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Análise da ausência de componentes curriculares associados à história regional e local em livros didáticos utilizados em escolas públicas de Humaitá, Amazonas, Brasil
Esta pesquisa no domínio científico do ensino escolar, analisa a representação da história regional e local nos currículos escolares e livros didáticos de duas escolas públicas em Humaitá, Amazonas, Brasil. Teve como objetivo principal examinar a ausência de componentes curriculares relacionados à história regional e local em livros didáticos utilizados nas escolas públicas do Amazonas, com um foco específico em Humaitá e avaliar os possíveis impactos dessa ausência na consciência sócio-histó...
Uso e conhecimento tradicional de plantas medicinais utilizadas pelos moradores da Comunidade Praia do Gado, Lábrea-AM
As plantas medicinais são utilizadas desde os primórdios da humanidade e atuam no processo de prevenção e cura de enfermidades. O estudo da Etnobotânica procura estudar as conexões e interatividades que o homem dispõe sobre o uso das plantas. É por meio dela que se estuda o perfil de uma determinada comunidade, bem como seus hábitos e individualidades. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo etnobotânico na comunidade Praia do Gado no município de Lábrea-AM. A pesquisa foi realiza...
A gamificação no ensino de Química em escolas públicas no município de Humaitá-AM
A utilização de novas estratégias metodológicas como instrumento para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem aos assuntos da disciplina de Química está sendo encarado como um método importante e vantajoso. Assim, a incorporação das tecnologias desempenha um papel significativo no contexto educacional, influenciando o processo de ensino e aprendizagem por meio da utilização de recursos e ferramentas que propiciam atividades educativas gamificadas alinhadas com a realidade em qu...
Estágio Supervisionado na formação inicial de professores: Percepções de professores iniciantes, egressos do Curso de Letras do IEAA.
Esta pesquisa teve como o objetivo analisar a percepção de professores iniciantes, egressos do curso de Letras do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre o Estágio Supervisionado na formação de professores. Na busca de alcançar este objetivo os específicos o complementam, como: a) identificar a percepção dada ao Estágio Supervisionado pelos egressos para formação inicial dos professores; b) descrever as experiências significat...
Levantamento das plantas medicinais utilizadas pelas pescadoras em uma comunidade ribeirinha no sudoeste da Amazônia
A utilização de plantas medicinais é uma prática comum entre as populações tradicionais, e a Etnobotânica é a Ciência que sintetiza algumas informações sobre o conhecimento botânico tradicional. A dissertação teve como objetivo analisar como as plantas medicinais são utilizadas por pescadoras da comunidade Praia de Lábrea no município de Lábrea no estado do Amazonas. Dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro relacionado a aspectos conceituais da Etnobotânica no Brasil; o segundo ao...
Narrativas de professoras alfabetizadoras sobre as práticas de alfabetização produzidas no 1º ciclo do Ensino Fundamental I em Coari-AM
O presente texto de dissertação de mestrado está vinculado à linha de pesquisa I: Perspectivas teórico-metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O objetivo geral visa compreender os movimentos que envolvem a produção da identidade dos (as) professores (as) alfabetizadores (as) no contexto da alfabetização no 1º c...
Avaliação dos atributos físicos da qualidade do solo em sistema de uso no sul do Amazonas, Brasil
Os atributos físicos do solo desempenham um papel fundamental na determinação da qualidade e capacidade do solo em fornecer serviços ecossistêmicos, como a retenção de água e o fornecimento de nutrientes em diferentes sistemas de uso da terra. Diante disso, objetivou-se avaliar se diferentes sistemas de uso afetam os atributos físicos do solo. Foram selecionadas quatro áreas de estudo no município de Humaitá, sul do estado do Amazonas: floresta natural, pastagem, mandioca e açaí. Em cada área...
Análise temporal do uso e cobertura da terra e seu impacto na temperatura da superfície na cidade de Humaitá-Amazonas
O município de Humaitá, localizado no sul do Amazonas, tem registrado nos últimos anos um significativo aumento populacional, com a chegada de imigrantes de outras regiões. Esse aumento demográfico está associado a constantes transformações no uso e cobertura da terra, resultando na redução da vegetação nativa na expansão das áreas urbanizadas, culminando em uma deterioração da qualidade ambiental nas áreas urbanas. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar a influência do desenvolvime...
Análise sobre a Concepção da Educação Ambiental nas escolas públicas do Alto Solimões – AM
A Educação Ambiental (EA) é definida como o processo que busca desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados. Uma população que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar, individual e coletivamente, na busca de soluções para os problemas existentes. Desta forma, objetivou-se analisar a concepção da Educação Ambiental nas escolas públicas do Alto Solimões – AM. A pesquisa foi ...
Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino
Esse estudo busca analisar a realidade das bibliotecas públicas escolares do município de Humaitá, localizado no sul do estado do Amazonas, tendo em vista a Lei 12.244/10 e sua aplicação. Parte do estudo das políticas públicas nacionais e estaduais do Amazonas, voltadas para a biblioteca e a leitura, assim como as concepções de biblioteca escolar e leitura, com o objetivo geral de analisar o espaço e as práticas da biblioteca pública escolar de Humaitá, e com os objetivos específicos para dis...
