???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10175
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação contínua de professores de inglês da escola pública: um estudo de caso em Manaus (AM)
Other Titles: Ongoing professional development of English teachers at public schools: a case study in Manaus (AM)
???metadata.dc.creator???: Freitas, Bruna Barbosa de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Sérgio Augusto Freire de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Leonard Christy Souza
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo geral investigar aspectos concernentes à formação contínua de professores de inglês do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC/AM e, como específicos, analisar como vem se dando essa formação e identificar as necessidades de formação contínua desses professores. O aporte teórico está ancorado nos pressupostos da formação de professores de inglês no Brasil (ALMEIDA, 2014; CELANI, 2010; CUNHA; SILVA, 2014; LEFFA, 2001; SILVA, CARVALHO; TEIXEIRA, 2017), no estado do Amazonas (CORRÊA, 2018; MONTEIRO, 2009; 2014) e na formação de professores de inglês da SEDUC/AM (AMAZONAS, 2016a). Os procedimentos metodológicos são baseados no paradigma qualitativo (ANDRÉ, 1995; CELANI, 2005; DENZIN; LINCOLN, 2006) e no estudo de caso (STAKE, 1995; YIN, 2010). A pesquisa foi desenvolvida em seis escolas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC/AM, situadas em Manaus (AM) e os participantes foram nove professores do Ensino Médio, lotados nessas escolas estaduais, grupo um bem como a Gerente de Formação do Centro de Formação Profissional Pe. José de Anchieta - CEPAN, a Coordenadora de Formação e as professoras-formadoras de inglês deste setor, grupo dois. Como instrumentos foram utilizados um Questionário de Perfil e duas Entrevistas Semiestruturadas diferentes, para cada grupo. Os resultados apontaram que a formação de professores de inglês ocorre de maneira dialógica atendendo às demandas dos professores. Foi observado, porém, o número insuficiente de formadores de inglês do CEPAN envolvidos no processo. Os resultados motivaram a elaboração, de sugestões de ações formativas. Além disso, sugerem-se temas para os eventos de formação, a partir da análise de necessidades dos professores e a sugestão de que seja criada uma política pública para formação de professores de inglês, que possa abranger todo o estado do Amazonas, por meio do ensino presencial, a distância e ensino híbrido.
Abstract: This study has as a general objective to investigate aspects concerning High School English teachers’ education of the State Department of Education and Quality of Teaching of Amazonas - SEDUC/AM in Manaus/AM and, as specific ones, to analyze how it has been happening, and to identify the education needs of these teachers. The theoretical contribution is anchored in the assumptions of the education of English teachers in Brazil (ALMEIDA, 2014; CELANI, 2010; CUNHA; SILVA, 2014; LEFFA, 2001; SILVA; CARVALHO; TEIXEIRA, 2017), in the state of Amazonas (CORRÊA, 2018; MONTEIRO, 2014) and on English teachers education from SEDUC/AM (SEDUC/AM, 2016a). The methodological procedures are based on the qualitative paradigm (ANDRÉ, 1995; CELANI, 2005; DENZIN; LINCOLN, 2006) and on the case study (STAKE, 1995; YIN, 2010). The research carried out in six schools of the State of Education and Quality of Teaching of Amazonas - SEDUC/AM, located in Manaus (AM) and the participants were nine high school teachers, group one, who work at these state schools, as well as the Teachers’ Education Management of Pe. José de Anchieta Professional Education Center - CEPAN, the teachers’ education coordinator and the English education teachers from this sector, group two. As instruments a Profile Questionnaire, and two different Semi-structured Interviews were used to each group. The results showed that teachers’ education occurs in a dialogical manner, meeting the demands of teachers. It was noted, however, the insufficient number of English educators from CEPAN involved in the process. The results motivated the preparation of suggestions for teacher’s educational actions. In addition, subjects for teachers’ education are suggested, based on the analysis of teachers' needs and that a public policy for the education of English teachers has to be created, which can cover the entire state of Amazonas, through face-to-face, distance and hybrid teaching.
Keywords: .
.
.
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Formação contínua de professores de inglês
Análise de necessidades
Escola pública
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: FREITAS, Bruna Barbosa de. Formação contínua de professores de inglês da escola pública: um estudo de caso em Manaus (AM). 2020, 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10175
Issue Date: 29-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_BrunaFreitas_PPGL.pdf16.94 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.