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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6932
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura de poéticas em suportes alternativos: mercado nas margens e manifestações literárias
Título(s) alternativo(s): Reading of poetics in alternative media: market in the margins and literary demonstrations
Autor: Pinagé, Caroline de Assis Campos 
Primeiro orientador: Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de
Primeiro membro da banca: Zucolo, Nicia Petreceli
Segundo membro da banca: Páscoa, Luciane Viana Barros
Resumo: Esta dissertação analisou dois suportes alternativos, o fanzine e o e-book, e as criações poéticas que esses materializaram. Considerou-se que tais suportes se apresentaram como novos meios de escoar manifestações literárias enquanto resultado de processos contemporâneos estabelecidos a partir da relação entre Arte e Novas Tecnologias. Por isso, entende-se que o termo ―suporte‖ tenha sido atualizado com a configuração de novas práticas, o que alterou significativamente a maneira de interação entre os elementos que compõem a comunicação literária, ressignificando seus valores, métodos de leitura e suas teorias sobre o texto literário. Depois de identificar que o fanzine e o e-book se afastaram de certos padrões do sistema literário estabelecido por Antonio Candido (2013), verificou-se como ambos configuraram dinâmicas próprias em mercados nas margens do comércio livreiro convencional. Para compreender como esses mercados se constituíram na modernidade, tornou-se necessário estudar as relações entre diferentes culturas existentes no cenário brasileiro. Para isso, foram referências importantes os estudos de Alfredo Bosi em Dialética da colonização (1992), de Nestor García Canclini, com a compreensão de Culturas Híbridas (2014), assim como de Homi Bhabha, com O lugar da cultura (2013). Após a reflexão a respeito das condições de produção desses novos suportes, realizou-se a leitura das manifestações literárias que estão dispostas neles. A metodologia aplicada durante essa fase buscou respeitar as peculiaridades de cada um, reconhecendo que cada criação poética exigia um método próprio de leitura. A interpretação dos poemas revelou mais uma ruptura com os padrões da análise literária hegemônica, tendo sido adaptadas teorias sobre a prosa para a lírica, tais como Uma teoria da paródia (1989), de Linda Hutcheon, e a teoria do dialogismo, extraída da obra Problemas na poética de Dostoiévski (2010), do linguista russo Mikhail Bakhtin.
Abstract: The present study sought to analyze two supports and the literary poetics that these materialized, being these the fanzine and the e-book. It is understood that one of the characteristics of the contemporary context lies in the established relation between Art and New Technologies. In this sense, it is understood that the term support has been updated with the configuration of new formats, which has altered the interaction between the elements that make up the literary communication, re-signifying values, methods of reading and theories about literary compositions. After identifying that both objects deviated from the standards proposed by Antonio Candido (2013), it was verified that these supports configured their own dynamics and markets in the margins of the conventional book trade. To understand how these markets were constituted in modernity, it became necessary to study the relations between different cultures existing in the Brazilian scenario. Important references were the studies on Alfredo Bosi's Dialectic of Colonization (1992), the understanding of Hybrid Cultures (2014) by Nestor García Canclini, and Homi Bhabha's The Place of Culture (2015). For the reading of literary texts, the methodology applied sought to respect the peculiarities of each material, recognizing that each poetic required a method of reading itself. For the analysis of poetics in fanzine the dialogism theory was used, extracted from Dostoevsky's Problems in Poetics (2010) by the Russian linguist Mikhail Bakhtin, and this was adapted to the lyric. The reading of poetics in the e-book was based on Linda Hutcheon's Theory of Parody (1989), as well as the seer poet's theory developed by Frenchman Arthur Rimbaud and Theodor Adorno's Humanity with Lyric and Society (1983).
Palavras-chave: Suportes literários
Fanzines
E-book
Literatura brasileira
Teoria da literatura
Literary supports
Brazilian Literature
Theory of literature
Área(s) do CNPq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras
Citação: PINAGÉ, Caroline de Assis Campos. Leitura de poéticas em suportes alternativos: mercado nas margens e manifestações literárias. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6932
Data de defesa: 20-Jul-2018
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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