???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9150
???metadata.dc.type???: Tese
Title: CodePlay: uma plataforma que incorpora a ludicidade de jogos de entretenimento a um juiz on-line
???metadata.dc.creator???: Pessoa, Marcela Sávia Picanço 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, David Braga Fernandes de
First advisor-co: Conte, Tayana Uchoa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gasparini, Isabela
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Davi Viana dos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nakamura, Fabíola Guerra
???metadata.dc.contributor.referee4???: Souto, Eduardo James Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: Segundo a literatura científica, manter o interesse e o engajamento dos alunos em disciplinas de programação é um grande desafio. A elevada complexidade dos conteúdos e a demora no feedback de resolução de exercícios são alguns dos problemas apontados. Para melhorar o feedback, muitas instituições de ensino têm optado pela utilização de sistemas juízes on-line. No entanto, tais sistemas sozinhos não conseguem resolver o problema da falta de interesse e engajamento dos alunos, o que tem motivado o surgimento de novas pesquisas para mitigar esse problema. Nesse sentido, algumas das alternativas mais estudadas pelos pesquisadores são os jogos, jogos sérios e gamificação. Diante disso, este trabalho de doutorado tem como objetivo aumentar o interesse e o engajamento de alunos de disciplinas de programação que fazem uso de sistemas juízes on-line, através da integração de um ambiente gamificado que possui um jogo chamado CodePlay ao mecanismo de feedback automático do juiz on-line, condicionando o avanço dos alunos no jogo à resolução de exercícios de programação no juiz on-line. Para validar o CodePlay, foram realizados estudos com especialistas em jogos e com alunos de Introdução à Programação de Computadores. Foram analisadas as respostas de questionários e os registros de logs dos sistemas, com o objetivo de identificar a percepção dos jogadores em relação ao CodePlay. Além disso, foi analisado os logs de utilização do juiz on-line e da gamificação. A partir desses logs foi definido um conjunto de variáveis capazes de descrever a desempenho e o engajamento dos alunos. Como resultado, as respostas dos questionários indicam que a plataforma de gamificação pode ajudar a estimular o engajamento dos estudantes. Adicionalmente, a análise dos logs mostrou que alunos com diferentes perfis de jogadores têm preferências por diferentes elementos de jogos, indicando a necessidade de considerar tais diferenças para aumentar o engajamento de todos os alunos, independentemente dos perfis. Na análise do desempenho dos alunos, medido por meio das médias das avaliações, os resultados indicam que as turmas que usaram o juiz on-line com gamificação (𝑀e = 8,24; 𝐸𝑆 = 0,281; 𝑝 < 0,001), tiveram um desempenho melhor quando comparado com turmas que usaram o juiz on-line sem gamificação (𝑀e = 7,0). Nas métricas que medem o engajamento, os resultados indicam que também há uma diferença estatisticamente significante entre o grupo que usou o juiz online gamificado e o grupo que usou sem a gamificação. Ao analisar a variável média dos trabalhos práticos, os alunos que usaram o juiz on-line gamificado (𝑀e = 9,12; 𝐸𝑆 = 0,395; 𝑝 < 0,001) tiveram melhor desempenho do que os alunos que não usaram a gamificação (𝑀e = 7,85). O índice de procrastinação, que mede a antecedência com que o aluno começou a solucionar os exercícios, também apresentou uma diferença significativa entre os dois grupos, tendo as turmas que usaram gamificação (𝑀e = 0,517; 𝑑 = 0,482; 𝑝 = 0,006) iniciado antes a resolução dos exercícios, quando comparado com as turmas sem gamificação (𝑀e = 0,585).
Abstract: According to the scientific literature, maintaining students’ interest and engagement in CS1 courses is a major challenge. The high complexity of the course content and the delay in the exercises resolution feedbacks are some of the problems. To improve feedback to the students, many educational institutions have adopted online judge systems. However, such systems alone cannot solve students’ lack of interest and engagement, which has motivated new researches to mitigate this problem. In this sense, one of the most studied alternatives by researchers are games, serious games, and gamification. Thus, this Ph.D. thesis aims to increase the interest and engagement of CS1 students by integrating a game called CodePlay to the automatic feedback mechanism of online judges, where the students need to solve the programming exercises to be able to progress in the game. To validate CodePlay, preliminary studies were carried out with game specialists and CS1 students. Questionnaire responses and system logs records were analyzed to identify players’ perceptions of CodePlay. As a result, the answers to the questionnaires indicate that the game is promising and can help to stimulate student engagement. Additionally, the analysis of the logs showed that students with different player profiles have preferences for different game elements, indicating the need to consider such differences to increase the engagement of all students, regardless of their profiles. Student performance is measured through assessment averages. The results indicate that the classes that used the gamified online judge (𝑀e = 8.24; 𝐸𝑆 = 0.281; 𝑝 < 0.001) performed better when compared to the classes that used the judge online without gamition (𝑀e = 7.0). Metrics that measure engagement indicate that there is also a statistically significant difference between the group that used the gamified online judge and the group that used it without gamification. When we analyzed the average of the grades of practical assignments, students who used the gamified online judge (𝑀e = 9.12; 𝐸𝑆 = 0.395; 𝑝 < 0.001) performed better than students who did not use gamification (𝑀e = 7.85). The procrastination index, which measures the anticipation with which the students started to code the exercises, also showed a significant difference between the two groups, with the classes that used gamification (𝑀e = 0.517; 𝑑 = 0.482; 𝑝 = 0.006) started earlier to solve the exercises, when compared to the classes without gamification (𝑀e = 0.585).
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: SISTEMAS DE COMPUTACAO: SOFTWARE BASICO
???metadata.dc.subject.user???: Gamificação
Jogos
Tipo de usuário
Tipo de jogador
Aprendizagem de programação
Juiz on-line
Jogos aplicados à educação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: BASTOS, Marcela Sávia Picanço Pessoa. CodePlay: uma plataforma que incorpora a ludicidade de jogos de entretenimento a um juiz on-line. 2022. 230f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9150
Issue Date: 27-Oct-2022
Appears in Collections:Doutorado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_MarcelaBastos_PPGI.pdfTese42.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons