???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico
Título(s) alternativo(s): Congruence and triangle similarity study: a proposal for basic education
Autor: Rocha, João Silva 
Primeiro orientador: Oliveira, Nilomar Vieira de
Primeiro membro da banca: Amorim Neto, Alcides de Castro
Segundo membro da banca: Prata, Roberto Antonio Cordeiro
Resumo: Este trabalho tem por propósito estudar a congruência e a semelhança de triângulos como uma proposta o ensino básico, cujo objetivo é especificar esses casos estabelecendo relações para o estudo e egresso ao mestrado profissional, facilitando o processo de ensino-aprendizagem nos níveis fundamentais e médios, por ser um conteúdo importante de matemática, o mesmo é ensinado através de memorização mecânica. Com o auxílio do aplicativo GeoGebra, régua e compasso, ocorrerá uma construção lúdica por meio meio desses instrumentos de aprendizagem, sendo suporte para o o estudo professores e alunos. Pretende-se também desmitificar esse conteúdo que normalmente não é tratado com sutileza e é transmitido ao longo dos anos através de memorização mecânica e visam aprimorar também os estudos e pesquisas posteriores.
Abstract: The purpose of this paper is to study the congruence and similarity of triangles as a basic education proposal, whose objective is to specify these cases establishing relationships for the study and egress to the professional master, facilitating the teaching-learning process at the fundamental and middle levels, Because it is an important math content, it is taught through mechanical memorization. With the help of the application GeoGebra, ruler and compass, there will be a playful construction through these learning tools, being support for the study teachers and students. It is also intended to demystify this content that is not normally treated with subtlety and is transmitted over the years through mechanical memorization and also aims to improve further studies and research.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática (Ensino médio)
Geometria
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
???metadata.dc.subject.user???: Geometria
Congruência
Semelhança
Ensino de Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citação: ROCHA, João Silva. Estudo de congruência e semelhança de triângulos: uma proposta para o ensino básico. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7346
Data de defesa: 23-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JoãoRocha_PROFMAT.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons