???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6915
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
???metadata.dc.creator???: Alencar, Simône de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nogueira, Eulina Maria Leite
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Paulo Aparecido Dias da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese analisa a precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), buscando compreender como a precarização do trabalho docente se acentua no contexto que é desenvolvido este programa. A tese que sustentamos foi: A precarização do trabalho docente no Brasil vem se evidenciando no processo de expansão do ensino superior a partir da década de 1995 e se acentua no PARFOR desenvolvido no IEEA da UFAM. Nossa escolha teórico-metodológica sustentou-se no Materialismo Histórico-dialético, para a compreensão do objeto e da realidade, o qual traz como categorias inerentes a contradição, a totalidade e a mediação. Os dados coletados foram tratados, organizados e analisados a partir da análise temática. As categorias de análise foram o trabalho como categoria central, a precarização, a flexibilização e a intensificação. Para o recolhimento dos dados coletamos documentos e entrevistamos 10 (dez) professores do IEAA que trabalharam no PARFOR no período de 2010 a 2015. Com base na pesquisa, verificamos que o trabalho docente é precarizado desde a sua gênese, todavia, no PARFOR, há uma intensificação maior da exploração da força de trabalho docente. A ausência do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), a redução do tempo da carga horária, a densidade laboral, são fatores que acentuam a precarização do trabalho docente.
Abstract: This thesis analyzes the precariousness of teaching work in PARFOR developed at the Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), from Universidade Federal do Amazonas (UFAM), seeking to understand how the precariousness of teaching work is emphasized in the context that this program is developed. The thesis we undertook was: The precariousness of teaching work in Brazil has been evidenced in the process of expansion of higher education since the 1995s and is emphasized in PARFOR developed at UFAM/IEEA. Our theoretical-methodological choices were based on historical-dialectical materialism, in order to understand the object and reality, which brings as inherent categories as contradiction, totality and mediation. The collected data were treated, organized and analyzed from the thematic analysis. The categories of analysis were work as a central category, precariousness, flexibilization and intensification. In order to collect the data, we collected documents and interviewed 10 (ten) IEAA/UFAM professors who worked at PARFOR in the period from 2010 to 2015. Based on the research, we verified that the teaching work has been precarious since its genesis, however, in PARFOR there are a greater intensification of the exploitation of the teaching workforce. The absence of the university tripod (teaching, research and extension), the reduction of the time of the workload, the labor density, are factors that accentuate the precariousness of the teaching work.
Keywords: Precarização
Trabalho docente
PARFOR
Expansão
Itensificação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ALENCAR, Simône de Oliveira. A precarização do trabalho docente no PARFOR desenvolvido no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2018. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6915
Issue Date: 11-Oct-2018
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons