???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música
???metadata.dc.creator???: Ozier, Raimundo Neves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Afonso, Lucyanne de Melo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barros, Rosemara Staub
???metadata.dc.contributor.referee2???: David, Robert Carvalho de Azevedo
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é uma Dissertação do Programa ProfArtes – PPG-ART-MP - Mestrado Profissional em Ensino de Artes – UFAM/UEA e tem como objetivo apresentar o resultado da pesquisa de mestrado, com o tema O ENTRELAÇAMENTO DA CULTURA DE ANORI – AM COM A PEDAGOGIA DALCROZE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MÚSICA. O foco da discussão está direcionado ao desenvolvimento da pedagogia de Dalcroze por meio da rítmica, do solfejo e da improvisação. Para uma melhor compreensão da abordagem pedagógica, utilizou-se adaptações do educador Musical Iramar Rodrigues, do Curso de Rítmica Dalcroze: uma educação por e para a música. [mimeo]. Associação Pró-Música de Uberlândia. Tendo como público-alvo os alunos de música no ensino médio. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, relacionando a cultura anoriense do açaí, da pesca e da farinha com a educação musical.
Abstract: This work is a Dissertation of the ProfArtes Program – PPG-ART-MP - Professional Master in Arts Teaching – UFAM/UEA and aims to present the result of the master's research, with the theme THE INTERLACING OF THE CULTURE OF ANORI – AM WITH THE DALCROZE PEDAGOGY: PEDAGOGICAL PRACTICES FOR TEACHING MUSIC. The focus of the discussion is directed to the development of Dalcroze's pedagogy through rhythmic, solfeggio and improvisation. For a better understanding of the pedagogical approach, adaptations of the Musical educator Iramar Rodrigues, from the Dalcroze Rhythmic Course: an education by and for music, were used. [mimeo]. Uberlândia Pro-Music Association. Having music students in high school as target audience. The activities were developed in the classroom, relating the Açaí culture, fishing and flour to the music education.
Keywords: Arte e música
Música - Instrução e estudo
Prática musical
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Rítmica
Pedagogia Dalcroze
Música
Ensino Médio
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM - UEA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: OZIER, Raimundo Neves. O entrelaçamento da cultura de Anori - AM com a pedagogia Dalcroze: práticas pedagógicas para o ensino de música. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9372
Issue Date: 31-Jan-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RaimundoOzier_PROFARTES.pdf2.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.