???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7065
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas
Other Titles: The systems of equations in didactic books of the 7th year of elementary education from the perspective of theory of the registers of semiotic representations
???metadata.dc.creator???: Sena Filho, Nilo da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Nilomar Vieira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lira, Antonio da Fonseca de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amorim Neto, Alcides de Castro
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo verificar, em volumes do 7º ano do Ensino Fundamental, os sistemas de equações em três coleções de Livros Didáticos adotados por professores de Escolas Públicas Estaduais da zona urbana do município de Manaus, sob a perspectiva da Teoria de Registros de Representação Semiótica desenvolvida por Raymond Duval. Procurou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s – Matemática – Ensino Fundamental e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) observar as recomendações referentes ao conteúdo de Álgebra. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, documental e interpretativo. Este estudo revelou a ausência da Linguagem Geométrica em todos os exemplares analisados e, além disso, que o sistema de equações nos livros didáticos selecionados se faz com o uso dos Registros da Língua Natural, do Registro Simbólico, da Linguagem Algébrica, porém de maneira isolada e não como sugere a teoria de Duval, isto é, realizando uma troca de um registro para o outro.
Abstract: This research aims to verify, in volumes of the seventh year of basic education, the systems of equations in three collections of textbooks adopted by teachers from state public schools in the urban area of the city of Manaus, under the perspective of the theory of records of semiotic representation developed by Raymond Duval. It was in the National Curriculum Parameters - NCP’s – Mathematics - Basic Education, and on the Basis of Common National Curriculum (BCNC), observes the recommendations relating to the content of algebra. It was used as methodology the qualitative approach, bibliographic character, documentary and interpretive. This study revealed the absence of geometric language in all specimens analyzed and, besides that, that the systems of equations of textbooks is selected with the use of the records of natural language, the symbolic record, the algebraic language, but in an isolated manner and not as suggested by the theory of Duval, in other words, performing an exchange of a record to another.
Keywords: Livro didático de matemática
Álgebra
Teoria de registros de representação semiótica
Sistema de equações
Textbook of mathematics
Records of representation theory of semiotics
System of equations
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citation: SENA FILHO, Nilo da Silva. Os sistemas de equações em livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental sob a perspectiva da teoria dos registros de representações semióticas. 2019. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7065
Issue Date: 27-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_NiloSenaFilho_PROFMAT.pdf523.18 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.