???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7222
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os aspectos afetivos no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo de caso no contexto da educação básica
Other Titles: The affective aspects in the teaching-learning of English as a foreign language: a case study in the context of basic education
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Antônia Martins 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Herbert Luiz Braga
???metadata.dc.contributor.referee1???: Moncayo, Vanúbia Araújo Laulate
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve por objetivo investigar os aspectos afetivos no ensino- aprendizagem de inglês como língua estrangeira e, como objetivos específicos, identificar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem relacionadas a esses aspectos afetivos e refletir como é possível se desenvolver aspectos afetivos favoráveis ao ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Para isso, foram enfocados aspectos afetivos como, emoção, sentimento, humor e atitude que condicionam comportamentos específicos, segundo a concepção de Arnold e Brown (1999). Esses autores, juntamente com Gardner (1995), Rogers (1975; 1985), Vigotski (1993; 2011), Immordino-Yang e Damásio (2016), Cozolino (2013; 2014) e Olson (2014), entre outros, concordam que os aspectos afetivos são essenciais para a viabilização do ensino-aprendizagem. Participaram deste estudo 8 alunos do nível básico de proficiência na língua inglesa, do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Manaus. Esta pesquisa se constituiu como um estudo de caso (ANDRÉ, 2013; LAKATOS; MARKONI, 2003; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) e teve como suporte as teorias sobre a influência da afetividade na aprendizagem de inglês como segunda língua e língua estrangeira. Para a geração dos dados, foram utilizados os princípios da pesquisa qualitativa, sendo os questionários, entrevistas e a autoavaliação os instrumentos escolhidos. Os resultados mostraram, em resposta às perguntas, a influência dos aspectos afetivos no desempenho dos alunos como aprendizes de uma língua estrangeira. Diante desses resultados, conclui-se que cabe ao professor desenvolver competências que vão além do conhecimento técnico e didático-pedagógico. Antes, é preciso desenvolver ferramentas que promovam a saúde das relações: a empatia, a compaixão e o amor, possibilitando, dessa forma, o revelar da dimensão invisível presente na sala de aula. Para tanto, é de extrema importância o estudo, a pesquisa contínua e a aplicação de práticas pedagógicas que promovam conforto e segurança aos alunos, priorizando, assim, o desenvolvimento integral por meio da junção das dimensões cognitivas e afetivas.
Abstract: This study aimed to investigate the affective aspects of teaching and learning English as a foreign language and, as specific objectives, to identify the learning facilities and difficulties related to these affective aspects and to reflect how it is possible to develop affective aspects favorable to teaching-learning English as a foreign language. For this, affective aspects such as emotion, feeling, humor and attitude that conditioned specific behaviors have been focused according to the Arnold and Brown (1999) conception. These authors, along with Gardner (1995), Rogers (1975; 1985), Vigotski (1993; 2011), Immordino-Yang & Damásio (2016), Cozolino (2013, 2014) and Olson (2014), among others, agree that affective aspects are essential for the viability of teaching and learning. Eight students of the basic level of English proficiency participated in this study, from the 9th grade of Elementary School of the Military College of Manaus. This research was constituted as a case study (ANDRÉ, 2013; LAKATOS; MARKONI, 2003; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) and was supported by theories on the influence of affectivity in learning English as a second language and foreign language. For the generation of the data, the principles of qualitative research were used, with the questionnaires, interviews and self-assessment being the instruments of this research. The results showed, in response to the questions, the influence of the affective aspects on the students' performance as learners of a foreign language. In view of these results, it is concluded that it is up to the teacher to develop skills that go beyond technical and didactic-pedagogical knowledge. Rather, it is necessary to develop tools that promote the health of relationships: empathy, compassion and love, thus enabling the revealing of the invisible dimension present in the classroom. Therefore, it is extremely important the study, continuous research and application of pedagogical practices that promote comfort and safety to students, thus prioritizing integral development through the combination of cognitive and affective dimensions.
Keywords: Língua inglesa - Ensino-Aprendizagem
Educação afetiva
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: FERREIRA, Antônia Martins. Os aspectos afetivos no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo de caso no contexto da educação básica. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7222
Issue Date: 22-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AntoniaFerreira_PPGL.pdf3.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.