???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8571
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial
???metadata.dc.creator???: Cruz, Everton Cesar de Oliveira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Neves, André Luiz Machado das
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa é parte de um projeto maior que investiga as trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas no âmbito do Projeto de Cooperação Acadêmica (PROCAD- Amazônia), realizado a partir de uma parceria entre UFAM-UnB-UNIR e financiado pela CAPES e FAPEAM. Teve como objetivo geral analisar como os/as discentes de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Amazonas compreendem a sua trajetória de escolarização e a formação inicial, identificando a forma como se articulam com a vida profissional docente futura. Os objetivos específicos são: (I) Entender o processo de transição ensino médio para o ensino superior (eu-aluno/a) e sua relação com a formação inicial e a sua atuação docente (eu-professor/a); (II) Compreender o contexto histórico pedagógico da formação de professores no Brasil e as particularidades inerentes a formação de professores em Educação Física; (III) Interpretar as vivências escolares no curso de Educação Física na visão dos/as discentes finalistas e a relação entre a trajetória de escolarização, formação inicial e a atuação profissional. A teoria histórico-cultural de Vygotsky fundamenta o estudo tendo em vista a relação entre desenvolvimento humano e escolarização estarem alicerçadas dentro de seus conceitos sobre o meio e a influência da escola, assim como, os pontos de transições inerentes a ele. Tal pesquisa, deu-se pela abordagem qualitativa por meio de coleta de dados através de entrevistas narrativas com acadêmicos/as de Licenciatura do curso de Educação Física e bibliográficas (buscando conceitos importantes em trajetória de escolarização, juventude, formação inicial) para embasar as análises. Os dados foram analisados de diferentes formas, entre elas: interpretação dos sentidos, utilizando-se de transcrições de entrevistas, leitura interpretativa para o aprofundamento dos processos em narrativas e argumentação dos estudantes. Nas narrativas apresentadas foi possível compreender a relação da trajetória escolar com a escolha profissional pela Educação Física, sobretudo, com contatos com os esportes. A trajetória acadêmica foi marcada por uma ruptura e impacto com o meio universitário, assim como, pela constante participação em projetos voltados para docência no ensino básico propiciando uma aproximação com a realidade escolar e resultando em expectativas profissionais direcionadas à atuação no ensino básico. Dessa maneira, podemos compreender a Educação Básica e a Formação Inicial em aproximação objetivando um desenvolvimento humano que respeite as singularidades dos sujeitos durante todo o processo de formação inicial para que esses futuros professores possam oferecer à sociedade uma educação humanizada e não reproduzir exemplos negativos durante a atuação profissional. É urgente que a Escola e Universidade possam promover um elo integrado em detrimento de uma educação fragmentada.
Abstract: The present research aimed to analyze how Physical Education undergraduate students at the Federal University of Amazonas understand their trajectory of schooling and initial training, identifying how they articulate with the future professional teaching life. The specific objectives are: (I) To understand the process of transition from secondary education to higher education (self-student/a) and its relationship with initial education and its teaching activities (self-professor/a); (II) Understand the historical pedagogical context of teacher education in Brazil and the inherent particularities of teacher education in Physical Education; (III) Interpret school experiences in the Physical Education course in the view of final year students and the relationship between the trajectory of schooling, initial training and professional performance. Vygotsky's cultural-historical theory based the study in view of the relationship between human development and schooling being grounded within his concepts about the environment and the influence of the school, as well as the transition points inherent to it. This research was carried out through a qualitative approach through data collection through narrative interviews with undergraduate students of the Physical Education course and bibliographical (searching for important concepts in the trajectory of schooling, youth, initial training) to support the analysis. Data were analyzed in different ways, including: interpretation of meanings, using transcripts of interviews, interpretive reading to deepen the processes in narratives and students' arguments. In the narratives presented, it was possible to understand the relationship between the school trajectory and the professional choice for Physical Education, especially with contacts with sports. The academic trajectory was marked by a rupture and impact with the university environment, as well as by the constant participation in projects aimed at teaching in basic education, providing an approximation with the school reality and resulting in professional expectations focused on acting in basic education. In this way, we can understand Basic Education and Initial Education in an approach aiming at a human development that respects the singularities of the subjects throughout the initial education process so that these future teachers can offer society a humanized education and not reproduce negative examples during their performance. professional. It is urgent that School and University can promote an integrated link to the detriment of a fragmented education.
Keywords: Educação física
Professores de educação física
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE
???metadata.dc.subject.user???: Educação Física
Escolarização
Formação Inicial
Juventude
Physical Education
Schooling
Initial formation
Youth
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CRUZ, Everton Cesar de Oliveira da. Do eu-aluno/a para o eu-professor/a de educação física: trajetórias de escolarização e formação inicial. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8571
Issue Date: 30-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Everton Cruz_PPGE.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons