???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9036
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Mirian Ramos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nowak, Maria de Fátima Vieira
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo apresenta possibilidades de práticas pedagógicas que favorecem a compreensão dos educandos quanto aos impactos ambientais na produção dos resíduos sólidos. Essa capacidade de compreensão é ampliada quando há discussões e reflexões em sala de aula abordando o contexto global, mas não deixando de trazer para a realidade local do educando. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo estimular a atitude crítica-reflexiva dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca dos impactos causados pela produção e destinação de Resíduos Sólidos (RS) no ambiente. Para tal, esta pesquisa teve como público-alvo, educandos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública, localizada no bairro Abial, Município de Tefé/AM. A pesquisa-ação foi adotada como abordagem metodológica, caracterizada pela participação de professora-alunos a fim de alcançar um aprendizado pautado na prática crítico-reflexiva. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas propiciaram momentos de diálogos, participação ativa dos educandos, momentos de expressarem suas ideias em cada atividade, estabelecendo um pensamento dialógico-reflexivo. Para tanto, fez-se necessário contextualizar a problemática dos resíduos sólidos com a realidade vivenciada pelos educandos, relacionando à questão social, econômica e ambiental. Como técnicas e instrumentos para a coleta de dados foram aplicados: questionário semiestruturado, discussões coletivas, observações e registros áudios visuais: filmagens e fotos. A partir da análise dos resultados foi possível observar que as atividades pedagógicas estimularam a atitude crítica-reflexiva dos educandos quanto a produção e descarte de resíduos sólidos. Nesse sentido, são necessárias políticas públicas que garantam as condições necessárias para que os educandos e a sociedade em geral façam o descarte sustentável dos resíduos, a exemplo da coleta seletiva de lixo.
Abstract: This study presents possibilities of pedagogical practices that favor the students' understanding of the environmental impacts in the production of solid waste. This ability to understand is amplified when it addresses the discussions and in the study room of the global context but does not study the expansion to the local reality of teaching. In this sense, the present work aims to stimulate a critical-reflexive attitude of the students of the Education of Young and Adults (EJA) about the impacts generated by the production and destination of Solid Waste (RS) in the environment. To this end, this research had as target audience, students of the Youth and Adult Education (EJA) modality, from a public school, located in the Abial neighborhood, Municipality of Tefé/AM. The action was studied as a research-logical methodological approach, through the participation of teacher-students in order to achieve learning. In this sense, as activities developed, their activities provide moments of educational dialogue, moments of activation in each, establishing a dialogic-reflective thought. Therefore, it was necessary to contextualize the problem of solid waste with the reality experienced by the students, relating it to social, economic, and environmental issues. How data collection techniques and instruments were applied and photos. From the analysis of the results, it was possible to observe that the pedagogical activities stimulate a critical-reflective attitude of the students regarding the production and disposal of solid waste. In a sustainable sense, political societies are public policies that guarantee favorable conditions for education and generally dispose of waste, such as selective garbage collection.
Keywords: Educação de jovens e adultos - Tefé (AM)
Professores e alunos
Educação ambiental - Amazônia
Lixo - Eliminação - Aspectos ambientais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
???metadata.dc.subject.user???: Amazônia
Consumismo
Ensino-aprendizagem de jovens e adultos
Impactos ambientais
Recurso educacional
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: RODRIGUES, Mirian Ramos. Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9036
Issue Date: 10-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons