???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9010
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mediação tecnológica para docentes com temas ambientais
???metadata.dc.creator???: Bentes, Jemmy Kilber Rodrigues 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Henrique dos Santos
First advisor-co: Cavalcante, Kátia Viana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, Henrique dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Ana Claudia Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee3???: Guimarães, Walma Nogueira Ramos
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo da dissertação e de seu produto é propor aos profissionais da educação do município de Iranduba – Amazonas um formato de ensino de ciências ambientais mediado pelo uso de tecnologias digitais, a partir de sua realidade e conhecimento. Quanto aos procedimentos adotados, tomaram-se por base o método de pesquisa-ação e o de abordagem sistêmica. Os resultados foram produzidos mediante a utilização de técnicas quali-quantitativas e são apresentados de forma exploratório-descritiva. A coleta de dados foi desenvolvida em quatro momentos assim organizados: levantamento de dados da escola, dos sujeitos, seleção de colaboradores e formação complementar tecnológica. Na fase qualitativa procurou-se compreender o fenômeno, a qualificação dos dados e avaliação das informações obtidas. Posteriormente na abordagem quantitativa, buscou-se tabular as informações para compreender melhor os dados. A pesquisa mostrou que a eficiência em uma formação complementar deve considerar a realidade socioambiental e as limitações tecnológicas dos sujeitos, prospectando o uso ferramentas digitais nas respectivas docências a partir da dialogicidade. Os resultados obtidos serviram de referência para a elaboração de uma Proposta Pedagógica de Curso Transdisciplinar Tecnológica, com ênfase no ensino das ciências ambientais. O produto educacional resultante é de fácil replicação e/ou adaptação em regiões da Amazônia com características análogas ao Município de Iranduba/AM.
Abstract: The objective of the dissertation and its product is to propose to education professionals in the municipality of Iranduba - Amazonas a format for teaching environmental sciences mediated by the use of digital technologies, based on their reality and knowledge. As for the procedures adopted, the action research method and the systemic approach were used as basis. The results were produced using quali-quantitative techniques and are presented in an exploratory-descriptive manner. Data collection was carried out in four moments, organized as follows: data collection from the school, the subjects, selection of collaborators and complementary technological training. In the qualitative phase, we sought to understand the phenomenon, qualify the data and evaluate the information obtained. Subsequently, in the quantitative approach, we sought to tabulate the information to better understand the data. The research showed that the efficiency in a complementary training must consider the socio-environmental reality and the technological limitations of the subjects, prospecting the use of digital tools in the respective teachings from the dialogicity. The results obtained served as a reference for the elaboration of a Pedagogical Proposal for a Technological Transdisciplinary Course, with emphasis on the teaching of environmental sciences. The resulting educational product is easy to replicate and/or adapt in regions of the Amazon with similar characteristics to the Municipality of Iranduba/AM.
Keywords: Inovações educacionais
Tecnologia educacional
Meio ambiente
Recursos naturais
Conservação da natureza
Prática de ensino
Amazônia - Condições econômicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS AGRARIAS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Tecnologias de informação e comunicação
Sensibilização ambiental
Formação docente
Realidade Amazônica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: BENTES, Jemmy Kilber Rodrigues. Mediação tecnológica para docentes com temas ambientais. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9010
Issue Date: 30-May-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons