???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7886
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Interdisciplinaridade na formação inicial de Professores de Química: perspectivas e desafios para a prática educativa
Other Titles: Interdisciplinarity in the initial formation of Chemistry Teachers: perspectives and challenges for educational practice
???metadata.dc.creator???: Xavier, Luciana Rage 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Farias, Sidilene Aquino de
First advisor-co: Galvão, Rozana de Medeiros Sousa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Katiuscia dos Santos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: A Interdisciplinaridade visa superação do conhecimento fragmentado, promovendo assim uma compreensão mais totalizante da realidade. Na legislação educacional, considerando formação de professores, a Interdisciplinaridade configura como um dos princípios formativos que deve ser considerado nas práticas de ensino, na perspectiva de promover a articulação entre as diferentes áreas dos saberes, superando a fragmentação do conhecimento e possibilitando maior significado e vivências da realidade social e cultural. Do exposto, esta pesquisa tem por objetivo analisar indícios de conhecimentos mobilizados nos cursos de Licenciatura em Química que contribuam no desenvolvimento de atividades didáticas interdisciplinares. Assim, adotou-se a abordagem Qualitativa de Pesquisa como forma de compreender de que maneira, a interdisciplinaridade configura na formação inicial de Professores de Química. Na coleta de dados foi realizada a análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Química, com 4 docentes do curso foi realizada uma entrevista semiestruturada, e com os licenciandos, primeiramente, aplicação de um questionário inicial com 63 licenciandos, segundo, a implementação de uma oficina pedagógica com 10 licenciandos e por fim uma entrevista grupo focal. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Notamos que os PPCs do curso apresentam aspectos relacionados a interdisciplinaridade, como articulação e integração de conhecimentos, os docentes apresentam concepções de interdisciplinaridade desde uma concepção mais geral como por exemplo a abordagem por temas, até uma concepção mais aproximada da literatura que é a integração entre conhecimentos. As dificuldades relatadas pelos docentes têm relação com a falta de conhecimento do licenciando, dificuldades relativas com ao próprio docente formador e com prática docente inadequada. Em relação aos licenciandos, observou-se que apresentaram concepções que se aproximam dos ideários descritos na literatura, e conhecimentos equivocados sobre características de um trabalho interdisciplinar. Em relação ao curso, os licenciandos consideram que os conteúdos das disciplinas de Ensino de Química, procuram fazer relações com a aprendizagem da química e a atuação do professor. Em relação a oficina pedagógica, essa possibilitou conhecimentos sobre interdisciplinaridade e oportunizou ações que poderão contribuir em futuras práticas interdisciplinares no Ensino Básico. Esse estudo na formação inicial de professores de Química possibilitou discussões sobre o tema da interdisciplinaridade na graduação, levantando reflexões sobre a disciplinarização e superação do conhecimento fragmentado, abertura ao diálogo e integração com outros saberes.
Abstract: Interdisciplinarity aims to overcome a fragmented knowledge, thus promoting an allembracing comprehension of reality. According to the educational legislation, concerning teacher qualification, the interdisciplinarity is a formation principle that must be considered into teaching practice, aiming to promote the articulation between different knowledge areas, surpassing a disaggregated knowledge and allowing meaningful experience in social and cultural reality. From the above, the objective of this research is to analyze evidence of mobilized knowledge in the Chemistry Degree courses that contribute to the development of interdisciplinary didactic activities. Thereby, this study adopted a qualitative research approach as a way of understanding in what manner the interdisciplinarity happens at the initial training of Chemistry Teachers. In the data gathering, it was done a documental analysis of the Chemistry Degree Course’s Pedagogical Projects. 4 teachers went through a semi-structured interview. 63 college students, firstly, went through an initial questionnaire. Secondly, it was implemented a pedagogical workshop with 10 students. At last, a focus group interview. The data examination was done through Textual Discourse Analysis. We noticed that the Course Pedagogical Projects presented some aspects linked to interdisciplinarity, such as knowledge articulation and integration, general interdisciplinarity conceptions such as the themes approach, and a conception that is nearer of the literature, that is the aggregation between learning fields. The teachers reported difficulties related to the student’s lack of knowledge, the teacher trainer and to inadequate instructor practice. Regarding the students, they presented thoughts near to the concepts described in literature, as well as mistaken ideas about the interdisciplinary work characteristics. Concerning the course, the college students considered that the Chemistry Teaching disciplines seek to stablish connections with chemistry learning and the professor’s actuation. The pedagogical workshop made possible the access to interdisciplinary knowledge and provided actions that can contribute to future interdisciplinary practices in basic education. The study on initial training of Chemistry Teachers made possible discussions about the interdisciplinarity practice in graduation, stimulating reflections on disciplined and fragmented knowledge overcoming, opening to dialogue and integration with other learning fields.
Keywords: Professores - Formação
Professores de química
Química - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Didática aplicada ao ensino de Química
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Formação de Professores
Interdisciplinaridade
Ensino
Química
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: XAVIER, Luciana Rage. Interdisciplinaridade na formação inicial de Professores de Química: perspectivas e desafios para a prática educativa. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7886
Issue Date: 26-Jun-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LucianaXavier_PPGECIM.pdfDissertação_LucianaXavier_PPGECIM2.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.