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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9320
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | As orientações da Base Nacional Comum Curricular e as implicações no processo ensino/aprendizagem em contexto de vulnerabilidade social |
???metadata.dc.creator???: | Oliveira, Maria Sônia Souza de |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Brito, Rosa Mendonça de |
First advisor-co: | Brito, Rosa Mendonça |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Luiz Carlos Cerquinho de Brito, Luiz Carlos Cerquinho de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Fraga, Maria da Conceição |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Guimarães, Oziris Alves |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de |
???metadata.dc.description.resumo???: | A vida e a história nos mostram que a educação como atividade consciente, intencional, como um processo individual-social, de inter-relacionamento mútuo e contínuo, objetiva sempre o aperfeiçoamento do homem em sociedade e por meio da sociedade pode ser caracterizada como aprendizagem e, também, como vivências. No bojo da educação formal, a aprendizagem, a nosso ver, deve ocupar a centralidade das ações pedagógicas através da inter-relação professor-aluno. Foi em função desse entendimento e com o objetivo de verificar e compreender como estava ocorrendo o processo ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na escola municipal Professora Sara Barroso, situada em contexto de vulnerabilidade na Zona Norte de Manaus, a partir da implementação do novo Currículo Escolar Municipal – CEM, em atendimento às orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O caminho metodológico da pesquisa esta orientado pelos princípios da fenomenologia do tipo Estudo de Caso. Realizamos pesquisas: teórica, documental, legal e empírica, tendo como instrumento de coleta das informações a entrevista semiestruturada com os professores, coordenadores pedagógicos e diretor e a observação. Para análise qualitativa e interpretação das informações utilizamos os princípios da hermenêutica como meio para a compreensão do problema estudado. Ao fim do estudo nos é possível dizer que a tese levantada “a priori” e confirmada a posteriori que: Os educandos-criança da Escola Sara Barroso estão concluindo (2019/2022) os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sem a aquisição das aprendizagens necessárias para esta etapa de ensino. |
Abstract: | Life and history show us that education as a conscious, intentional activity, as an individual-social process, of mutual and continuous interrelationship, always aims at the improvement of man in society and through society can be characterized as learning and , also as experiences. In the core of formal education, learning, in our view, should occupy the centrality of pedagogical actions through the teacher-student interrelationship. It was based on this understanding and with the objective of verifying and understanding how the teaching-learning process was taking place in the Early Years of Elementary Education at the municipal school Professora Sara Barroso, located in a context of vulnerability in the North Zone of Manaus, from the implementation of the new Municipal School Curriculum – CEM, in compliance with the guidelines of the National Common Curricular Base – BNCC. The methodological path of the research is guided by the principles of phenomenology of the Case Study type. We carried out research: theoretical, documental, legal and empirical, using semi-structured interviews with teachers, pedagogical coordinators and principal and observation as an instrument for collecting information. For qualitative analysis and interpretation of information, we used the principles of hermeneutics as a means of understanding the studied problem. At the end of the study, it is possible to say that the thesis raised “a priori” and confirmed a posteriori that: The child learners at the Sara Barroso School are completing (2019/2022) the Initial Years of Elementary Education, without acquiring the necessary learning for this teaching stage. |
Keywords: | Educação infantil Professores de educação infantil |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Ensino-aprendizagem Educando-criança Anos iniciais Vulnerabilidade |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Citation: | OLIVEIRA, Maria Sônia Souza de. As orientações da Base Nacional Comum Curricular e as implicações no processo ensino/aprendizagem em contexto de vulnerabilidade social. 2022. 166 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9320 |
Issue Date: | 30-Nov-2022 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
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