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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas públicas e violência contra a mulher no Amazonas: em foco o livro didático
???metadata.dc.creator???: Melo, Fernanda Machado 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Márcio de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fernandes, Wânia Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Peixoto, Reginaldo
???metadata.dc.description.resumo???: A violência contra a mulher é um problema socioculturalmente construído tendo como base preceitos machistas e sexistas baseados em uma cultura patriarcal. Sendo assim, no atual cenário político em que presenciamos o desmonte das políticas públicas de Educação, buscamos com esta pesquisa, que é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas na linha de pesquisa 2: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, analisar se há discussão acerca da violência contra as mulheres em livros didáticos adotados pela rede estadual de educação básica, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, referentes aos anos iniciais do ensino fundamental, somando um total de 25 livros. A escolha destes livros se deu, pelo fato de eles serem utilizados em tal rede e por apresentar componentes curriculares correspondentes aos objetivos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), indicados pelo Ministério da Educação (MEC). Tendo como base a matriz epistemológica do Materialismo Histórico Dialético, a pesquisa se deu em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e para a coleta de dados usamos a pesquisa documental e bibliográfica, tendo como fontes documentos do tipo oficiais como leis, decretos e resoluções, e do tipo técnico como o livro didático. A pesquisa aponta que embora existam leis de proteção aos direitos das mulheres, há uma lacuna entre o que está implementado e o que é posto em prática, dados os altos índices de violência registrados neste estudo, principalmente quando se trata do estado do Amazonas. Constatamos que sobre às leis e normativas que regem a Educação, em sua maioria, apontam para uma Educação para o desenvolvimento pleno tanto no contexto escolar quanto fora dele. Foi observado que a maioria das leis apresentadas é pautada por princípios baseados nos Direitos Humanos e estes apontam para que a Educação tenha como base a pluralidade, valorização das diferenças assim como combate a todas as formas de discriminação. No entanto, os resultados da análise dos livros didáticos nos demonstraram que apesar dos livros trazerem temas voltados à mulher, não foi possível detectar de fato que a violência contra ela foi problematizada, conceituada ou debatida nesses materiais. Acreditamos que problematizar a discussão sobre a violência contra a mulher no contexto escolar é um prelúdio para desmistificar conceitos machistas que ainda perduram em nossa sociedade, podendo construir caminhos que nos apontem para uma sociedade mais justa e igualitária.
Abstract: Violence against women is a socio-cultural problem that has its basis on the sexist prejudices derived from a patriarchal society. With this in mind, this work intends to study the portrayal and discussion of domestic violence in public middle school textbooks. The middle school textbooks belong to different subjects such as Portuguese, Math, History, Geography, and Sciences. In total, Twenty five textbooks were analyzed. The selection of the textbooks was based on the fact that they were officially chosen by the amazon educational system and also they were aligned with the main legal document which establishes the core components of the official curriculum. The epistemic approach used in this study was historical materialism. Moreover, this study uses a qualitative method when it analyzes the textbooks and other sources like legal documents and topic-related books. Despite the existence of many legal documents that assure protection for women, women's situation points to another reality as it is shown by the high rates of crimes against them in the state of Amazonas. Concerning the educational field, the case is not so different. They are equally based on official documents that aim to the protection of students. In this sense, all these legal documents share the attempt to value and promote a more pluralistic community where differences of any sort should be promoted, yet not used as a tool for discrimination. This study demonstrates that the textbooks analyzed did not bring a critical debate about these issues. Topics about women were found, but without much inroads into more critical subtopics such as domestic violence. In short, this study did not found in the textbooks the appearance of more sensitive issues concerning women. For this reason, they lacked the chance to critically cover the nuances and implications of women's conditions. In this context, the study states that it is the school's responsibility to bring about the discussion of violence against women to debunk misconceptions still so much in vogue in our patriarchal society. In other words, if the school fulfills its social responsibilities as the legal documents preconize, then it will be helping to pave the way for liberty and equality.
Keywords: Violência contra a mulher
Direitos das mulheres
Prática pedagógica
Material didático
Mulheres - Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Políticas públicas
Violência
Mulher
Educação
Livro didático
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MELO, Fernanda Machado. Políticas públicas e violência contra a mulher no Amazonas: em foco o livro didático. 2021.145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8498
Issue Date: 29-Jul-2021
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