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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise da composição asfáltica com Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC) segundo modelo reológico viscoelástico linear de Huet-Sayegh
???metadata.dc.creator???: Monteiro, Anne Karollynne Castro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Frota, Consuelo Alves da
First advisor-co: Frota, Hidembergue Ordozgoith da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Paula, Marcos Marques da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fortes, Rita Moura
???metadata.dc.description.resumo???: O método vigente de dimensionamento brasileiro de pavimentos atua com três parâmetros: índice de suporte, parâmetros climáticos e tráfego. Aliado a isso, os pavimentos são um sistema complexo, isto é, compreendem diversas camadas, em especial a camada de revestimento, que contém na sua composição o ligante betuminoso, material cujo comportamento quanto à deformação é dualístico: elástico e viscoso. Para descrever esse fenômeno, utiliza-se a previsão do comportamento tensão-deformação mediante análise do ensaio de módulo complexo. Para o presente trabalho, foram analisadas duas composições asfálticas, provenientes de trabalhos do Grupo de Pesquisa em Geotecnia (GEOTEC/UFAM): Concreto Asfáltico (CA), sob flexão a quatro pontos, e mistura SMA, no tocante ao comportamento uniaxial de corpos-de-prova cilíndricos. A metodologia utilizada foi o ajuste de curvas baseado nos dados experimentais de Módulo Complexo |E*| e frequência, relativo ao Método dos Mínimos Quadrados (MMQ), para que se encontrassem os parâmetros do Modelo Reológico de Huet-Sayegh. A análise numérica demostrou a aplicabilidade do modelo para determinação do comportamento viscoelástico linear, nas faixas de temperaturas e frequências adotadas.
Abstract: The current Brazilian pavement design method works with three parameters: support index, climatic parameters and traffic. Allied to this, the floors are a complex system, that is, they comprise several layers, especially the asphalt concrete, which contains in its composition the bituminous binder, a material whose behavior in terms of deformation is dualistic: elastic and viscous. To describe this phenomenon, the stress-strain behavior prediction is used by analyzing the complex modulus test. For the present work, two asphalt compositions from the work of Geotechnical Group (GEOTEC/UFAM) were analyzed: Asphalt Concrete (CA), under four-point bending test, and SMA mixture, with respect to the uniaxial behavior of cylindrical specimens. The methodology used was the adjustment of curves based on the experimental data of Complex Modulus |E*| and frequency, relative to the Ordinary Least Squares (OLS), to find the parameters of the Huet-Sayegh Rheological Model. The numerical analysis demonstrated the applicability of the model for determining the linear viscoelastic behavior, in the adopted temperature and frequency ranges.
Keywords: Concreto asfáltico
Modelo Reológico de Huet-Sayegh
Comportamento viscoelástico linear
Comportamento uniaxial
Comportamento tensão-deformação
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS
???metadata.dc.subject.user???: Método dos Mínimos Quadrados
Huet-Sayegh
Módulo Complexo
Mistura Asfáltica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
Citation: MONTEIRO, Anne Karollynne Castro. Análise da composição asfáltica com Agregado Sinterizado de Argila Calcinada (ASAC) segundo modelo reológico viscoelástico linear de Huet-Sayegh. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8114
Issue Date: 30-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

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