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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A práxis docente e a experiência de liberdade de adolescentes que cumprem medida judicial de internação
???metadata.dc.creator???: Tavares, Enio de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Márcio de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sampaio, Claudia Regina Brandão
???metadata.dc.contributor.referee3???: Neves, André Luiz Machado das
???metadata.dc.contributor.referee4???: Miguez, Sâmia Feitosa
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho versa sobre a práxis docente e sua contribuição para a experiência de liberdade de adolescentes que cumprem medida judicial de internação. Tomamos o conceito de liberdade a partir da visão de Michel, o qual a pressupõe em íntima relação com as estratégias de poder em suas dimensões disciplinar e no biopoder. Sendo a liberdade ampliada e conquistada por uma luta, um empenho de respeito a singularidade de cada um, sendo alcançada por meio do cuidado de si. O problema que orientou este trabalho foi o seguinte: Quais as vias que possibilitam uma práxis docente que implique positivamente na experiência de liberdade de adolescentes que cumprem medida judicial de internação? Diante de tal questionamento se delinearam os seguintes objetivos: Objetivo geral - Compreender as possibilidades de uma práxis docente que implique positivamente na experiência de liberdade de adolescentes que cumprem medida judicial de internação; e objetivos específicos a) compreender o cenário das medidas socioeducativas de internação a partir de suas possibilidades e limites para práxis libertárias, b) analisar as aplicações das práxis libertárias no contexto das medidas socioeducativas de internação. O estudo configurou como uma pesquisa teórica e documental, tendo a pesquisa documental utilizado o relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate a Tortura do ano de 2017 e o Relatório do Conselho Nacional de Justiça denominado “Panorama nacional – a execução das medidas socioeducativas de internação, do ano de 2012. Por meio desses acessos foi verificado que em grande medida as instituições socioeducativas ainda reproduzem o caráter disciplinar de exercício do poder em todas as suas esferas, incluindo a sala de aula onde o professor atua, ao mesmo tempo em que apresenta brechas de possibilidades da emergência de práxis criadoras e revolucionárias, especialmente no que diz respeito à utilização do Plano Individual de Atendimento, instrumento que leva em consideração a singularidade do adolescente e convoca a família, o próprio adolescentes e os outros atores institucionais para um plano em comum, dimensionando o caráter sempre social da experiencia singular do sujeito da prática da liberdade. A práxis docente potente na construção de uma experiência de liberdade é a que se faz transgressora, somente uma práxis com essa natureza pode afirmar a liberdade, substanciada por um projeto de sociedade que se afasta do biopoder e possibilita espaços de criação de si.
Abstract: This work deals with the teaching praxis and its contribution to the experience of freedom of adolescents who comply with judicial measures of hospitalization. We take the concept of freedom from Michel's vision, which presupposes it in close relation to power strategies in its disciplinary dimensions and biopower. Being freedom expanded and conquered by a struggle, a commitment to respect the uniqueness of each one, being achieved through the care of oneself. The problem that guided this work was this: What routes enable a teaching praxis that positively implies the experience of freedom of adolescents who comply with judicial detention measures? In view of this question, the following objectives were outlined: General objective - To understand the possibilities of a teaching praxis that positively implies the experience of freedom of adolescents who comply with judicial measures of hospitalization; and specific objectives a) understand the scenario of socio-educational measures of hospitalization based on their possibilities and limits for libertarian praxis, b) to analyze the applications of libertarian praxis in the context of socio-educational measures of hospitalization . The study configured as a bibliographic and documentary research, and the documentary research used the report of the National Mechanism for The Prevention and Combat ing Torture of 2017. Through these accesses it was verified that to a large extent socio-educational institutions still reproduce the disciplinary character of exercising power in all its spheres, including the classroom where the teacher operates, while presenting loopholes possibilities of the emergence of creative and revolutionary praxis, especially with regard to the use of the Individual Care Plan, an instrument that takes into account the uniqueness of the adolescent and summons the family, the adolescents and other institutional actors for a common plan, dimensioning the ever-social character of the singular experience of the subject of the practice of freedom. The powerful teaching praxis in the construction of a positive experience of freedom is the one that recognizes the need to invent new territories of existence and there to build new forms of intervention depending on the context and the subjects involved.
Keywords: Professores
Prisioneiros - Educação
Adolescentes
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Práxis
Educação
Socioeducação
Adolescentes
Transgressão
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: TAVARES, Enio de Souza. A práxis docente e a experiência de liberdade de adolescentes que cumprem medida judicial de internação. 2019.101 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7562
Issue Date: 8-Nov-2019
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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