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dc.creatorBrandão, Raimunda Julia de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9909943721223448por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Wagner Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6227315631560289por
dc.contributor.referee1Souza, Sérgio Augusto Freire de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398por
dc.contributor.referee2Heufemann-Barría, Elsa Otilia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5521534626087495por
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Raimunda Julia de Freitas. Políticas linguísticas para o ensino de Espanhol no Amazonas: livro didático. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8310-
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado tem como objetivo verificar as ações políticas relacionadas à escolha do livro didático para o ensino de Espanhol nas escolas da rede estadual de Ensino do Amazonas, considerando o processo e os atores sociais envolvidos. Como objetivos específicos, propõe-se a descobrir quem realiza a escolha do livro didático disponibilizado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nas escolas pesquisadas, bem como a analisar como se efetiva esse processo. O referencial teórico que embasa a pesquisa se divide em postulados sobre políticas linguísticas de investigadores como Hamel (1993), Calvet (2007) e Arnoux (2010), e em considerações sobre o livro didático no Brasil de pesquisadores como Freitag, Motta e Costa (1987), Cassiano (2007), Mantovani (2009), Daher, Freitas e Sant’anna (2013) e Freitas e Vazquez (2016). Com relação à metodologia, caracteriza-se como uma investigação descritiva de abordagem qualitativa, que lança mão da pesquisa bibliográfica impressa e telematizada e, ainda, da pesquisa de cunho documental. Os procedimentos de geração de dados foram realizados por meio de questionários e de entrevista com o apoio das técnicas de protocolo verbal. Os dados obtidos com relação à escolha do livro didático evidenciam que, além do professor de Espanhol, no Amazonas, quem também faz a escolha é a direção e/ou a equipe pedagógica da escola, juntamente com o professor.por
dc.description.abstractEsta disertación de Maestría objetiva verificar las acciones políticas relacionadas a la elección del libro didáctico para la enseñanza del Español en las escuelas de la rede estadual de Ensino do Amazonas, considerando el proceso y los actores sociales involucrados. Como objetivos específicos, se dedica a descubrir quién elige el libro didáctico proveído por el PNLD a las escuelas investigadas, y, también, a analizar cómo se efectiva ese proceso. El marco teórico de la investigación se divide en postulados sobre políticas lingüísticas de investigadores como Hamel (1993), Calvet (2007) y Arnoux (2010), y en consideraciones sobre el libro didáctico en Brasil de investigadores como Freitag, Motta y Costa (1987), Cassiano (2007), Mantovani (2009), Daher, Freitas y Sant’anna (2013), y Freitas y Vazquez (2016). Se caracteriza como investigación descriptiva de abordaje cualitativa, apoyada por pesquisa bibliográfica impresa y telemática, y, aún, por la pesquisa documental. Los procedimientos de recolección de datos se realizaron a partir de cuestionarios y de entrevistas apoyados por las técnicas de protocolo verbal. Los datos obtenidos sobre la elección del libro didáctico dejan claro que, además del profesor de Español, en el Amazonas, la Gestión y/o el equipo pedagógico de la escuela participan de ese proceso, con el profesor.spa
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/46613/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RaimundaBrand%c3%a3o_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectGlotopolíticapor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titlePolíticas linguísticas para o ensino de Espanhol no Amazonas: livro didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0235-8025por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2365-1725por
dc.subject.userPolíticas linguísticaspor
dc.subject.userEnsino de Espanholpor
dc.subject.userLivro didáticopor
dc.subject.userPNLDpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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