estratégia de comercialização
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: PINHEIRO, Josilane Amaro. A Feira do Peixe e as estratégias de trabalho. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga-AM, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6697
Issue Date: 22-Aug-2018
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