???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7063
Tipo do documento: Dissertação
Título: Construções geométricas com auxilio de geometria dinâmica
Título(s) alternativo(s): Geometric constructions with the aid of dynamic geometry
Autor: Lopes Júnior, Wilson de Almeida Alecrim 
Primeiro orientador: Oliveira, Nilomar Vieira de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Disney Douglas de Lima
Segundo membro da banca: Amorim Neto, Alcides de Castro
Resumo: Este trabalho tem o intuito de levar para a sala as construções geométricas via régua e compasso ainda com auxílio de um software de geometria dinâmica, no caso, usaremos o geogebra para fazer as construções. Mostraremos a importância de se construir os lugares geométricos para fixação e melhor aprendizagem dos estudantes para o ensino da Geometria no ensino fundamental e médio. Fizemos as aplicações em sala de aula e obtivemos um desempenho significativo no aprendizado dos alunos do ensino fundamental e médio em geometria. Estudaremos neste trabalho o asssunto Construção geométrica através de uma perspectiva tradicional, usando compasso e régua. Demonstraremos como utilizar estes instrumentos para construção de vários elementos da geometria e justificando as construções. Realizaremos a resolução de alguns problemas com auxilio de compasso e régua e depois vamos relacionar todas as construções com uma ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem de geometria, o software de geometria dinâmica, Geogebra, onde em algumas construções conseguiremos fazer algumas pequenas animações. Além das construções verificaremos, usando o modo tradicional e o modo dinâmico, a solução de alguns problemas de geometria e a demonstração da desigualdade das médias. Também faremos um breve comentário sobre 3 problemas clássicos da matemática que são impossíveis de resolve-los usando somente régua e compasso, estes problemas foram importantes, pois ajudaram a matemática dar grandes saltos em seus avanços algébricos.
Abstract: This work intends to take to the room the geometric constructions via ruler and compass with the aid of a software of dynamic geometry, in this case, we will use the geogebra to make the constructions. We will show the importance of constructing the geometric places for fixing and better learning of the students for the teaching of Geometry in primary and secondary education. We did the applications in the classroom and we achieved a significant performance in the learning of elementary and middle school students in geometry. We will study in this work the assemblage Geometric construction through a traditional perspective, using compass and ruler. We will demonstrate how to use these instruments to construct various elements of geometry and justify constructions. We will solve some problems with help of compass and ruler and then we will relate all the constructions with an auxiliary tool in the teaching and learning of geometry, the software of dynamic geometry, Geogebra, where in some constructions we will be able to make some small animations. Besides the constructions we will verify, using the traditional mode and the dynamic mode, the solution of some problems of geometry and the demonstration of the inequality of the means. We will also make a brief commentary on 3 classical problems of mathematics that are impossible to solve using only ruler and compass, these problems were important because they helped math to make great leaps in their algebraic advances.
Palavras-chave: Régua
Compasso
Construções geométricas
Geometria dinâmica
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citação: LOPES JÚNIOR, Wilson de Almeida Alecrim. Construções geométricas com auxilio de geometria dinâmica. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7063
Data de defesa: 27-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_WilsonLopesJúnior_PROFMAT.pdf12,41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.