???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7570
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mediação da transição escolar por meio das atividades de estudo em casa apoiadas por novas tecnologias
???metadata.dc.creator???: Barroso, Ari Freitas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pio, José Luiz de Souza
???metadata.dc.contributor.referee3???: Ferreira, Rosilene Gomes da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: O período de transição escolar entre níveis de ensinos da educação básica são fases importantes que envolvem adaptações dos discentes no ambiente escolar e em suas casas. Na escola onde foi desenvolvida a pesquisa, este fenômeno apresenta-se muito forte há alguns anos e traz graves problemas ao início do ano letivo nas turmas dos sextos anos do Ensino Básico. As atividades escolares passadas para casa ganham destaque a fim de manter os alunos mais tempo em contato com os assuntos abordados, melhorando, assim, o desempenho na aprendizagem e otimizando o trabalho dos professores neste período de transição. Observa-se, cada vez mais, um baixo interesse quanto a essas tarefas propostas para realizarem-se em casa. Neste trabalho, discute-se a base teórica que embasa a pesquisa, na qual se enfatiza os trabalhos de Vygotsky nos processos de interação e mediação e com a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), demarcada pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um “par” mais experiente. Dentro desse contexto, foi desenvolvido um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) que disponibiliza um Chatterbot Educacional com ênfase em Conceitos sobre Ecologia. Chatterbots são robôs programados que simulam uma conversação, com o objetivo de levar o interlocutor a pensar que está falando com outro ser humano, que demonstrou ser uma opção de suporte eficaz às consultas dos alunos no contra turno escolar, na redução das dificuldades no período de transição e na realização dos deveres de casa. Esta ferramenta tecnológica faz a apresentação da nova escola e tem ênfase em Conceitos sobre Ecologia. Uma Revisão da Literatura sobre Chatterbot Educacional, dos últimos 10 anos no cenário foi realizada, e espera-se contribuir para o desenvolvimento do futuro desempenho do Chatterbot deste trabalho. A metodologia que norteou o referido estudo insere-se em um Estudo de Caso dos tipos: Descritivo e Explicativo, o Método é Qualitativo/Quantitativo. Deve-se salientar que foi escolhida a análise de conteúdo de Bardin, pois o objeto do estudo é o registro em si, presente nos questionários, nas entrevistas semiestruturadas para análise dos dados, nas falas, na análise documental da escola e nos vídeos da coleta de dados. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de uma cidade situada no estado do Amazonas, no período letivo de 2019. Foi usada a Técnica da Triangulação para se ter visões distintas na análise dos resultados obtidos, pois participaram deste estudo uma turma com 29 alunos na faixa etária de 10 a 12 anos de idade do 6º ano do Ensino Básico, os professores das disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática e os pais ou responsáveis da turma pesquisada. Os resultados alcançados foram: 26 alunos com conceitos satisfatórios e 03 insatisfatórios, reconhecimento positivo por parte dos professores, pais e responsáveis da tecnologia inteligente adotada na pesquisa em auxiliar os estudantes no período de transição entre os ensinos fundamental I para o II e nas atividades de Estudo em Casa. Por fim, que futuramente, mais estudantes possam utilizar a ferramenta descrita nesta pesquisa (Madrebot) para diminuir as dificuldades de adaptação no novo ambiente de estudo neste período de Transição Escolar antes do início do ano letivo, minimizando impactos negativos no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The period of transiction among elementary school educational levels are vital stages which envolve students' adaptation into the school environment and their homes. In the school where this research was developed, this phenomenon accounts for serious problems early the school year in sixth grade classes. Classroom activities deserve attention in order to keep students as much time as possible in touch with subjects delivered in class. Therefore, their performance improves a lot and it optimizes the teachers' work. The teachers realize a poor interest when students take school activities home. The present research focuses on Vygotsky's interaction and intermediation process and the Zone of Proximal Development (ZPD), delimited by the capacity of solving problems with a more experienced peer's help. Within this context, a Virtual Learning Environment (VLE) was developed, which makes available an Educational Chatterbot highlighting concepts of ecology. Chatterbots are programmed robots who simulate a conversation in order to get the interlocutor into thinking that he is talking to another human being. That was an effective tool to the students' consultation in the public schools extra-curricular shift, bringing down difficulty when it comes to doing school activities. This technological tool introduces the new school and highlights concepts of ecology. A review of Educational Chatterbot literature in the past ten years was made aiming at giving a contribution to the Chatterbot of this research. The methodology chosen was a Case Study of the types: Descriptive and Explanatory, the method is Qualitative/Quantitative. The analysis of content of Bardin was chosen because the object of study was the record itself, with questionnaires, semi-structured interviews in order to analyze data, speeches, school document analysis and data collect videos. The research was conducted in a Municipal System School in a city located in the state of Amazonas, in the school year of 2019. The Triangulation Technique was used aiming at getting distinct views on the results achieved. Twenty-nine students of sixth grade, aged ten and twelve, their parents and teachers of Portuguese language, Science and Mathematics took part in the research. Here are the results achieved: 26 students with good performance and three with poor performance, positive recognition on part of the teachers and parents regard the intelligent technology adopted in the research and its efficacy to help students pass from Elementary School 1st to the 2nd. To end, we hope that more students can make use of the tool described in this research (Madrebot) to make easy students' adaptation into the new study environment.
Keywords: Educação
Tecnologia educacional
Deveres de casa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Período de transição
Deveres de casa
ZDP
Conceitos sobre ecologia
Chatterbot educacional
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: BARROSO, Ari Freitas. Mediação da transição escolar por meio das atividades de estudo em casa apoiadas por novas tecnologias. 2019. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7570
Issue Date: 29-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AriBarroso_PPGECIM.pdf3.08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.