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dc.creatorPires Junior, Raimundo Ernane de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3246380313192717por
dc.contributor.advisor1Martins, Ayrton Luiz Urizzi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6561982851817328por
dc.contributor.advisor-co1Martins, Lucia Helena Pinheiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6681836743502942por
dc.date.issued2018-10-16-
dc.identifier.citationPIRES JUNIOR, Raimundo Ernane de Souza. “e-Trilha”: Sistema computacional colaborativo na virtualização de trilhas interpretativas. 2018. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais) - Centro de Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6912-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um produto educacional, denominado “e-Trilha". Este consiste em um aplicativo colaborativo para uso em dispositivos móveis capaz de virtualizar trilhas educativas demonstrativas. O aplicativo resultou da pesquisa da trilha existente no Instituto Federal de Educação IFAM, Campus Tabatinga, considerada como Caso único. O Aplicativo foi construído para ser uma ferramenta de uso prático em atividades acadêmicas no Ensino das Ciências Ambientais, podendo, portanto, ser incluído de forma efetiva na elaboração de estratégias metodológicas, tendo desta forma, grande contribuição à práxis pedagógica e ao processo de ensino e aprendizagem. O estudo apresenta passo a passo a construção do aplicativo, demonstrando detalhadamente, como se utilizou recursos e m todos norteadores oriundos da Engenharia de Software. A pesquisa foi fundamentada em preceitos teóricos da complexidade sistêmica sugerido por Morin (2000), o que possibilitou a compreensão de como se dá a construção do conhecimento a partir de uma visão complexa. Para tanto, foi considerado a subjetividade de cada indivíduo no processo de apreensão do conhecimento. Utilizou-se ainda da ideia de acoplamento estrutural sugerido por Matura e Varela (2001) como orientação para se compreender em sua essência, como estabelecer uma interação efetiva entre dois sistemas dissimilares, ou seja, o uso concreto da interoperabilidade sistêmica entre a trilha educativa demonstrativa (sistema real), e o e-Trilha (sistema computacional). Desta forma a pesquisa pode evidenciar como as Tecnologias de Digitais de Informação e Comunicação - TDICs podem contribuir para o Ensino das Ciências Ambientais.por
dc.description.abstractThe present research aimed at the development of an educational product called Fe-TrilhaF. This consists of a collaborative application for use in mobile devices, being able to virtuali e educational demonstration trails. The Mobile App is a result of the research the existing track Instituto Federal de Education IFAM, Campus Tabatinga, the Single Case. The application was developed by the researcher to be a tool of practical use in academic activities in the Teaching of Environmental Sciences and can thus be effectively included in the elaboration of methodological strategies, thus contributing, in a significant way, to pedagogical praxis and to the process teacher. and learning. The study presents step by step the construction of the application, showing in detail how to use resources and methods of Engineering Software. The research was based on theoretical precepts, such as systemic complexity, suggested by Morin (2000), which allowed us to understand how the construction of knowledge is given from an complex view. To do so, it was considering the subjectivity of each individual in the process of knowledge apprehension. We also used the idea of structural coupling suggested by Matura and Varela (2001) as an orientation to understand in essence how to establish an effective interaction between two dissimilar systems, that is, the concrete use of systemic interoperability between the educational demonstrative trail (real system) and the e-Trilha (computational system). In this way, the research can show how the Digital Technologies of Information and Communication - TDICs can contribute to the Teaching of Environmental Sciences.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/27688/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RaimundoErnanePiresJunior_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/27690/ProdutoEducacional_RaimundoErnanePiresJunior_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambientepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTrilha virtualpor
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopor
dc.subjectEnsino das Ciencias Ambientaispor
dc.subjectVirtual Traileng
dc.subjectDigital information and communication technologieseng
dc.subjectEnvironmental science teachingeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIASpor
dc.title“e-Trilha”: Sistema computacional colaborativo na virtualização de trilhas interpretativaspor
dc.typeDissertaçãopor
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