O direito à Educação de Jovens e Adultos: uma análise das políticas de acesso e permanência na rede municipal de Manaus-Amazonas
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi reconhecida como direito subjetivo na Constituição Federal de 1988 e como modalidade de ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996. Considerando o direito constitucional de todos à educação, esse estudo objetivou analisar as políticas de acesso e permanência efetivadas na rede municipal de Manaus – AM como garantia do direito à EJA no recorte temporal de 2019 a 2022, através de uma abordagem metodológica do materialismo hi...
Abstração reflexionante com uso de material dourado mediada pela engenharia didática
Este trabalho visa avaliar o uso do material dourado com foco na abstração reflexionante, aplicando a Engenharia Didática no ensino de Matemática a estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino, localizada na Zona Sul de Manaus. A investigação parte do questionamento de que sequências didáticas voltadas para o ensino da matemática que propõem o uso do material dourado, têm potencial para desenvolver a abstração reflexi...
Desempenho de suínos alimentados com farinha de resíduos de tambaqui (Colossoma macropomum)
Os resíduos da filetagem de tambaquis (Colossoma macropomum) podem chegar a 67% de seu peso. Esses resíduos apresentam uma composição rica em compostos orgânicos e inorgânicos, com potencial para gerar impactos ambientais negativos quando dispostos diretamente no ambiente. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é avaliar a viabilidade da inclusão de farinha de resíduos de tambaqui , na alimentação de leitões, de forma a reutilizar matéria orgânica descartada pelo homem e diminuir os impactos ...
Estimativa do conforto térmico humano a partir do transecto móvel no município de Humaitá-AM
O ambiente urbano tem sido modificado por ações antrópicas que causam deterioração do ambiente, resultando em diminuição de áreas verdes, gerando ilhas de calor urbano, resultando em desconforto térmico. Levando-se em conta a necessidade de um olhar mais sustentável para o sul do Amazonas, o objetivo deste trabalho foi analisar a estimativa do conforto térmico por meio do transecto móvel, a partir das variáveis termo higrométricas existentes entre diversos pontos e diferentes horários do muni...
A promoção e retenção no curso técnico integrado em agropecuária do IFAM-CMZL numa perspectiva de Edgar Morin
Esta pesquisa acadêmica traz como temática central a problemática da retenção e promoção na educação profissional e tecnológica. A retenção apresenta-se como um elemento multifacetado, que não mantém suas origens e razões em um único fator ou depositando sua culpa sob entes isolados e específicos, mas em um conjunto de elementos. Essa mesma razão aplica-se ao resultado escolar na promoção, quando há o êxito do estudante, o mesmo entende-se como oriundo de um conjunto de fatores que assoc...
Análise das práticas pedagógicas de educação integral no Centro Municipal De Educação Infantil Hermann Gmeiner em Manaus-Amazonas
Os documentos orientadores da Educação Infantil enfatizam a importância das práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo as dimensões física, emocional, social e cognitiva. Isso leva à concepção da Educação Integral, que busca valorizar todas as dimensões do sujeito no processo educativo, não se restringindo apenas à dimensão cognitiva. Com o intuito de compreender o cotidiano de uma instituição que estava nos espaços das Aldeias Infantis SO...
O efeito dos gradientes ambientais em assembleias de peixes de igarapés da BR-319, sudoeste da Amazônia.
A bacia hidrográfica Amazônica é a maior do mundo, estendendo-se por aproximadamente 6,7 milhões de Km2, sendo considerada o maior compartimento de água doce superficial do planeta e abrigando mais de um terço da ictiofauna conhecida para a região Neotropical. As hidrografias da área do interflúvio Purus-Madeira possui aproximadamente 300.000 km2 estando delimitado entre os rios Madeira e Purus que correm paralelamente dentro do Brasil, fazendo parte os estados do Acre, Amazonas e Rondônia, e...
Sustentabilidade Socioambiental na APA Caverna do Maroaga: A Viabilidade de Integração dos Sistemas Agroflorestais do Pau-rosa (Aniba Rosaeodora Ducke) como Catalisadores do Desenvolvimento Regional Local
O pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke) está entre as espécies oleaginosas da flora amazônica com potencial econômico. A exploração não racional de árvores silvestres, em toda região amazônica ao longo das décadas passadas, favoreceu o perigo de extinção dessa espécie, deste modo o objetivo principal visa analisar a importância da integração dos Sistemas Agroflorestais com manejo florestal sustentável do pau-rosa na APA Caverna do Maroaga, destacando, como essa integração poderá contribuir para o...
O ensino remoto no contexto pandêmico: um olhar sobre uma escola pública estadual em Humaitá-AM
Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a utilização do Ensino remoto em uma escola da rede pública estadual de Humaitá, no contexto da pandemia do coronavírus (COVID-19) período 2020-2021, e tenta buscar um nexo entre o que é teorizado para esta modalidade de ensino e a realidade prática no ambiente da sala de aula. Sobre as estratégias utilizadas pelos professores para fazer a mediação do conhecimento junto aos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Também buscou conhecer se...
As toadas dos bois-bumbás de Parintins como proposta de prática pedagógica interdisciplinar no ensino de artes nos 4º e 5º anos do ensino fundamental no Amazonas.
O ensino de Artes tem passado por inúmeras modificações com o decorrer do tempo, dentre elas, está principalmente a identificação de novas possibilidades de abordagem em sala de aula que tenham como o propósito alcançar uma educação crítico-transformadora que esteja associada com a realidade dos alunos. Compreender a importância da disciplina de Artes nos processos de desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes da Educação Básica é fundamental para propor novas discussões a res...
- 136 UFAM
- 135 Dissertação
- 1 Tese
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