???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7427
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Marcelo Moura-
dc.creator.Lattes8372640578883522por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.advisor1Lattes4870990824639847por
dc.contributor.referee1Prata, Roberto Antônio Cordeiro-
dc.contributor.referee1Lattes5159150780688575por
dc.contributor.referee2Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.referee2Lattes4870990824639847por
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.citationUm problema contextualizado: análise da série harmônica. 2019. 38 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7427-
dc.description.resumoEste trabalho traz uma questão contextualizada utilizada em livros de cálculo e física, revistas de matemáticas, edições técnicas, também encontrada em exames de acesso a universidades brasileiras e instituições exteriores. A matemática será apresentada não só como uma disciplina de análise pura, mas como uma ferramenta de apoio interdisciplinar. Este problema clássico de física provocou uma grande repercussão na comunidade dos mais profícuos e iluminados matemáticos. Este contexto histórico é atualmente empregado como exercício de uma disciplina didática na construção do aprendizado e do saber. O objetivo da contextualização é ajudar na fixação dos conceitos básicos, muitas vezes omissos ou negligenciados em sala de aula. Também visa consolidar uma base de apoio para educadores, uma vez que foi realizada uma pesquisa nas mais diversas literaturas disponíveis.por
dc.description.abstractThis work brings a contextualized question used in calculus and physics books, math magazines, technical issues, also found in exams to Access Brazilian universities and external institutions. Mathematics will be presented not only as a pure analytical discipline, but as na interdisciplinary support tool. This classic problem of physics provoked a great repercussion in the community of the most prolific and enlightened mathematicians. This historical context is currently used as na exercise of didactic discipline in the construction of learning and knowledge. The purpose of contextualization isto help in setting the basic concepts of term overlooked or neglected in the classroom. It also aims to consolidate a base of support for educators, since a research was carried out in the most diverse literature available.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/34347/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MarceloMelo_PROFMAT.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNúmeros naturaispor
dc.subjectAnálise matemáticapor
dc.subjectFísica matemáticapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA: MATEMÁTICA APLICADA: ANALISE NUMÉRICApor
dc.titleUm problema contextualizado: análise da série harmônicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoO matemático Leonardo Euler conseguiu unir ramos da matemática aparentemente dissociados.por
dc.description.infoA análise da série harmônica foi precursor no estudo de convergência ou divergência de séries.por
dc.subject.userSérie Harmônica,por
dc.subject.userSoma dos inversos dos números naturais,por
dc.subject.userDivergência de sériepor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MarceloMelo_PROFMAT6.77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.