???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9629
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Percussão corporal e o ensino de Música: práticas criativas para a educação básica
Other Titles: Body Percussion and Music Teaching: creative practices for basic education
???metadata.dc.creator???: Almeida, Taísa Aparecida dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinto, Renato Antonio Brandão Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Afonso, Lucyanne de Melo Afonso
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Cláudia Guerra
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo verificar como a percussão corporal se apresenta para os interesses da educação musical, em classes regulares de ensino. É uma realidade experimental, situada no município amazônico de Manicoré, cidade ribeirinha do Vale do Rio Madeira e potencial criativo da Região Norte. Por este caminho, passamos a perceber como teorias pedagógicas musicais foram preponderantes para o amadurecimento das ideias de construção de uma cartilha. Contendo orientações acerca da percussão corporal, como agente musicalizador, em ambientes privados, de muitos recursos materiais para o assunto. Foi uma ação desenvolvida em 24 meses para o Mestrado Profissional em Artes e teve como sustentação teórica, alguns autores relacionados ao fazer musical, pedagogia e construção de materiais didáticos interativos. Como conclusão, observa-se possibilidades inúmeras para a socio-criação de elementos básicos para o ensino da música, sobretudo, em localidades mais específicas como o interior do maior estado da federação.
Abstract: The present work is concerned with verifying how body percussion presents itself to the interests of music education in regular teaching classes. It is an experimental reality located in the Amazon municipality of Manicoré, a riverside city in the Madeira River Valley and creative potential of the northern region. Along this path, we began to realize how musical pedagogical theories were preponderant for the development of ideas for the construction of a booklet containing guidelines about body percussion as a musicalizing agent in environments deprived of many material resources for the subject. It is an action developed in 24 months for the Professional Master in Arts and had as theoretical support some authors related to music making, pedagogy and construction of interactive didactic materials. It concludes by observing innumerable possibilities for the socio-creation of basic elements for teaching music, especially in more specific locations such as the interior of the largest state of the federation.
Keywords: Música - Instrução e estudo
Prática musical
Ritmo
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: MUSICA
???metadata.dc.subject.user???: Percussão Corporal
Manicoré
Educação Musical
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: ALMEIDA, Taísa Aparecida dos Santos. A percussão corporal e o ensino de Música: práticas criativas para a educação básica. 2023. 53 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9629
Issue Date: 8-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_TaísaAlmeida_PROFARTES.pdf1.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons