???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9009
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado
???metadata.dc.creator???: Pessoa, Maria Perpétua Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, Wagner Barros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Teixeira, Wagner Barros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Montenegro, Monica Maria
???metadata.dc.contributor.referee3???: Corrêa, Edith Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a colaboração do Centro de Estudos de Línguas no processo de formação inicial do professor de Língua e Literatura Inglesa, durante o curso de Licenciatura, na Universidade Federal do Amazonas. O Centro de Estudos de Línguas é um projeto de extensão universitária que, há trinta anos, proporciona à comunidade acadêmica e comunidade em geral, o acesso ao ensino de línguas economicamente acessível e de qualidade. Aos discentes do curso de Letras- Língua e Literatura Inglesa constitui-se um espaço de realização de estágio das disciplinas acadêmicas de Estágio Supervisionado. O embasamento teórico da pesquisa trata da formação inicial de professores de língua inglesa (COSTA, 2014; VIEIRA-ABRAHÃO, 2002; 2012 entre outros) em contexto de extensão universitária (NETO,2005; PAULA, 2015; REIS, 2010 e SOUZA, 2010) e estágio (BARBOSA, 2013; BORELLI, 2015; PIMENTA, 2001 e PIMENTA e LIMA, 2012). Este trabalho de pesquisa segue uma abordagem qualitativa (GIL,1989; 2002; OLIVEIRA,2012; PAIVA, 2019 e SEVERINO, 2002) e caracteriza-se como um estudo de caso (DUFF,2007; CHIZZOTTI, 2006a, 2006 e YIN, 2005). Os participantes da pesquisa são alunos egressos do Curso de Letras-Língua e Literatura Inglesa que tenham realizado atividades inerentes à disciplina Estágio Supervisionado no Centro de Estudos de Línguas da UFAM. A geração de dados se deu por meio de análise documental e questionário investigativo. Os documentos analisados revelaram que a possibilidade de estágio supervisionado em projetos de extensão proporciona um enriquecimento da experiência de estágio ao expandir os campos de atuação dos estagiários.
Abstract: This research intends to analyze the collaboration of the Centro de Estudos de Línguas in the initial teacher training of the students of undergraduation course in English Language and Literature at the Federal University of Amazonas. The Centro de Estudos de Línguas is a university extension project that, for thirty years, has provided the academic community and the community in general with access to affordable and quality language courses. The students of undergraduation course in English Language and Literature take supervised traineeship on the project, that constitutes a monitored space for carrying out an internship in the academic subjects. The theoretical basis of the research deals with the initial teacher training of English language teachers (COSTA, 2014; VIEIRA-ABRAHÃO, 2002; 2012 among others) in the context of university extension (NETO, 2005; PAULA, 2015; REIS, 2010 and SOUZA, 2010) and internship (BARBOSA, 2013; BORELLI, 2015; PIMENTA, 2001 and PIMENTA and LIMA, 2012). This research work follows a qualitative approach (GIL, 1989; 2002; OLIVEIRA, 2012; PAIVA, 2019 and SEVERINO, 2002) and is characterized as a case study (DUFF, 2007; CHIZZOTTI, 2006a, 2006 and YIN, 2005). The research participants were graduated students from the undergraduation course in English Language and Literature at the Federal University of Amazonas who have taken the Supervised Traineeship course at the Centro de Estudos de Línguas at UFAM. The data generation was made through document analysis and investigative questionnaire.At first, the documents analyzed revealed that the possibility of a supervised internship in extension projects provides an enrichment of the internship experience by expanding the interns' fields of action.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Formação Inicial. Extensão Universitária. Professores de Língua Inglesa. Estágio Supervisionado
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: O Centro de Estudos de Línguas da UFAM e a formação inicial de professores de língua inglesa: um estudo de caso na disciplina estágio supervisionado, 2021, [98], Dissertação, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Amazonas, [Manaus]
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9009
Issue Date: 27-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Maria Perpétua Silva_PPGLET.pdfDIssertação de Maria Perpetua Silva Pessoa2.32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.