???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Delsinei Vieira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8772990048706247por
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470por
dc.contributor.advisor-co1Noda, Hiroshi-
dc.date.issued2018-08-10-
dc.identifier.citationCOSTA, Delsinei Vieira da. Fruitful Agrodiversity: construção de novos saberes por meio da Língua Inglesa. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6700-
dc.description.resumoEsta dissertação se baseia no pressuposto de que o ensino de língua Inglesa pode ser contextualizado com a realidade discente por meio de vários aspectos que permeiam sua vida cotidiana, entre as diversas possibilidades, utilizamos a agrodiversidade frutífera presente tanto nos trajetos casa-escola quanto nos quintais urbanos da cidade de Eirunepé-Am. Partindo dessa compreensão este trabalho buscou construí material didático bilíngue para ensino de ciências ambientais por meio da LI a partir do etnoconhecimento discente. Para alcançar os objetivos propostos da pesquisa identificaram-se as frutíferas existentes dos quintais urbanos da cidade de Eirunepé e arrolou-se a percepção ambiental dos discentes sobre a diversidade frutífera no trajeto casa-escola, com vistas elaboração de produto educacional bilíngue sobre a diversidade frutífera como ferramenta para o ensino das ciências ambientais. O objeto de estudo utilizado no desenvolvimento desta pesquisa deu-se no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas no campus de Eirunepé. A pesquisa enquadra-se na tipologia de pesquisa exploratória-descritiva realizada por meio de um estudo de caso, em foco consistiu em uma amostragem não probabilística, tendo em vista a escolha de entrevistados para participação da primeira fase e, o estudo não depender de probabilidade e sim das características da pesquisa. A pesquisa mostra a contextualização do ensino por meio da agrodiversidade frutífera pode ser uma ferramenta importante para o trabalho curricular, devido ao seu caráter motivacional, desafiador e construtivo, podendo ser inserido como uma proposta pedagógica nas escolas de educação básica.por
dc.description.abstractThis dissertation based on the assumption of the education of language in England is ser contextualizated with a reality discent by midia of several aspects that permeiam sua cotidiana, among the various possibilities, we use the fruitful agrodiversity present both in the home-school and in the urban backyards of the city of Eirunepé-Am. Based on this understanding, this work sought to construct bilingual didactic material for the teaching of environmental sciences through the LI from the student's cognition. In order to reach the proposed objectives of the research, we identified the existing fruit trees of the urban backyards of the city of Eirunepé and the students' environmental perception about the fruitful diversity in the home-school path, with a view to elaborating a bilingual educational product on fruitful diversity as a tool for the teaching of environmental sciences. The object of study used in the development of this research was given at the Federal Institute of Education Science and Technology of Amazonas on the campus of Eirunepé. The research fits the typology of exploratory-descriptive research conducted through a case study, in focus consisted of a non-probabilistic sampling, in view of the choice of interviewees for participation in the first phase and, the study does not depend on probability but of the characteristics of the research. The research shows the contextualization of education through fruitful agrodiversity can be an important tool for curricular work, due to its motivational, challenging and constructive nature, and can be inserted as a pedagogical proposal in primary schools.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/24822/Disserta%c3%a7%c3%a3o_DelsineiCosta_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/24824/Prod.Educ._DelsineiCosta_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambientepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPercepção Ambientalpor
dc.subjectEnsino transdisciplinarpor
dc.subjectAgrodiversidade frutíferapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEirunepé – Ampor
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapor
dc.subjectEnvironmental Perceptioneng
dc.subjectTransdisciplinary teachingeng
dc.subjectFruitful Agrodiversityeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIASpor
dc.titleFruitful Agrodiversity: construção de novos saberes por meio da Língua Inglesapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_DelsineiCosta_PROFCIAMB.pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Prod.Educ._DelsineiCosta_PROFCIAMB.pdf2.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons