???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9692
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A técnica de Klauss Vianna: respeitando a diversidade de corpos
???metadata.dc.creator???: Santos, Valdeane Silva dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Passos, Yara dos Santos Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pinto, Amanda da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Abreu, Jeanne Chaves de
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa propõe apresentar e discutir a técnica de Klauss Vianna (TKV) como uma abordagem somática que aciona a expressividade de corpos em dança. Trata-se de uma investigação corporal, com uma proposta pensada para o contexto formal, porém foi realizada no espaço não formal, que utilizou a sistematização da TKV proposta por Miller (2007). Os procedimentos metodológicos foram norteados pelo pensar com o corpo através do próprio movimento, promovendo condições necessárias para o desenvolvimento corporal dos alunos a fim de contribuir com seu aprimoramento artístico, permitindo uma melhor consciência de si. Foram adotadas estratégias e intervenções da pesquisa-ação, a qual proporcionou a criação de um espaço de trocas constante entre a mestranda e participantes da pesquisa. Além de Jussara Miller, adotamos autoras que trabalharam diretamente com Klauss Vianna, optando por Neves (2010), documentários e acervo sobre a família Vianna que estão disponíveis na internet. A educação somática como um campo teórico-prático é composto de métodos cuja intervenção pedagógica investe no movimento do corpo de forma integral, propondo ainda, que o aprendizado na dança possibilite pensar os caminhos do movimento, não se limitando ao ensino de sequências de passos ou formas, mesmo em um espaço não formal.
Abstract: The research proposes to present and discuss the technique of Klauss Vianna (TKV) as a somatic approach that triggers the expressiveness of bodies in Dance. It is a corporal investigation that took place in the classroom in a non-formal space, which used the TKV systematization proposed by Miller (2007). The methodological procedures were guided by thinking with the body through movement itself, promoting the necessary conditions for the students' bodily development in order to contribute to their artistic improvement, allowing for a better self-awareness. Action-research strategies and interventions were adopted, which provided the creation of a space for constant exchanges between the master's student and students participating in the research. In addition to Jussara Miller, we adopted authors who worked directly with Klauss Vianna, opting for Neves (2010), documentaries and collections about the Vianna family that are available on the internet. Somatic education as a theoretical-practical field is composed of methods whose pedagogical intervention invests in the movement of the body in an integral way, also proposing that learning in dance makes it possible to think about the paths of movement, not being limited to teaching sequences of steps or shapes, even in an informal space.
Keywords: Dança - Estudo e ensino - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Técnica Klauss Vianna
Abordagem somática
Dança
Ensino não formal
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: SANTOS, Valdeane Silva dos. A técnica de Klauss Vianna: respeitando a diversidade de corpos. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9692
Issue Date: 31-May-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ValdeaneSantos_PROFARTES.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.