???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9694
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ensino das ciências ambientais a partir das tecnologias culturais no município de Coari – AM
???metadata.dc.creator???: Souza, Maria da Paz Felix de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Martins, Ayrton Luiz Urizzi
First advisor-co: Martins, Lúcia Helena Pinheiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Peres, Cláudio Afonso
???metadata.dc.contributor.referee2???: Schropfer, Edivânia dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: A biotecnologia está presente em diversos setores da sociedade, porém ainda se apresenta muito distante do dia a dia do espaço escolar. Entende-se que a análise dos fenômenos biotecnológicos presentes nas tecnologias culturais locais pode aproximar a abordagem praticada na escola com a realidade vivenciada pelos educandos. Nesse sentido, o presente estudo buscou desenvolver um caderno com atividades interdisciplinares especificamente para o curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFAM/Coari, de modo que contribua de forma significativa para o ensino das Ciências Ambientais e que dialogue com a realidade dos educandos. Com esse propósito, a pesquisa objetivou avaliar a partir da percepção dos educadores e a pertinência de contextualização do ensino de biotecnologia a partir das Tecnologias Culturais Locais como tema gerador de atividades interdisciplinares. Para isso, se fez necessário “identificar, a partir da percepção dos educadores do Curso Técnico Integrado de Agropecuária do IFAM-Coari, produtos e processos biotecnológicos expressos nas tecnologias culturais locais”, “analisar no Projeto Pedagógico do Curso Integrado de Agropecuária a estrutura curricular e as possibilidades de estabelecer atividades interdisciplinares tendo como tema gerador as Tecnologias Culturais Locais”, além de elaborar o caderno de atividades interdisciplinares que favoreçam a contextualização do ensino da biotecnologia a partir das Tecnologias Culturais Locais. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e descritiva, a qual foi organizada sob a ótica da Complexidade Sistêmica. Utilizou-se de questionário estruturado na ferramenta Google Forms e a análise dos dados foi não probabilística. Os procedimentos estratégicos foram desenvolvidos em três etapas: i) Pesquisa Bibliográfica, ii) Pesquisa Documental e iii) Pesquisa de Campo. A partir dos resultados foi possível elaborar o produto educacional “Caderno de Atividades Interdisciplinar para o ensino das Ciências Ambientais a partir das tecnologias Culturais no município de Coari-Am”, norteado pelo PPC do curso e sob orientação da BNCC de forma contextualizada e integradora. Nesse sentido, os educadores demonstraram concordância com respeito à importância da contextualização do conhecimento como estratégia de ensino e identificaram ser pertinente o diálogo entre o saber local expresso nas tecnologias culturais e os conteúdos curriculares estabelecidos no Projeto Pedagógico do Curso em que exercem à docência.
Abstract: Biotechnology is present in various sectors of society, however, it is still very distant from the daily life of the school space. It is understood that the analysis of biotechnological phenomena present in local cultural technologies can bring the approach practiced in school closer to the reality experienced by students. In this sense, the present study sought to develop a notebook with interdisciplinary activities specifically for the Integrated Technical Course in Agriculture and Cattle Raising of IFAM/Coari, so that it contributes significantly to the teaching of Environmental Sciences and that dialogues with the reality of the students. With this purpose, the research aimed to evaluate from the perception of educators and the relevance of contextualizing the teaching of biotechnology from Local Cultural Technologies as a generating theme for interdisciplinary activities. For this, it was necessary to "identify, from the perception of educators of the Integrated Technical Course of Agricultural Science and Technology of IFAM-Coari, biotechnological products and processes expressed in local cultural technologies", "analyze the Pedagogical Project of the Integrated Course of Agricultural Science and Technology the curriculum structure and the possibilities of establishing interdisciplinary activities with Local Cultural Technologies as the generating theme", in addition to developing the notebook of interdisciplinary activities that favor the contextualization of biotechnology teaching from Local Cultural Technologies. The research had a qualitative and descriptive approach, which was organized from the standpoint of Systemic Complexity. A structured questionnaire was used in the Google Forms tool and the data analysis was not probabilistic. The strategic procedures were developed in three steps: i) Bibliographic research, ii) Documentary research and iii) Field research. From the results it was possible to develop the educational product "Interdisciplinary Activity Booklet for the teaching of Environmental Sciences from the Cultural Technologies in the municipality of Coari-Am", guided by the PPC of the course and under the guidance of BNCC in a contextualized and integrative way. In this sense, the educators agreed with the importance of contextualization of knowledge as a teaching strategy and identified the relevance of the dialogue between the local knowledge expressed in cultural technologies and the curriculum content established in the Pedagogical Project of the course where they teach.
Keywords: Biotecnologia - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Professores de ensino técnico - Coari (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
OUTROS: CIENCIAS
???metadata.dc.subject.user???: Processos biotecnológicos
Educação
Ensino contextualizado
Cultura local
Biotechnological processes
Education
Contextualized teaching
Local culture
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: SOUZA, Maria da Paz Felix de. Ensino das ciências ambientais a partir das tecnologias culturais no município de Coari – AM. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9694
Issue Date: 6-Apr-2023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MariadaPazSouza_PROFCIAMB.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
ProdutoEducacional_MariadaPazSouza_PROFCIAMB.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons