???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8873
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino de inglês mediado por tecnologia em uma escola da rede pública de Manaus durante a pandemia da Covid-19
???metadata.dc.creator???: Cordeiro, Hilda Leonor Oliveira de Magalhães 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
???metadata.dc.contributor.referee1???: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Leonard Christy Souza
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação remota emergencial instaurou-se em Manaus em 17 de março de 2020 e, a partir dessa data, por dois anos consecutivos, os professores do 1º Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas estiveram em casa, em frente a um computador, planejando como se dariam as aulas virtuais. Nós, professores, eu inserida neste contexto e campo de pesquisa, apropriamo-nos de ferramentas não utilizadas até então e, assim, demos prosseguimento ao ensino-aprendizagem de uma forma nova, inesperada e brusca, envoltos numa atmosfera de tristezas e medos. Diante dessa situação inédita e cercada de incertezas, foi concebida esta pesquisa, cujo objetivo geral foi apreender o ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio, na modalidade virtual, no 1º Colégio Militar da Polícia Militar do Amazonas, durante o isolamento social obrigatório devido à pandemia da Covid-19, com vistas a refletir sobre a situação do ensino desse componente curricular na atualidade. Os objetivos específicos foram: apresentar a configuração do ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio, na modalidade virtual, no referido Colégio, durante o isolamento social obrigatório devido à pandemia da Covid-19; identificar eventuais lacunas desse ensino-aprendizagem, tomando como ancoragem tanto as diretrizes educacionais, quanto a dimensão cronotrópica em que se insere; e refletir sobre as mudanças emergentes, considerando as necessidades impostas pelo cenário socioeducacional instaurado pela pandemia. A fundamentação teórica considerou o ensino de Inglês e a mediação tecnológica, o dialogismo bakhtiniano, bem como as diretrizes educacionais referentes ao ensino de Inglês e ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017b, 2018). Concernente à metodologia, tratou-se de uma pesquisa documental qualitativa, na área da Linguística Aplicada, conduzida por meio de uma análise enunciativa discursiva com aporte na dialogia de Bakhtin. Os dados documentais foram constituídos dos planejamentos pedagógicos mensais das aulas de Inglês das três séries do Ensino Médio e das gravações das aulas virtuais ministradas por meio do Google Meet. A análise dialógica do discurso desses dados foi realizada a partir do conceito de exotopia, que possibilitou a análise do contexto de pesquisa em que eu mesma estava inserida como professora. Os resultados provenientes da análise dos dezoito planejamentos e das aulas gravadas foram discutidos em relação ao desenvolvimento de competências relacionadas na Base. Verificou-se que “Repertório Cultural” e “Trabalho e Projeto de Vida” apareceram com baixíssima frequência nos planejamentos analisados e que “Autoconhecimento e Autocuidado”, “Empatia e Cooperação” e “Responsabilidade e Cidadania” não foram observados claramente nos planejamentos. Quanto aos possíveis resultados pedagógicos da pesquisa, foi possível, por meio do olhar exotópico, observar e analisar minha própria prática pedagógica. Após experimentarmos a tecnologia em sala de aula, não devemos retroceder ao “velho normal” e não podemos esquecer das lições da pandemia, período em que a empatia em relação à dor do outro nos fizeram mais compreensivos e respeitosos em relação aos nossos alunos e aos seus familiares. Que a pandemia passe, mas esse comportamento permaneça.
Abstract: The emergency remote education was established in Manaus, on March 17th, 2020, and from that date, for two consecutive years, the teachers of 1st Military College of the Military Police of Amazonas were at home, in front of a computer, planning week by week how they would teach by virtual classes. We, teachers, myself inserted in this context and field of research, appropriated tools that had not been used until then and, thus, continued teaching and learning in a new, unexpected and abrupt way, wrapped in an atmosphere of sadness and fear. Facing this unprecedented situation surrounded by uncertainties, this research was conceived with a general objective of apprehending the teaching-learning of the English language, in High School, in the virtual modality, at the 1st Military College of the Military Police of Amazonas, during the mandatory social isolation due to the Covid-19 pandemic, in order to reflect on the current teaching situation of this curricular component. The specific objectives were presenting the configuration of the teaching-learning of the English language, in High School, in the virtual modality, in CMPM I, during mandatory social isolation due to the Covid-19 pandemic; identifying possible gaps in the teaching-learning process, based on both the educational guidelines and the chronotropic dimension in which it is inserted; and reflecting on emerging changes, considering the needs imposed by the socio-educational scenario created by the pandemic. The theoretical foundation addressed the teaching of English and technological mediation, Bakhtinian dialogism, as well as educational guidelines regarding the teaching of English and the use of Digital Information and Communication Technologies, according to the National Common Curricular Base. Concerning the methodology, it was a qualitative documentary research, in the line of research of Applied Linguistics, discussed through a discursive enunciative analysis based on Bakhtin's dialogism. The documentary data were constituted of the lesson plans and the recordings of virtual classes, taught through Google Meet. A Dialogic Discourse Analysis of these data was carried out based on the concept of exotopy, through which I was able to analyze the research context in which I myself was inserted as a teacher. The results from the eighteen studies and the analysis of teaching and planning developed were developed in relation to competencies related to the BNCC. It was found that Cultural Repertoire and Work and Life Project appeared with very low frequency in the analyzed lesson plans and that Self-knowledge and Self-care, Empathy and Cooperation and Responsibility and Citizenship did not appear clearly in the plans. As possible pedagogical results of the research, personally, it was possible, through the exotopy, to observe and analyze my own pedagogical practice, which is a valuable teaching exercise; professionally, after experiencing technology in the classroom, we should not revert to the 'old normal'; and socially, we cannot forget the lessons of the pandemic, a period in which empathy towards the pain of the other made us more understanding and respectful towards our students and their families. May the pandemic pass, but this good behavior remains.
Keywords: Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Ensino via Web
Ensino - Meios auxiliares
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
???metadata.dc.subject.user???: Ensino-aprendizagem
Inglês
Pandemia da Covid-19
Tecnologia
Análise Dialógica do Discurso
Exotopia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: CORDEIRO, Hilda Leonor Oliveira de Magalhães. OO ensino de inglês mediado por tecnologia em uma escola da rede pública de Manaus durante a pandemia da Covid-19. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8873
Issue Date: 8-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_HildaCordeiro_PPGL.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.