???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9252
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Armário de lembranças em cabeça de menina: a reinvenção da infância na lírica de Astrid Cabral
???metadata.dc.creator???: Alves, Hercilaine Virgínia Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Guedelha, Carlos Antônio Magalhães
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Cacio José
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rafael, Iná Isabel de Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa tem como objetivo investigar o universo lírico da poeta amazonense AstridCabral, no que tange à reinvenção da infância. O corpus de análise materializa-se em poemas selecionados de dois livros da autora, tomados como universo de amostra: Visgo da terra (2005) e Infância em franjas (2014), tendo em vista que, nessas duas obras, o eu-lírico é a mulher em revisita à menina que foi um dia. Os problemas de pesquisa que nortearam o trabalho foram assim delineados: que estratégias linguísticas e literárias Astrid Cabral utiliza, em seus poemas, para reinventar os flagrantes da infância? Quais metáforas da poeta expressam essa reinvenção? A pesquisa em busca de respostas para os problemas postos imerge no discurso poético astridiano, de dicção feminina, nos quais ouve-se a voz ora da menina, ora da mulher, já que a mulher e a menina estão frequentemente se reencontrando, em intensos diálogos. As lembranças da infância estão eternizadas em poemas plenos de inquietude, de ecos do passado, de descontentamento e de criticidade, o que faz com que o olhar sobre a infância tenha sempre um tom revisionista em relação ao passado e ao presente. O embasamento das investigações conta com os seguintes aportes teóricos: reflexões sobre a topoanálise e a poética do espaço, tal como as define Bachelard (2008); a intertextualidade e o discurso parodístico, com base em Samoyault (2008) e Sant‟Anna (2001); a metáfora como mecanismo linguístico e estético de recriação da realidade, tendo como pontos de partida as considerações de Marcuschi (2000), Lopes (1986) Sardinha (2007) e Lakoff e Johnson (2002). A pesquisa seguiu três eixos norteadores: Astrid Cabral (a poeta), a infância (o assunto) e o olhar multifacetado (o procedimento de pesquisa), e procura mostrar que a poeta quebra a lógica cartesiana que a sociedade costuma imprimir nos discursos sobre a infância, contrapondo uma amarga ironia à costumeira visão romântica a respeito do universo infantil. Com isso, Astrid Cabral poetiza os ônus e os bônus de ser criança, especialmente de ser menina, em um mundo de silenciamentos e repressão à figura feminina.
Abstract: The research aims to investigate the lyrical universe of the Amazonian poet Astrid Cabral, regarding the reinvention of childhood. The corpus of analysis materializes in selectedpoems from two of her books used as a sample: Visgo da terra (2005) and childhood in fringes (2014), considering that, in these two works, the lyrical self is the woman who revisits the girl she once was. The research problems that guided the work were outlined as follows: what linguistic and literary strategies. Does Astrid Cabral use, in her poems, to reinvent childhood flagrants? Which metaphors of the poet express this reinvention? The search for answers to the problems posed is immersed in the Astridian poetic discourse of feminine diction, in which sometimes the girl's voice is heard, sometimes the woman's voice, since the woman and the girl are often meeting again, in intense dialogues. Childhood memories are eternalized in poems full of disquiet, echoes of the past, discontent and of criticality, which makes the look at childhood always have a revisionist in relation to the past and the present. The basis for the investigations with the following theoretical contributions: reflections on topoanalysis and the poetics of space, as defined by Bachelard (2008); intertextuality and parody discourse, based on in Samovault (2008) and Sant'Anna (2001); metaphor as a linguistic mechanism and aesthetic of recreating reality, having as starting points the considerations of Marcuschi (2000), Lopes (1986) Sardinha (2007) and Lakoff and Johnson (2002). The search followed three guiding axes: Astrid Cabral (the poet), childhood (the subject) and the multifaceted (the research procedure), and seeks to show that the poet breaks the Cartesian logic that society usually imprints on discourses about childhood, contrasting a bitter irony to the usual romantic view of the universe childish. With this, Astrid Cabral poetizes the burdens and bonuses of being a child, especially of being a girl, in a world of silencing and repression of the female figure.
Keywords: Poesia brasileira - Amazonas
Amazônia - Poesia
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Infância
Topoanálise
Discurso parodístico
Metáfora
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: ALVES, Hercilaine Virgínia Oliveira. Armário de lembranças em cabeça de menina: a reinvenção da infância na lírica de Astrid Cabral. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9252
Issue Date: 9-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_HercilaineAlves_PPGL.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.