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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A organização curricular por campos de experiências: como a formação continuada de professores de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação De Manaus enfoca essa questão?
???metadata.dc.creator???: Silva, Andrea Drumond Bonetti da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bissoli, Michelle de Freitas
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Camila Ferreira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Sinara Almeida da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, que objetiva compreender como a formação continuada, ofertada para os professores/as de Educação Infantil pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus, tem focalizado a questão da organização curricular por campos de experiências. Tal estudo se justifica por serem os campos de experiências a forma de organização curricular preconizada pelos documentos norteadores da Educação Infantil no Brasil hoje (BRASIL, 2009; 2017). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica. Esses procedimentos têm por objetivo compreender, a partir da análise dos documentos oficiais brasileiros sobre a Educação Infantil, o significado da organização curricular por campos de experiências; além de discutir as implicações pedagógicas de tal proposta de organização curricular; além de analisar as ementas das propostas de formação continuada oferecidas pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério para professores(as) de Educação Infantil, com o intuito de perceber como o conceito de campos de experiência é focalizado.
Abstract: This dissertation presents the results of the Master´s research, inserted in the Educator Training and Praxis Research Line, facing the Amazonian challenges of the Post graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas, which aims to understand how continuing education, offered to teachers by the Municipal Education Department of Manaus, has focused on the issue of curriculum organization by fields of experience. This study is justified by the fact that the fields of experience are the form of curriculum organization advocated by the guiding documents of Childhood Education in Brazil nowadays (BRASIL, 2009; 2017). This is a qualitative research in which we adopted documentar and bibliographic research as methodological procedures. These procedures aim to understand, based on the analysis of official Brazilian documents on Childhood Education, the meaning of curriculum organization by fields of experience; in addition to discussing the pedagogical implications of such proposed curriculum organization; in addition to analyzing the menus of continuing education proposals offered by the Division of Professional Development of Teaching (DDPM) for Childhood Education teachers, in order to understand how the concept of fields of experience is focused.
Keywords: Professores - Formação
Educação infantil - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Campos de experiências
Formação de Professores de Educação Infantil
Implicações Pedagógicas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Andrea Drumond Bonetti da. A organização curricular por campos de experiências: como a formação continuada de professores de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação De Manaus enfoca essa questão?. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8707
Issue Date: 25-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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