???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8414
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Prática pedagógica em contexto amazônico
???metadata.dc.creator???: Silva, Márcia Gama da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Maciel, Antônio Carlos
???metadata.dc.description.resumo???: Esta Dissertação é resultado do projeto de pesquisa intitulado Prática Pedagógica em Contexto Amazônico que teve a questão norteadora: como está sendo realizada a prática pedagógica dos/as docentes em relação à identidade cultural dos/as alunos/as em sala de aula? Teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos/as docentes, considerando a identidade cultural dos/as alunos/as, a fim de compreender a realidade em que vivem. Foi orientado por dois objetivos específicos: 1) identificar a concepção docente em relação a sua prática pedagógica; 2) verificar a articulação entre conteúdos pedagógicos e a realidade sociocultural dos/as alunos/as. A metodologia utilizada, quanto à abordagem, foi a qualitativa (MINAYO, 1994). O estudo é de natureza analítica e o método Hermenêutico-Dialético (MINAYO, 1996; CAMPOS, 2008; BRITO, 2016). Quanto aos procedimentos para coleta de dados, utilizamos o roteiro de entrevistas semiestruturado com perguntas fechadas e abertas, respondidas individualmente. A pesquisa abrangeu 10 professores do Ensino Médio, sendo 7 da área de Humanas e 03 da área de Exatas, com idade entre 28 a 57 anos, dos quais 06 do sexo masculino e 04 do sexo feminino. O local da pesquisa foi o Distrito de Itapeaçu-AM (município de Urucurituba-AM) e abrangeu a única Escola Estadual. A análise articulou-se ao longo do texto, considerando os aspectos prática pedagógica, identidade cultural, planejamento relacionado ao contexto amazônico, conteúdos pedagógicos e a realidade sociocultural dos/as alunos/as. O resultado da pesquisa evidencia a constatação de que os/as professores/as entendem que é preciso levar em consideração a identidade cultural, considerando o contexto amazônico e a realidade sociocultural dos/as alunos/as, mediados pela prática pedagógica docente. Portanto, a pesquisa trouxe contribuições aos saberes, práticas pedagógicas e metodológicas dos/as professores/as que se colocam e se impõem em um espaço a ser conquistado, devido aos desafios culturais e pela compreensão das diferenças. Assim sendo, sugerimos que haja outras discussões no que tange à valorização cultural e que este trabalho dê continuidade às discussões para outros pesquisadores sobre a prática docente em contexto amazônico.
Abstract: This Dissertation is the result of a research project entitled Pedagogical Practice in the Amazonian Context that had the guiding question: how is the pedagogical practice of the teachers in relation to the cultural identity of the students in the classroom being carried out? It had as general objective to analyze the pedagogical practice of the teachers, considering the cultural identity of the students, in order to understand the reality in which they live. It was guided by two specific objectives: 1) to identify the teaching concept in relation to its pedagogical practice; 2) to verify the articulation between pedagogical content and the socio-cultural reality of the students. The methodology used, as to the approach, was qualitative (MINAYO, 1994). The study is of an analytical nature and the Hermeneutic-Dialectic method (MINAYO, 1996; CAMPOS, 2008; BRITO, 2016). As for the procedures for data collection, we used the semi-structured interview script with closed and open questions, answered individually. The research covered 10 high school teachers, 7 from the Humanities and 03 from the Exact area, aged between 28 and 57 years, of which 06 are male and 04 are female. The research site was the District of Itapeaçu-AM (municipality of Urucurituba-AM) and covered the only State School. The analysis was articulated throughout the text, considering the aspects of pedagogical practice, cultural identity, planning related to the Amazon context, pedagogical contents and the socio-cultural reality of the students. The result of the research evidences the finding that teachers understand that it is necessary to take cultural identity into consideration, considering the Amazonian context and the socio-cultural reality of students, mediated by the teaching pedagogical practice. Therefore, the research brought contributions to the knowledge, pedagogical and methodological practices of the teachers who place themselves and impose themselves in a space to be conquered, due to cultural challenges and the understanding of differences. Therefore, we suggest that there are other discussions regarding cultural appreciation and that this work continue discussions with other researchers about teaching practice in the Amazon context.
Keywords: Ensino - Metodologia - Urucurituba (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Prática pedagógica
Identidade cultural
Docente
Contexto amazônico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Márcia Gama da. Prática pedagógica em contexto amazônico. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8414
Issue Date: 28-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MárciaSilva_PPGE825.98 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.