???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7212
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cálculo de áreas através do Teorema de Pick para o 8° ano do ensino fundamental
Autor: Cunha, Pedro Alberto da 
Primeiro orientador: Prata, Roberto Antonio Cordeiro
Primeiro membro da banca: Souza, Sílvia Dias de
Segundo membro da banca: Sousa, Jeanne Moreira de
Resumo: O objetivo principal desse trabalho é apresentar uma abordagem diferenciada do cálculo de áreas para alunos do 8º ano do ensino fundamental, que será realizado através do Teorema de Pick. Esse teorema se refere ao cálculo de áreas de polígonos simples com vértices nos pontos de uma malha quadriculada no plano, que permite calcular a área usando contagem, analisando os pontos do bordo e do interior do polígono. Será abordado um pouco da história do cálculo de áreas e do matemático George Pick, assim como a apresentação das fórmulas mais usuais do cálculo de áreas e demonstrações do Teorema de Pick. Realizamos atividades em duas turmas sobre áreas e uma aplicação do teorema utilizando mapas, que nos permite fazer um paralelo do método tradicional do cálculo de áreas com a proposta apresentada nesta pesquisa.
Abstract: The main objective of this work is to present a differentiated approach to the calculation of areas for 8th grade elementary students, which will be carried out through the Theory of Pick. This theorem refers to the calculation of areas of simple polygons with vertices at the points of a grid squared in the plane, which allows to calculate the area using counting, analyzing the points of the edge and the interior of the polygon. A little of the history of area calculus and the mathematician George Pick will be discussed, as well as the presentation of the most usual formulas of calculating areas and demonstrations of the Pick Theorem. We perform activities in two classes on areas and an application of the theorem using maps, which allows us to parallel the traditional method of calculating areas with the proposal presented in this research.
Palavras-chave: Matemática - Técnicas e métodos de ensino
Polígonos
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citação: CUNHA, Pedro Alberto da. Cálculo de Áreas através do Teorema de Pick para o 8° ano do ensino fundamental. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7212
Data de defesa: 27-Apr-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_PedroCunha_PROFMAT.pdf16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.