???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9660
???metadata.dc.type???: Tese
Title: "MOTIRÕ – Um Modelo de Dificuldades com Informações de Awareness para Apoiar os Utilizadores e Desenvolvedores dos Fóruns Educacionais On-line
Other Titles: MOTIRÕ - A Model of Forum Difficulties with Awareness Information to Support Users of On-line Discussion Forums
???metadata.dc.creator???: Lima, Dhanielly Paulina Rodrigues de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães Netto, José Francisco de
First advisor-co: Gerosa, Marco Aurélio
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gadelha, Bruno Freitas
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza Pio, José Luiz de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Menezes, Crediné Silva de
???metadata.dc.contributor.referee4???: Steinmacher, Igor Fábio
???metadata.dc.description.resumo???: Os fóruns de discussão on-line são ferramentas de comunicação assíncrona amplamente utilizadas em Sistemas de Gestão de Aprendizagem e são ferramentas valiosas para interconectar grupos e promover a reflexão na aprendizagem por meio do compartilhamento das informações. No entanto, instrutores e alunos enfrentam uma variedade de necessidades/dificuldades ao interagir nos fóruns. Esta tese investigou as características dos fóruns de discussão, com o objetivo de identificar as dificuldades enfrentadas pelos instrutores. Além disso, também investigamos elementos de awareness que podem auxiliar os instrutores na coordenação de suas atividades. Os elementos de awareness ajudam os indivíduos a interpretar eventos, coordenar tarefas e antecipar as necessidades. Ainda, investigamos benefícios, estratégias para um fórum mais participativo e melhorias que podem ser exploradas e implementadas como forma de potencializar o uso da ferramenta. Para isso, realizamos um estudo empírico com instrutores que trabalham no ensino a distância e fizemos um mapeamento sistemático para identificar os resultados da literatura relacionados aos fóruns e aos elementos de awareness. A combinação desses dois estudos possibilitou a criação de um Modelo de Necessidades dos Fóruns denominado Motirõ. Motirõ é uma palavra em tupi-guarani que significa reunião de pessoas para construir algo juntas, uns ajudando os outros. O fórum tem essa essência, é um espaço virtual que reúne pessoas para construir e compartilhar conhecimento por meio da colaboração em que todos crescem juntos, uns ajudando os outros. No entanto, essa essência ficou perdida no tempo e precisa ser resgatada para gerar em seus utilizadores um maior engajamento. O modelo Motirõ tem como objetivo ajudar o fórum a ser uma ferramenta usual, para isso evidenciamos as necessidades e dificuldades do fórum e damos um direcionamento do que pode ser feito para melhorar/potencializar essa ferramenta. O modelo de dificuldades que nesta tese também chamaremos de modelo de necessidades é um guia que pode ser amplamente explorado pela comunidade de ensino a distância. A validação do modelo ocorreu por meio de um terceiro estudo: o survey, que demonstrou um índice de aprovação positivo para os cenários desenvolvidos e apresentados. Desta forma, a principal contribuição desta tese consiste nas evidências empíricas e da literatura a respeito das necessidades de utilização dos fóruns que são combinadas aos elementos de awareness e consolidados em um modelo. Além disso, os resultados proporcionam uma série de informações a respeito dos fóruns educacionais on-line, tais como, melhorias que podem ser aplicadas para mitigar as dificuldades e quais estratégias utilizar no dia a dia. Os dados obtidos, analisados e apresentados por essa tese são relevantes para a comunidade de ensino a distância e têm potencial de ajudar instrutores, desenvolvedores e pesquisadores no uso e aprimoramento dos fóruns.
Abstract: On-line discussion forums are asynchronous communication tools widely used in Learning Management Systems and are valuable tools for interconnecting groups and promoting reflection in learning through shared information. However, instructors and students face a variety of difficulties while interacting in forums. This thesis developed of a Difficulty Model in the context of educational on-line discussion forums to mitigate the needs faced by instructors and support collaborative learning. To support the Model, awareness information has also been investigated to help individuals interpret events, coordinate cooperative tasks, and anticipate needs. In addition, as a result of the research, it was possible to obtain data about the forums, such as benefits, strategies that instructors can adopt to have a more participatory forum, and improvements that can be explored and implemented as a way to enhance the forum tool. For this, we conducted an empirical study with instructors who work in distance learning and conducted a systematic mapping to identify results from the literature. The combination of these two studies allowed the creation of a Model of Difficulties called Motirõ. Motirõ is a Tupi-Guarani word that means get people together to build something, helping one another. The forum has this essence, it is a virtual space that brings people together to build and share knowledge through collaboration in which everyone grows together, helping one another. However, this essence has been lost in time and needs to be rescued. The Motirõ model aims to help the forum to be a usual tool, for this, we highlight the difficulties related to the forum and give a direction of what can be done to improve and enhance this tool. The difficulties model is a guide that can be widely explored by the distance learning community. The validation of the model took place through a third study: the survey, which demonstrated an excellent approval rate for the scenarios developed and presented. Thus, the main contribution of this thesis consists of empirical evidence and literature about difficulties and awareness elements for coordinating educational forums, consolidating them in a model. Besides that, the results provide improvements that can be applied based on the numerous difficulties identified. This data and analysis are relevant to the distance learning community and can help instructors, developers, and researchers in the use and improvement of forums.
Keywords: Ambientes virtuais compartilhados
Realidade virtual na educação
Comunidades virtuais - Grupos de discussão pela Internet
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO
???metadata.dc.subject.user???: Fórum de discussão
Sistemas Gerenciadores de Aprendizagem
Elementos de awareness
Benefícios dos fóruns
Modelo de dificuldades
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: LIMA, Dhanielly Paulina Rodrigues de. "MOTIRÕ – Um Modelo de Dificuldades com Informações de Awareness para Apoiar os Utilizadores e Desenvolvedores dos Fóruns Educacionais On-line. 2022. 173 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022..
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9660
Issue Date: 18-Mar-2022
Appears in Collections:Doutorado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_DhaniellyLima_PPGI.pdf7.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.