???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução
Other Titles: Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) for Teaching Redox Learning
???metadata.dc.creator???: Gomes, Duliane da Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Katiuscia dos Santos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Katiuscia dos Santos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nicot, Yuri Expósito
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira
???metadata.dc.description.resumo???: A Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta forma, a proposta esta pesquisa foi a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) auxiliada pelas tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), uma sequência de ensino que possibilita o uso de diversas estratégias, verificar que conceitos de oxirredução tem a aprendizagem significativa facilitada. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, narrativas, folhas de atividades e rodas de conversa em uma Escola Pública Regular do Ensino Médio localizada na cidade de Manaus, com a participação de 17 voluntários do 2º ano e os resultados avaliados por análise de conteúdo. Nos resultados foi possível identificar evidências de aprendizagem significativa, para os conceitos de oxidação e redução, reações de oxirredução e reatividades com metais, e ainda que o uso das TIC`s, principalmente o simulador, estimularam a participação e as atividades em colaboração.
Abstract: Chemistry has been going through several challenges related to its teaching-learning process, among the obstacles, we highlight the lack of association of scientific concepts with everyday themes and strategies aimed at memorization, which do not faciltate the assimilation of chemical contents. Thus, the purpose of this research was as of on a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) aided by Information and Communication Technologies (ICTs), a teaching sequence that allows the use of several strategies, verify which concepts of oxirreduction have the significant learning facilitated. The research was based on the qualitative approach, guided by the participant research. The data were collected through questionnaires, narratives, activities pages and conversation circles at a Regular Public High School located in the city of Manaus, with the participation of 17 volunteers from the 2nd year and the results evaluated by content analysis. In the results, it was possible to identify evidence of significant learning, for the concepts of oxidation and reduction, oxidation reactions and reactivities with metals, and even that the use of ICTs, mainly the simulator, stimulated participation and collaborative activities.
Keywords: Química - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Química
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Tecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s)
Aprendizagem Significativa
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: GOMES, Duliane da Costa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o Ensino Aprendizagem de Oxirredução. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070
Issue Date: 23-Jun-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Duliane_Gomes_PPGECIM.pdf3.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons