???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9231
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Livros didáticos de Língua Portuguesa: refrações sobre o escopo político-ideológico e o ensino público no Amazonas
Other Titles: Portuguese Language textbooks: refractions about the political-ideological scope and teaching public in Amazonas
???metadata.dc.creator???: Reis Júnior, Evandro Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
???metadata.dc.contributor.referee1???: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
???metadata.dc.contributor.referee2???: Teixeira, Wagner Barros
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa insere-se no âmbito da Linguística Aplicada e seu objetivo principal consistiu em analisar uma coletânea de livros de Língua Portuguesa adotados no ensino médio de escolas públicas da cidade de Manaus, enquanto resultado de Políticas Públicas. Ancora-se, para tanto, nos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2010; VOLÓCHINOV, 2017), assim como na Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006). Os objetivos específicos consistiram em (1) investigar os fatores que atravessam o livro didático no âmbito nacional, considerando sua constituição ideológica, política e social; (2) analisar a materialidade textual dos livros didáticos, que compõem o corpus da pesquisa, à luz dos documentos oficiais que orientam o ensino de Língua Portuguesa voltado ao ensino médio no âmbito nacinal e regional; (3) apreender os aspectos de constituição discursiva que sustentam os livros didáticos analisados como instrumentos de base de ensino aprendizagem, construção do conhecimento e de formação de sujeitos sociais. Como subsídio da investigação foram observados os documentos oficiais que norteiam a Educação a nível nacional e regional - Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (BRASIL, 1999); Proposta Curricular de Língua Portuguesa Para o Ensino Médio (AMAZONAS, 2012); Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) – bem como o Plano Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2018; 2020). Para além das condições de produção estrutural que incidem sobre a coletânea analisada, demarcamos a presença da função ideológica, política, econômica, didática, social e histórica na perspectiva educacional e seu reflexo e refração na prática de ensino materializada. Apreendemos assim, que os livros analisados e, por extensão, todos os livros didáticos decorrentes de políticas públicas educacionais, constituem-se como um arquivo histórico-cultural e documental valioso ao que concerne a esfera educacional e que contribuiu e contribui ativamente na formação e na promoção do ensino-aprendizagem no âmbito nacional.
Abstract: This study falls within the scope of Applied Linguistics and its main objective was to analyze a collection of Portuguese language books adopted in high school in public schools in the city of Manaus, as a result of Public Policies. It is based, therefore, on the theoretical-epistemological and methodological assumptions of the Bakhtin Circle (BAKHTIN, 2010; VOLÓCHINOV, 2017), as well as on the Dialogical Analysis of Discourse (BRAIT, 2006). The specific objectives consisted of (1) investigating the factors that cross the didactic material at the national level, considering its ideological, political and social constitution; (2) analyzing the textual materiality of the didactic material, which make up the corpus of the research, based on official documents that guide the teaching of the Portuguese language aimed at secondary education at the national and regional level; (3) apprehend the aspects of the discursive constitution that sustain the didactic material analyzed as basic instruments of teaching-learning, construction of knowledge and formation of social subjects. As a subsidy of the investigation, the official documents that guide Education at the national and regional level were observed - Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio (BRASIL, 1999); Proposta Curricular de Língua Portuguesa Para o Ensino Médio (AMAZONAS, 2012); Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) – as well as Plano Nacional do Livro Didático (BRASIL, 2018; 2020). In addition to the structural production conditions that affect the analyzed collection, we demarcate the presence of the ideological, political, economic, didactic, social and historical function in the educational perspective and its reflection and refraction in the materialized teaching practice. We thus apprehend that the analyzed books and, by extension, all didactic material resulting from educational public policies, constitute a valuable historical cultural and documental archive about the educational sphere and that contributed and actively contributes to the formation and promotion of teaching and learning at the national level.
Keywords: Livros didáticos
Língua portuguesa - Estudo e ensino (Ensino médio)
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LINGUISTICA: TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LINGUISTICA: LINGUISTICA APLICADA
???metadata.dc.subject.user???: Livro Didático
Ideologia
Políticas Públicas
Educação Básica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: REIS JÚNIOR, Evandro Oliveira. Livros didáticos de Língua Portuguesa: refrações sobre o escopo político-ideológico e o ensino público no Amazonas. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9231
Issue Date: 15-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Evandro Oliveira_PGL.pdf2.79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons