???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6851
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) |
Other Titles: | Psychoactive drugs in chemistry teaching: a sts approach (science, technology and society) for eya (education of young people and adults) |
???metadata.dc.creator???: | Costa Junior, Welff Jose Ferreira da ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Souza, Renato Henriques de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Souza, Katiuscia dos Santos de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Oda, Welton Yudi |
???metadata.dc.description.resumo???: | O ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta atualmente diversos desafios, tais como drogas psicoativas. O presente trabalho procura contribuir de forma exigente no ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio uma vez que este projeto propõe-se a analisar a pertinência do tema transversal. As drogas psicoativas, como eixo norteador para o ensino de química na EJA, através da compreensão do conceito de drogas psicoativas; dos conteúdos de química orgânica que se relacionem com o tema; do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que atuará na ampliação da criticidade dos alunos; e através da estratégia Redução de Danos (RD), para que os alunos adquiram uma consciência mais ampla dos efeitos das drogas psicoativas no corpo humano e na sociedade. Também serão desenvolvidas diversas estratégias como: aulas expositivas, dinâmica de grupo, montagem de caça-palavras e de cruzadinha, aula experimental e construção de algumas estruturas orgânicas. |
Abstract: | Faced with the requirements in the teaching of chemistry for third year high school students of EJA, this project proposes to analyze the pertinence of the cross-sectional theme, psychoactive drugs, as the guiding axis for the teaching of chemistry in EJA, through the understanding of the concept of psychoactive drugs; the contents of organic chemistry that relate to the theme; of the Science, Technology and Society (CTS) approach that will increase students' criticality; and through the Harm Reduction (RD) strategy, so that students gain a broader awareness of the effects of psychoactive drugs on the human body and society. Several strategies will also be developed, such as: expository classes, group dynamics, setting of word-of-mouth, cross-montage assembly, experimental class and assembly of some organic structures. |
Keywords: | Drogas Psicoativas Ensino de química Abordagem CTS EJA Química Psychoactive drugs STS Technology and society Teaching chemistry Harm reduction Organic chemistry and STS EYA |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Exatas |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Química |
Citation: | COSTA JUNIOR, Welff José Ferreira da. Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos). 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Química), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6851 |
Issue Date: | 10-Sep-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado em Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_WelffCostaJunior_PPGQ.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License